Mato Grosso| Passo a passo como fazer uma denúncia ao Ministério Público Estadual
Por Aparecido Marden
A Lei nº 13.460, de 26 de junho
de 2017, considerada a Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços
Públicos, cria os canais de atendimento aos cidadãos, o canal chamado de
Ouvidoria .
No 5º artigo, a Lei garante ao
usuário de serviço público o direito a um atendimento claro, simples e,
sobretudo de forma segura para realização de suas reclamações e denuncias.
É importante saber que para
exercer sua missão constitucional, o MPE pode agir de ofício ou por provocação
de qualquer cidadão, mediante representação ou simples comunicação dos fatos.
Sabendo do papel principal do
cidadão que o Ministério Publico do Estado de Mato Grosso oferece diversos
canais para que o cidadão possa entrar em contato para efetivar suas
reclamações. Por estes canais a denúncia é recebida, analisada e encaminhada
para os promotores para as devidas providências.
Por fim, o Ministério Público do
Estado de Mato Grosso busca se aproximar ainda mais de você cidadão, ouvindo-o,
garantindo seus direitos, com intuito de assegurar o pleno exercício da
cidadania. É um prazer servi-lo. Venha nos conhecer. ( Mauro Benedito Pouso
Curvo, Procurador Geral de Justiça)
Em princípio, a Constituição
Federal de 1988 em seu artigo 5º
parágrafo IV garante a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Neste sentido, a Ouvidoria do Ministério Público não admite o anonimato, no
entanto, permite que o usuário faça sua denúncia e solicite o sigilo de seus dados (artigo 4ª, III, da Lei
12.527/2011).
Conheça as formas de entrar em
contato com o MPE;
6.1 - Denúncia via telefone.
O número 127 liga o cidadão ao
órgão fiscalizador. A ligação é gratuita e só pode ser realizada através de um
telefone publico ou fixo.
6.2- Denúncia Via e-mail
Outra ferramenta utilizada pelo
Ministério Publico do Estado de Mato Grosso para receber reclamações, denuncias
dos cidadãos é o e-mail – ouvidoria@mpmt.mp.mt
6.3- Denúncia Via Carta
Aqueles que ainda se adaptaram a
tecnologia podem utilizar o sistema de cartas e encaminhar sua denúncia para o
endereço : Rua 04 . S/N. CPA –PGJ- Cuiabá- MT, CEP: 78.049-921.
6.4 – Denúncia via Formulário de
Manifestação
Há dentre os canais de
atendimento do MPE o formulário eletrônico, onde o cidadão pode acessar
diretamente do portal do órgão, no link - https://www.mpmt.mp.br/ouvidoria/ouvidoria-client/cad_manifest.php
6.5 - Aplicativo MPE
O Ministério do Estado de Mato
Grosso criou o aplicativo para aqueles que querem comodidade em acompanhar as
ações do órgão. Através do aplicativo o cidadão pode fazer denúncia, reclamações
e sugestões. O aplicativo é compatível com o IOS e Android e pode ser baixado
no Google Play .
6.6 – O que acontece após o
registro da denúncia?
Após o registro de sua
manifestação em alguns dos meios de comunicação apresentado acima, ela será
analisada e depois de encaminhada para ao órgão competente para análise e
providencias.
Se procedente as denúncias, é
instaurado Inquérito Civil, utilizado como mecanismo de investigação do
Ministério Publico, por este IC como é chamado que os promotores verificam se
os direitos coletivos foram violados.
Segundo o próprio portal do
Ministério Público, o prazo de resposta das reclamações ou denuncias é de
trinta dias, nos termos do §2º, artigo 5º, da Resolução n. 047/2010-CPJ e dos
artigos 1º e 2º da Resolução n. 091/2013-CPJ.
Texto retirado parcialmente do Trabalho de Metodologia Cientifica do 1º Período de Direito Famp.
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