Saúde| Cancro da mama está a aumentar devido a estes alimentos. Diga não
Com informações do Notícias ao Minuto
Após uma revisão sistemática de 15 pesquisas, cientistas de diversos países - entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália -, concluíram que as mulheres que consomem quantidades elevadas de carne processada apresentam um risco 9% maior de desenvolver a doença, comparativamente aquelas que comem pouco.
Os dados apurados confirmam descobertas anteriores da Organização Mundial de Saúde (OMS), que coloca as carnes processadas na lista de alimentos que considera cancerígenos.
Qual é o risco?
A ONG britânica Cancer Research UK, dedicada a combater a doença, estima que cerca de 23% dos cancros de mama podem ser prevenidos.
Estima-se que cerca de 8% dos casos sejam motivados por excesso de peso e obesidade, enquanto outros 8% pelo consumo de álcool.
Os autores do estudo, publicado no International Journal of Cancer, afirmam que a relação encontrada se refere apenas à carne processada, e não à carne vermelha.
A saber, a OMS identifica a carne processada como cancerígena, sobretudo devido a provas que a associam a um risco elevado de cancro do intestino, enquanto que a carne vermelha é classificada como "provavelmente cancerígena".
Mas afinal, o que é a carne processada?
A carne processada é modificada de modo a alargar o prazo de validade ou alterar o sabor. Este alimento é geralmente defumado, curado, salgado ou contém conservantes.
Entre elas, estão o bacon, linguiça, salsicha, salame, fiambre, mortadela, carne enlatada, carne seca e presunto.
Existem diferentes teorias do porquê desse alimento poder contribuir para o aparecimento de cancro da mama, porém a mais popular sugere que os conservantes podem reagir com a proteína da carne, tornando-a cancerígena.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.