;

Especiais

Ele e Ela| Já para a cama! Sim, dormir pouco torna-o "significativamente mais feio"

Com informações do Notícias ao Minuto
Sim, apenas duas noites mal dormidas já são o suficiente para tornar a pessoa em questão "significativamente mais feia", diz a pesquisa divulgada pela BBC News. Indivíduos com olhos inchados e olheiras de cansaço foram caraterizados como menos saudáveis e, inclusive, menos sociáveis.
Para efeitos daquela pesquisa, um grupo de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, observou 25 estudantes universitários, homens e mulheres.
Os investigadores pediram aos voluntários que tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas pelas duas noites seguintes. Os estudantes receberam equipamento capaz de medir os seus movimentos noturnos de modo a garantir que estavam a seguir as instruções.
Após as noites mal e bem dormidas, foram tiradas fotografias dos voluntários sem maquilhagem. Em seguida, pediram a 122 estranhos para darem notas relativamente à atratividade, aparência de sonolência e de saúde e até confiabilidade.
Adicionalmente, os investigadores ainda questionaram: "Gostaria de socializar com a pessoas que vê na imagem?”.
Regra geral, os voluntários conseguiram notar se a pessoa estava cansada e, nos casos em que parecia sonolenta, a nota de atratividade era menor. Os que avaliaram as fotos também se mostraram menos interessados em socializar com os estudantes cansados, que também foram percebidos como menos saudáveis.
Para os investigadores essas reações fazem sentido em termos evolutivos. "Um rosto com aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro fator, pode ativar mecanismos de defesa noutros indivíduos, mecanismos esses que o corpo normalmente ativa de modo a evitar doenças".
Noutras palavras, as pessoas não querem passar tempo com quem parece doente, enquanto que alguém que de aparência enérgica e em forma vai despertar mais interesse.
Do que está à espera? Vá dormir!

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.