Economia| Temendo mudança, políticos, empresários e produtores de MT fazem abaixo-assinado por traçado original de ferrovia
Com informações do G1
Políticos, empresários e
produtores rurais fizeram um abaixo-assinado para tentar manter o traçado
original da ferrovia e a agilização no processo de liberação das obras da
Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). O documento deve ser enviado ao
Ministério dos Transportes, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).
Apesar desse projeto já ter sido
aprovado, existem estudos que apontam para a vialidade de mudar o percurso,
saindo da Ferrovia Norte Sul, em Alvorada (TO, até Luiz Alves (GO), cruzando a
região de Ribeirão Cascalheira (MT), acompanhando o traçado da BR-080. A ideia
de mudança preocupou os eprodutores rurais da região Araguaia, que vivem a
expectativa de reduzir o custo do transporte. Os estudos estão em fase de
análise.
As assinaturas foram colhidas
durante uma audiência pública realizada na quinta-feira (22), em Água Boa, a
736 km de Cuiabá.
Entre os políticos favoráveis à
mudança e que participaram da audiência estão o deputado estadual Ondanir
Bortolini (PSD), o Nininho (PSD), e o senador Wellinton Fagundes (PR). Eles
disseram que vão cobrar o início das obras da ferrovia em 2019.
O projeto da ferrovia prevê um
trecho de 383 km entre Água Boa e Campinorte (GO), sendo que em Mato Grosso
passará por Cocalinho até Lucas do Rio Verde. O prazo de conclusão é de até 5
anos a partir da data de início. O investimento previsto é de R$ 2,6 bilhões.
Galeria V3 |
Também participou da audiência o
ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit),
Luiz Antônio Pagot, que agora trabalha como consultor econômico.
A discussão foi feita após
reivindicação de empresários da região Araguaia para mudança de percurso,
levando a ferrovia a passar por áreas indígenas e regiões alagadas.
Pagot avaliou que, além de
aumentar o trajeto, descartaria R$ 20 milhões que já foram gastos nos projetos
do traçado original.
O presidente do Fórum
Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo Filho, informou, segundo a assessoria da
Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que acompanhou o evento, que o
traçado original de ferrovia está chancelado, uma vez que todos os projetos
(básico, estrutural, de questões ambientais, de viabilidade econômica, entre
outros) estão aprovados.
Da mesma forma, o representante da Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ronaldo Magalhães, confirmou a manutenção
do traçado e a superintendente da Associação Nacional dos Transportadores
Ferroviários (ANTF), Ellen Capistrano Martins, comentou a importância desse
trajeto para o escoamento da produção do estado.
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