A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até 10 de dezembro nos estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Ceará. Já no Amazonas, a campanha se estende até 14 de dezembro. Inicialmente, o calendário de vacinação previa que as imunizações seriam encerradas nesta sexta-feira (30).
A extensão do prazo nesses estados ocorre por dois motivos: falta de vacina, uma vez que as revendas de produtos agropecuários adquiriram estoques menores, e problemas relativos aos sistemas informatizados de controle oficial dos estados.
Galeria V3 |
De acordo com a Divisão de Febre Aftosa (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 337.713.800 doses de vacinas devem ser aplicadas somente em 2018. Nos anos seguintes, a pasta prevê a redução do uso da vacina, seguindo as determinações do Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA). Em 2019, serão 308.235.501 vacinas; em 2020, 269.395.197; e em 2021, 155.118.834.
Até 2022, quase R$ 1 bilhão devem ser economizados com a diminuição das doses, valor que não contabiliza os custos relacionados ao manejo envolvido na vacinação. Com informações do Portal Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.