;

Especiais

Brasil| Após emprestar certidão para enterrar prima, menina é dada como morta

Com informações do Notícias ao Minuto

Uma menina de 11 anos é dada como morta desde que um tio pegou a certidão de nascimento dela emprestada para levar uma prima ao hospital. O problema é que a prima veio a óbito, deixando a menina sem documentação válida, o que impossibilita o acesso a direitos básicos, como saúde e educação.
Como apurado pelo G1, 90 mil crianças e adolescentes se encontram na mesma situação na Bahia. Eles são considerados "invisíveis sociais", pois não possuem certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Por não ter documentos válidos, a criança não pode tomar vacinas, nem ir ao médico. Ela foi alfabetizada em casa pela mãe e pela tia.
A menina nasceu no dia 17 de março de 2007 e foi dada como morta no dia 2 de novembro do ano seguinte.
"Ela tinha um ano e seis meses. Eu fui passar um tempo na casa do meu tio, em Camaçari, e ele pegou o documento para tentar salvar a vida da filha dele, mas a criança chegou a óbito. Ele pegou e enterrou a menina com o documento dela, da minha filha", contou a mãe.
A mulher disse ao G1 que tem mais três filhos, está desempregada e não tem condições de contratar um advogado.
Recentemente, a garota foi diagnosticada com um grave problema no olho esquerdo e precisa de uma cirurgia para não ficar cega. Isso torna a situação ainda mais urgente, pois sem a documentação ela não pode passar em consulta médica, nem fazer exames. Um médico fez a avaliação por conta própria.
O Conselho Tutelar afirma que está dando apoio à família para resolver o caso o quanto antes.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.