segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Para ver em casa: os dez melhores filmes de 2018

MSN
Vamos deixar claro desde o primeiro parágrafo. Esta lista dos melhores filmes de 2018 (na minha opinião) são aqueles que já estão disponíveis nas plataformas digitas. A lista com os melhores de 2018 será outra, já que filmes como Infiltrado na Klan ou Bohemian Rhapsody ainda não chegaram ao streaming. Poderia incluir Roma (o único com cinco estrelas de 2018), só que ele não foi lançado comercialmente nos cinemas e teve poucas exibições gratuitas, embora já esteva na Netlix.
120 Batimentos por Minuto
Recriação ficcional das atividades da Act Up Paris, associação militante de luta contra a aids surgida em 1989, em um estupendo registro de época com as dores de quem viveu o drama intensamente. Google Play, NOW.
120 Batimentos por Minuto: –
© Divulgação –

Iha dos Cachorros
Feita na técnica de stop motion, a estupenda animação do diretor Wes Anderson é ambientada
no Japão e enfoca o drama de cachorros que foram banidos para uma ilha deserta por um prefeito tirano. Google Play, Looke, NOW.
Viva — A Vida É uma Festa
A animação, vencedora do Oscar 2018, traz à tona a trajetória de um garoto mexicano que, “transportado” para o mundo dos mortos, precisa encontrar um ancestral para voltar ao convívio familiar. NOW/Telecine.
Jogador nº 1
A alma de adolescente do diretor Steven Spielberg está impressa na esfuziante aventura de ficção científica, sobre um universo distópico em que as pessoas passam o tempo no mundo de um game chamado Oasis. Google Play, Looke, NOW.
Jogador n1: –
© Divulgação –

Eu, Tonya
A história é a da patinadora Tonya Harding, que se envolveu num imbróglio criminal em 1994. Mas o
roteiro deixa o filme irônico em um registro criativo, que flerta com o falso documentário, e politicamente incorreto, cativando o público pelas reviravoltas estapafúrdias. Google Play.
Eu, Tonya 5: –
© Divulgação –

Os Iniciados
O drama trata de rituais para os adolescentes “se tornarem homens” numa tribo na África do Sul. Levado pelo pai, um garoto de Johannesburgo não quer assumir ser gay, mesmo sabendo que seu “cuidador” tem encontros com o amante. NOW.
Os Iniciados 4: –
© Divulgação –

Deadpool 2
No melhor filme de super-herói do ano, o personagem boca-suja manteve a verve irreverente e irônica do primeiro longa-metragem. Sem pudor nem vergonha, Deadpool dispara piadas que atingem de Barbra Streisand a Beyoncé. Google Play, Looke, NOW.
deadpool 2 foto 1: –
© Divulgação –

Uma Noite de 12 anos
O representante do Uruguai no Oscar 2019 ficou fora da disputa. Mostra a jornada angustiante de três presos políticos, incluindo Pepe Mujica, presidente de seu país entre 2010 e 2015, durante os doze anos em que estiveram nos porões da ditadura militar. NOW.
Uma Noite em 12 anos 1: –
© Divulgação –

Três Anúncios para um Crime
Frances McDormand levou o Oscar de melhor atriz e está ótima como a mãe revoltada com a falta de explicações para o assassinato da filha. Sam Rockwell, também premiado, faz o policial destemperado. NOW/Telecine.
tresanuncios: –
© Veja SP –

Projeto Flórida
O lado B da terra da Disney World vem à tona numa história de verdades e raríssimas fantasias. Um retrato nu e cru de uma realidade que os Estados Unidos preferem varrer para debaixo do tapete. Amazon Video, Google Play.
Projeto Flórida: –
© Divulgação –

Mundo| Como uma lata de coca-cola e uma garrafa de água ajudaram a resolver um caso de assassinato após 30 anos



Com informações do MSN

Um assassinato ocorrido há quase 30 anos foi desvendado com a ajuda do acaso, de uma garrafa d'água e uma lata de refrigerante.

Em novembro de 1989, dias depois do Dia de Ação de Graças, Mandy Stavik, de 18 anos, saiu para correr com sua cachorra, Kyra, perto da casa onde morava no Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos.

Horas depois, o animal voltou sozinho para a casa. A família de Stavik a registrou como desaparecida.

Dois dias depois, seu corpo foi encontrado flutuando no rio Nooksack, a cerca de cinco quilômetros de casa, com sinais de violência e vestígios de sêmen.

A polícia guardou as amostras de DNA colhidas no corpo, já que a tecnologia para analisar o material ainda era incipiente na época.

Os investigadores começaram a procurar os possíveis assassinos e pediram ajuda à população para resolver o crime, mas o tempo passou e nenhum resultado foi alcançado.

Galeria V3
Colaboração voluntária

Até que um vizinho do condado de Whatcom, onde o crime ocorreu, disse à polícia que um homem identificado como Timothy Bass poderia ter "algum envolvimento" no caso, afirmou o xerife de Whatcom, Bill Elfo, em dezembro de 2017.

Timothy Bass, hoje com 51 anos, era funcionário da rede de padarias Franz Bakery e passou a ser considerado suspeito do crime.

A polícia começou a investigá-lo em 2013, mas não tinha provas suficientes para obter um mandado de busca em sua casa ou trabalho ou para forçá-lo a fornecer amostras do seu DNA.

No início de 2017, entretanto, uma colega de trabalho do homem soube das suspeitas e se ofereceu para colaborar com os investigadores.

"Senti uma obrigação moral humana básica de ajudar (...) Esperaria que alguém fizesse o mesmo por mim se tivesse sido a minha filha", disse ela, de acordo com documentos judiciais citados pelo o jornal local Bellingham Herald.

Prova válida

Em agosto de 2017, a mulher entregou às autoridades uma lata de Coca-Cola e uma garrafa d'água que Graves havia descartado, segundo a imprensa local.

Uma análise laboratorial das embalagens mostrou que o DNA de Bass correspondia ao DNA recuperado do corpo de Stavik.
"Os homens e mulheres do gabinete do Xerife do condado de Whatcom aguardam ansiosamente o julgamento de Timothy Bass e justiça para Mandy e sua família. Eles fizeram todos os esforços possíveis para resolver este (crime) terrível...", tuitou Jeff Parks, do gabinete do Xerife.

A probabilidade de as amostras de DNA serem compatíveis era de uma em 11 trilhões, de acordo com o xerife Elfo.

A polícia prendeu Bass em dezembro de 2017 pelo assassinato da jovem.

Na época do assassinato, Bass morava a cerca de dois quilômetros da casa dela, explicou o xerife.

Em agosto passado, um tribunal declarou que as provas que a colega dele entregou à polícia eram válidas, após o advogado do réu alegar que a polícia as havia obtido sem um mandado.

O julgamento de Bass terá início em abril.

Se ele for condenado, sua pena poderá chegar a 20 anos de prisão, segundo informou na quinta-feira o jornal Bellingham Herald.



domingo, 30 de dezembro de 2018

Saúde| 2 alimentos que aumentam risco de aborto espontâneo

Com informações do Notícias ao Minuto
Comer patês e cream cheese é “mais perigoso durante a gravidez do que alguma vez os especialistas previamente pensaram – podendo provocar abortos espontâneos”. É o que dizem especialistas, que apontam a bactéria listeriose, conhecida por ser extremamente perigosa sobretudo na fase final da gravidez, como a responsável por causar abortos espontâneos, principalmente no início da gravidez.
O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) recomenda que as gestantes evitem esses alimetos por causa da bactéria, que pode provocar uma infecção severa e muitas vezes associada à meningite, dores de cabeça extremas e tremores.

Essa bactéria é tipicamente encontrada em alimentos frescos e prontos para comer, incluindo pâtés, cream cheeses, assim como no salmão defumado.
Há muito tempo que os cientistas sabem que a bactéria é uma ameaça aos fetos nos estágios mais avançados da gravidez. Mas, recentemente uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, alertou que a bactéria “apresenta um risco elevado também no início da gravidez”.
O professor Ted Golos, que liderou a pesquisa, disse: “Durante muitos anos, a listeriose tem sido associada a consequências adversas na gravidez, mas particularmente numa fase mais avançada”. “O que não sabíamos e descobrimos com estes estudo é que o risco também é significativo no período inicial de gestação”.
As mulheres grávidas apresentam um risco 20 vezes maior de desenvolverem listeriose em relação ao resto da população, pois as gestantes têm o sistema imunológico e defesas naturais mais fragilizadas durante a gravidez.
Galeria V3

Mundo| Papa promete que Igreja não vai ignorar abusos sexuais

Com informações do Notícias ao Minuto
O papa Francisco prometeu que a Igreja Católica não irá mais ignorar as denúncias de abusos sexuais, as quais chamou de "abominações" cometidas por membros do clero. "A Igreja não se cansará de fazer todo o necessário para levar à Justiça qualquer um que tenha cometido tais crimes", disse Jorge Mario Bergoglio, em sua anual mensagem de Natal para Cúria Romana.
"A Igreja nunca tentará acobertar ou subestimar nenhum caso. É inegável que alguns responsáveis, no passado, por falta de cuidado, por incredulidade, por falta de preparo, por inexperiência ou por superficialidade espiritual e humana trataram muitos casos sem a devida seriedade e rapidez. Isto nunca deve voltar a acontecer. Esta é a escolha e a decisão de toda a Igreja", garantiu.
Galeria V3
A forte mensagem do Papa chega dois meses antes de uma cúpula extraordinária que discutirá a crise provocada pela avalanche de denúncias abusos sexuais na Igreja Católica. O evento inédito agendado para fevereiro reunirá cerca de 110 presidentes de conferências nacionais de bispos, além de dezenas de especialistas e líderes de ordens religiosas.
Francisco reservou palavras duras, em um tom mais crítico que o usual. Ele disse que os membros do clero que cometeram crimes sexuais são "homens consagrados, que abusam dos fracos, valendo-se de seu poder moral e da persuasão".
"Cometem abominações e continuam exercendo seu ministério como se nada tivesse acontecido. Eles não têm medo de Deus e de seu julgamento, mas apenas de serem descobertos e desmascarados", disse Francisco. "Dilaceram o corpo da Igreja", afirmou. Segundo o Papa, "por trás de uma aparência de grande amabilidade e de "rosto angelical", alguns homens da Igreja "ocultam descaradamente um lobo atroz, pronto para devorar as almas inocentes".
Francisco também prometeu justiça e pediu que os criminosos se entreguem. "Para aqueles que abusam de menores eu diria: converta-se e entregue-se à justiça humana, e prepare-se para a justiça divina". (ANSA)

sábado, 29 de dezembro de 2018

Economia| MT aumenta produção de cana-de-açúcar e de etanol nesta safra


Com informações do G1

Um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado na semana passada apontou que a produção nacional de cana-de-açúcar, estimada em 615,84 milhões de toneladas, teve redução de 2,8% se comparada à safra passada.

No entanto, em Mato Grosso aumentou em 4,1%, em relação ao ano passado e o estado deve produzir 16,76 milhões de toneladas.

Essa perspectiva de elevação se deve especialmente ao aumento de 1,3% da área plantada, no estado.

O clima favorável, os investimentos industriais e o manejo adequado de fertilizantes também contribuíram para o melhor rendimento da cultura.

A maior parte da produção é destinada às indústrias sucroalcooleiras para a fabricação de etanol. O incremento na produção de cana-de-açúcar está aliado ao consumo etanol hidratado no estado, já que o preço do bicombustível tem sido mais competitivo que a gasolina para o consumidor final.

A estimativa para a produção de etanol, em Mato Grosso, é de 1,24 bilhão de litros, cerca de 12% maior que na safra passada. A produção é dividida entre hidratado e anidro, com 680 milhões litros e 558,7 milhões de litros, respectivamente.

Já a estimativa para a produção de açucar é de 368,2 mil toneladas, o que representa uma redução de 10,3%, em relação à safra anterior. Os preços mais abaixos demonstrados nos últimos meses, desestimularam a produção.

Cenário nacional

Apesar da redução na produção de cana-de-açucar, em relação à safra passada, o país deve atingir patamares recordes na produção de etanol, com aumento de 18,6%, comparado ao ano passado.

O último maior número havia ocorrido na safra 2015/16, com 30,5 bilhões. O recorde vale também para a quantidade produzida de etanol hidratado, cerca de 21,6 bilhões, superior ao de 19,6 bi na safra 10/11.

Para o etanol anidro, usado na mistura com a gasolina, haverá uma redução de 2,3%, alcançando 10,7 bilhões de litros.

Para a produção de açúcar, a estimativa é de 31,7 milhões de toneladas. A fabricação do produto também teve retração de 16,2% em comparação a 2017/18.



Saúde| Reajuste de planos de saúde individuais terá novo cálculo em 2019

Com informações da Agência Brasil
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou na semana passada nova metodologia de cálculo para definir o índice de reajuste anual de planos de saúde individuais e familiares. O novo Índice de Reajuste dos Planos Individuais (IRPI) se baseia na variação das despesas médicas das operadoras nos planos individuais e na inflação geral da economia, refletindo, segundo a ANS, “a realidade” do segmento.
“Traz ainda outros benefícios, como a redução do tempo entre o período de cálculo e o período de aplicação do reajuste e a transferência da eficiência média das operadoras para os beneficiários, resultando na redução do índice de reajuste”, informou a reguladora.
Galeria V3
A proposta foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão na última terça-feira (18) e publicada hoje no Diário Oficial da União. A nova metodologia de cálculo passa a vigorar a partir do ano que vem, sendo que o reajuste anual só pode ser aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário de cada contrato.
“A metodologia é fruto de estudos efetuados pelo corpo técnico da agência ao longo dos últimos oito anos e foi discutida amplamente com o setor e a sociedade, que colaborou através de contribuições feitas em audiências públicas, reuniões e sugestões enviadas através de formulário eletrônico disponibilizado pela agência”, destacou a ANS.
O índice de reajuste autorizado pela ANS é aplicável a planos de saúde médico-hospitalares contratados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. Atualmente, 8 milhões de beneficiários se enquadram nessas condições – cerca de 17% do total de clientes de planos de assistência médica no Brasil, segundo dados de outubro.

Entenda

O novo modelo combina o Índice de Valor das Despesas Assistenciais (IVDA) com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro índice reflete a variação das despesas com atendimento aos beneficiários de planos de saúde, enquanto o segundo incide sobre custos de outra natureza, como despesas administrativas. Na fórmula, a IVDA terá peso de 80% e o IPCA, de 20%.
A fórmula do IVDA tem três componentes: a Variação das Despesas Assistenciais (VDA), a Variação da Receita por Faixa Etária (VFE) e o Fator de Ganhos de Eficiência (FGE).
O VFE deduz a parcela da receita das operadoras, que já é recomposta pelos reajustes por mudança de faixa etária. Já o FGE é um índice de eficiência apurado a partir da variação das despesas assistenciais, transferindo para os consumidores a eficiência média do setor e evitando um modelo de repasse automático da variação de custos.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Saúde| HPV terá dois novos tratamentos gratuitos em 2019

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer, a partir de 2019, duas novas opções de tratamento para sintomas de infecção por HPV (Papilomavírus humano), como verrugas nos genitais e ânus. Os cremes podofilotoxina e imiquimode foram incorporados à lista de substâncias da rede pública em novembro deste ano. O Ministério da Saúde tem até 180 dias para disponibilizá-los à população.
Uma pesquisa encomendada pelo ministério ao projeto POP-Brasil- Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV revela que a prevalência estimada de HPV em jovens de 16 a 25 anos foi de 54,6%. A infecção por HPV é considerada grave, pois alguns subtipos do vírus podem causar lesões no colo do útero precursoras de câncer. Atualmente, o câncer de colo de útero é a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres no Brasil.

De um total de 7.586 entrevistados (5.812 mulheres e 1.774 homens), 38,4% apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. A pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Mais de 2,6 mil participantes foram analisados para tipagem de HPV.
Existem vários tipos de HPV, sendo geralmente os não cancerígenos responsáveis pelo aparecimento das verrugas (condilomas acuminados), popularmente conhecidas como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista”. Elas não possuem um padrão de aparecimento no corpo em relação à quantidade, tamanho e tipos (elevadas e sólidas). Além disso, embora na maioria das vezes sejam assintomáticas, podem causar coceira. Com informações do Portal Brasil.
Galeria V3

Economia| IPVA fica em média 3,21% mais barato em 2019 em MT


Com informações do G1

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar, em média, 3,21% mais barato em 2019 em relação a este ano, informou a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT).

Os valores foram reduzidos devido à queda nos preços de vendas de veículos praticados no varejo. A tabela com os valores venais foi publicada no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (27).

Os dados foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que fez a pesquisa com 11,5 mil marcas, modelos e versões diferentes de veículos.

O valor da alíquota varia entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo.

Entre os veículos com maior valor está o Porsche 911 Turbo S, que custa R$ 1.072.826. O IPVA vai custar R$ 32.184,00.

Uma motocicleta Harley Deividson FL HTKSE AN V, que custa R$ 144.509,00 terá o IPVA de R$ 5.057,00.

Veja a tabela com os valores venais

Como calcular

Primeiro, você deve localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)

Alíquota: 3%

Cálculo: 20.050 x 0,03 (R$ 601 é o valor que será cobrado no IPVA)

Em Mato Grosso, a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA, para automóveis, foi de 3,06% a menos do que o aplicado em 2018. Em relação aos ônibus e micro-ônibus a redução foi de 3,72%. Já as camionetas e utilitários tiveram uma redução de 3,23%, os caminhões 5,08% e as motos e similares 3,17%. Para os veículos do tipo motor-casa a redução foi de 3,59%.

Para o cálculo do IPVA 2019 foram consideradas a variação dos preços de mercado dos veículos entre os meses de setembro e outubro de 2017 e setembro e outubro de 2018, e a composição da frota de veículos tributáveis de setembro de 2018.

Com base em dados da Secretaria de Fazenda, até setembro de 2018 a frota tributável no estado era constituída de 2.156.883 veículos, dos quais 1.543.587 foram tributados pelo IPVA 2019.

O imposto é responsável pela segunda maior arrecadação estadual. Do total arrecadado, 50% são destinados ao Estado e 50% aos municípios onde estiver licenciado o veículo. O recurso é aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas no orçamento do Estado e das prefeituras.

Pagamento

Para efetuar o pagamento do IPVA 2019, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

O pagamento do IPVA pode ser feito em cota única com descontos de 5% ou 3%. Os abatimentos são concedidos conforme a data em que for efetuado o recolhimento do imposto. No mês de janeiro, por exemplo, os pagamentos realizados até o dia 10 terão desconto de 5%, já aqueles que pagarem entre os dias 11 e 21 a redução no valor será de 3%. No período de 22 a 31, o IPVA deverá ser quitado sem desconto e após essa data haverá acréscimo de juros e multas.

É possível ainda parcelar o valor em até três vezes mensais, iguais e sucessivas. Nestes casos, o parcelamento só será permitido se o valor da parcela for superior a uma UPF/MT o que corresponde, atualmente, a R$ 140,59. A UPF/MT é atualizada mensalmente com base nas variações de preços do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) do mês anterior.

Ainda em relação aos parcelamentos, é necessário que a primeira cota seja recolhida no mês do vencimento do imposto, conforme o calendário. As demais parcelas deverão ser recolhidas, respectivamente, até o último dia útil dos primeiro e segundo meses consecutivos ao do recolhimento da primeira.


Nos casos de veículos novos, adquiridos em outros estados, as datas de vencimento e os benefícios são os mesmos. A diferença está no prazo para pagamento, que começa a contar a partir da data de emissão da nota fiscal de venda, e na base de cálculo do imposto. Neste caso, é considerado o valor contido no documento fiscal fornecido pelo revendedor e não a tabela Fipe.

Arrecadação

A frota total de veículos em Mato Grosso é de aproximadamente 2 milhões. Destes, 1,5 milhão estão sujeitos ao recolhimento do IPVA. Outros 500 mil veículos não são tributáveis, seja por terem mais de 20 anos de fabricação, seja por serem considerados imunes ou dispensados do pagamento, como taxistas, por exemplo.

A Fazenda prevê arrecadar R$ 665 milhões com o IPVA em 2019.

Os proprietários deverão observar o calendário de vencimento por final de placa (veja abaixo).

Calendário de pagamento do IPVA 2018




Galeria V3

Geral| Emissão de RG continua suspensa em MT por falta de papel moeda


Com informações do G1

A emissão do Registro Geral (RG) está suspenso em Mato Grosso, desde novembro desde ano por falta de papel moeda. De acorco com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o material foi adquirido e encaminhado, porém, a grafia está incorreta. Outra remessa deve chegar até a próxima semana.

Ainda segundo a Politec, o estoque acabou porque houve aumento de 25% na demanda em relação a 2017. Entre janeiro e novembro foram expedidos mais de 215 mil documentos.

Galeria V3
Esta foi a maior emissão de RGs dos dos últimos cinco anos. Em 2017, foram entregues 169 mil unidades do documentos de identificação.

Diante da falta do material, uma remessa de papel moeda foi encomendada e já chegou ao estado, porém a grafia está errada. Uma nova encomenda foi feita, mas o material só deve chegar na próxima semana, em razão das festas de fim de ano.

A Politec avalia ainda que a abertura de postos do Ganha Tempo em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop, pode ter contribuído com o aumento de demanda.


Brasil| CNH Digital já pode ser gerada sem precisar ir ao Detran; veja como

Com informações do Olhar Digital 

A CNH Digital finalmente pode ser obtida sem a burocracia de comparecer a um posto do Detran. Desde o dia 20 de dezembro, o procedimento para retirada do documento digital pode ser feito totalmente por meio de um aplicativo para tablet ou celular, dispensando também um certificado digital.
Até agora, só haviam sido emitidas 620 mil CNHs digitais, o que é um percentual baixo diante do número de motoristas no Brasil. O principal problema apontado pelo público era a burocracia, que fazia com que os interessados precisassem se deslocar para conseguir validar o documento.
A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, destaca o ministro das Cidades Alexandre Baldy.

Galeria V3
Agora, para fazer o cadastramento da CNH Digital, é necessário ter a última versão do documento, introduzida em 2017, que conta com o QR Code; se a sua CNH não tem o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova.
Caso a sua CNH de papel contenha o QR Code, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para Android ou para iOS. Será necessário fazer um cadastro e a validação do e-mail, feito por meio de um link que é enviado na hora do registro. Em seguida, basta escanear o código com a lente do celular, se o usuário optar por fazer a validação pelo smartphone ou tablet.
A partir de então, serão necessários mais dois passos. Primeiro, o usuário precisará dar uma “prova de vida”, o que é apenas um movimento físico simples captado pela câmera do smartphone, para garantir que a pessoa é quem diz ser e não uma foto. Depois disso será preciso informar o número de celular, e a CNH estará disponível no app.
Por motivos de segurança, o usuário também será orientado a criar uma senha de quatro dígitos que precisará ser utilizada toda vez que for necessário apresentar o documento digital. A CNH digital pode ser acessada mesmo que o celular esteja sem internet.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Educação| Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas

Com informações do Notícias ao Minuto
Ministério da Educação (MEC) informou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, no primeiro semestre do ano que vem, 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Para concorrer ao processo seletivo, os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro.
Segundo as regras do programa, para disputar a vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem poderão ser consultadas a partir do dia 18 de janeiro.

O edital do Sisu permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Caso seja aprovado em ambas vagas, o estudante, porém, deve optar por uma delas. 
A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Com informações da Agência Brasil.
Galeria V3