;

Especiais

Elas| Mais de 7 mil mulheres são agredidas em MT entre janeiro e setembro


Com informações do G1

Entre janeiro e setembro deste ano, mais de sete mil mulheres denunciaram terem sido agredidas em Mato Grosso. No mesmo período, 61 mulheres foram assassinadas, vítimas de feminicídio no estado.

Para a Defensoria Pública, a falta de prioridade nas delegacias especializadas é um problema a ser vencido.

Galeria V3
Ao todo, seis delegacias especializadas para a proteção da mulher funcionam.

“Em Cuiabá, a Delegacia de Defesa da Mulher, funciona também como do idoso e da idosa. Os números mostram que as mulheres ainda são mais agredidas e vulneráveis dentro da sociedade, então precisamos que essas delegacias sejam prioridades”, disse.

A psicóloga Joselita Alcantâra, que atende mulheres vítimas de violência há 15 anos, afirma que em muitos casos a mulher quando chega na delegacia é tratada como se estivesse contribuído para a agressão.

“Ainda tem pessoas que perguntam para essas mulheres o que ela fez, para o homem agredi-la ou porque ela continuou casada, já que ele agride dessa forma”, contou.

Feminicídio
Os casos de feminicídio em 2017 aumentaram 55,1% em Mato Grosso em comparação com os crimes registrados em 2016, segundo o 12º Anuário Brasileiro de Segurança.

Entre janeiro a setembro deste ano, 61 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso.

O feminicídio é um crime de gênero cometido contra mulheres, quando há violência doméstica e familiar, e menosprezo ou discriminação à condição da mulher. A lei foi incluída no Código Penal como uma modalidade de homicídio qualificado e entrou em vigor no dia 9 de março de 2015.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.