Papo com a Psicóloga| 5 passos para transformar reuniões de trabalho chatas em encontros produtivos
Por Simone Rezende
Uma situação muito recorrente nos
meus atendimentos organizacionais é perceber o quanto alguns colaboradores se
mostram desacreditados na eficácia das reuniões. Alguns comentam que acham uma
perda de tempo; outros ficam apavorados quando uma reunião é agendada e se
sentem pouco a vontade me expor idéias, críticas e sugestões e aí, quando a
reunião acaba, apresenta suas queixas e soluções aos colegas, podendo até
provocar os famosos “burburinhos”. Isso acontece na sua empresa?
Neste breve artigo, apresentarei
alguns pontos chaves para corrigir esses erros e tornar suas reuniões mais
produtivas.
1. Crie
o hábito de fazer reuniões com regularidade
Cada empresa deve avaliar sua necessidade e diante disso,
decidir a freqüência mais adequada. Mas é importante ter em mente que
disseminar a cultura do diálogo producente, evitará muitos problemas, pois os
lideres terão oportunidade de acompanhar mais amiúde as dificuldades e superação
de suas equipes; além de criar uma cultura de pertencimento e adesão dos
membros.
2. Divulgue
com antecedência, data, horário e pauta da reunião
Quando um colaborador é convocado para reuniões surpresas,
aumentam-se as chances de que ele chegue com o nível de ansiedade mais elevado
e isso pode atrapalhar sua capacidade de analisar melhor os fatos ou contribuir
com soluções para a problemática abordada. Além disso, como existe uma
tendência do ser humano em receber aceitação social, os colaboradores tenderão
a aperfeiçoar suas atividades para apresentar melhores resultados.
3. Procure
conduzir a reunião em um clima conciliador
Muitas vezes, alguns problemas de relacionamento entre
colegas e até mesmo entre lideres e liderados acabam transformando as reuniões
em uma arena de vaidades e acusações. A pessoa que for conduzir a reunião deve
fazê-lo tendo como alvo a solução dos problemas e não o apontamento das falhas
pessoais das pessoas. Essa metodologia logo tenderá a ser compartilhada pelos
membros, entendendo que esse é um dos elementos culturais da empresa. Esse
clima de colaboração aumenta a realização dos profissionais envolvidos e
melhoram os resultados.
4. Registre
as decisões elencadas nas reuniões e acompanhe as ações
De nada adianta ter reunião, se não houver engajamento com
as decisões definidas nesta ocasião. Essa conduta favorece que tanto os
líderes, quanto os liderados tenham a percepção mais clara de estarem
alcançando os resultados esperados e se necessário for, podem ajustar algumas
ações com mais facilidade.
5. Use
a reunião como um recurso de motivação para a equipe
Tem um ditado que diz mais ou menos assim “não tem
nada tão bom que não possa melhorar, nem nada tão ruim que não possa piorar”.
Moral da história aqui é que em tudo e todos, há fatores positivos e negativos;
então, durante as reuniões, não foque apenas em apontar falhas e problemas,
afinal, essa conduta vai gerar aquela sensação que nada do que se faz, está bom
o bastante para a empresa; o que por sinal, é desmotivador, concorda?! Então ressalte
também os ganhos, as conquistas, as qualidades, estimulando sempre a cooperação
e não a competição individual.
Simone
Rezende
Psicóloga
CRP 18 03334
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