Geral| Energia elétrica lidera ranking com 455 reclamações no Procon-MT em fevereiro
Com informações do G1
O Procon do Estado de Mato Grosso
registrou em fevereiro deste ano 2.510 reclamações, sendo 1.549 via Sistema
Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e outras 994 pelo
atendimento on-line - www.consumidor.gov.br. O primeiro lugar do ranking segue
com a área de “serviços essenciais”, com 920 reclamações.
Nessa área, o setor de “energia
elétrica” é o mais reclamado, com 455 atendimentos. Em seguida aparecem “água e
esgoto", com 231 registros, e “telefonia celular”, com 145 reclamações.
O segundo lugar do ranking é
ocupado pelo setor de “assuntos financeiros”, com 241 reclamações. As três
categorias mais reclamadas são: “banco comercial”, com 72 procedimentos; 54
para “cartão de crédito” e 23 para “cartão de loja” .
Já a área de “serviços privados”
ocupa o terceiro lugar, com 186 atendimentos: 34 para “TV por assinatura (cabo,
satélite, etc)”, 33 para “estabelecimento comercial (supermercado, loja, etc)”
e 30 para “escola (pré, 1º, 2° graus e superior)”.
Ocupando a quarta posição, a área
de “produtos” atingiu 164 reclamações, estando a categoria “combustível
automotivo” com 23 atendimentos no total. Em seguida aparecem “telefone
(convencional, celular, interfone etc)”, com 14 procedimentos, e “material de
escritório / escola (arquivo, borracha, clipes, grampeador, sulfite, caderno,
caneta, apontador)”, com 11.
“Saúde” ficou na quinta posição
do ranking de reclamações com 21 procedimentos, sendo o primeiro assunto o de
“plano de saúde regulamentado”, que teve 11 registros, e o “convênio de assistência
médica/odontológica” com um registro.
Na sexta posição está a área de
“habitação” com 14 procedimentos, sendo os mais reclamados: “incorporação” com
11 reclamações; “loteamento” com duas reclamações, e uma para “condomínio”.
A área de “alimentos” aparece com
o menor montante de reclamações, na sétima posição: dois procedimentos em
“doces prontos” e um para “refrigerante”.
Para registro de reclamação pela
internet
Acesse a plataforma
www.consumidor.gov.br. Por este canal o consumidor pode registrar sua
reclamação sem a necessidade de ir ao Procon, basta ter um e-mail válido. O
prazo para resolução é de até dez dias corridos. Caso o problema persista, é
recomendado que procure o Procon mais próximo ou Poder Judiciário para atendimento
presencial.
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