Entretenimento| Facebook lança 'botão de contexto' no Brasil
Com informações do G1
O Facebook lançou nesta terça-feira(9) uma nova ferramenta que permitirá que usuários no Brasil, México, Argentina e
Colômbia checar mais informações quando um artigo é compartilhado na rede
social.
Segundo a empresa, em artigo
oficial, a ideia por trás da ferramenta é “proporcionar mais contexto às
pessoas, para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e
compartilhar.”
Chamado de “botão de contexto”, o
novo recurso permite que os usuários do Facebook possam checar mais informações
sobre um artigo compartilhado, como descrição do veículo na Wikipedia, artigos
relacionados sobre o mesmo tópico e informações de dados de compartilhamento
daquele artigo específico.
Recentemente o Facebook passou
por forte escrutínio de legisladores nos Estados Unidos e na Europa, depois que
a rede social foi usada para influenciar resultados em eleições americanas. O
escrutínio é resultado do escândalo da empresa Cambridge Analytica, que acessou
indevidamente os dados de 87 milhões de usuários. Com essas informações em
mãos, a firma, que trabalhava para a campanha de Donald Trump à presidência dos
EUA em 2016, criou mecanismos para rastrear o posicionamento político dessas
pessoas e conseguir mudá-lo.
Desde então, o Facebook tem
investido em ferramentas que aumentem a segurança na rede e ajudem a diminuir a
difusão de boatos.
A nova ferramenta já estava em
teste nos EUA desde o ano passado e agora foi expandida para os países da
América Latina.
Além dos recursos testados
originalmente, o Facebook está disponibilizando duas novas informações:
"compartilhado por amigos", que mostrará quais amigos compartilharam
o artigo; e "mais sobre este link", que dará uma amostra de outras
histórias publicadas pelo mesmo veículo.
“Também iniciamos um pequeno
teste nos EUA para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo
quando fornecemos mais informações sobre o autor dele”, dizia o artigo, que foi
assinado por Taylor Hughes, engenheiro de software, Jeff Smith, designer de
produto, e Alex Leavitt, pesquisador de experiência de usuário.
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