sábado, 30 de junho de 2018

Brasil| Estatuto da Família que 'exclui' grupo LGBTI vira lei

Estatuto da Família foi promulgado pela Câmara Legislativa nesta quinta-feira (28), se tornando um lei que define família como "núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável" ou "por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes". O projeto foi aprovado no último dia 12, quando houve a derrubada do veto feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) à proposta.
Desta forma, são excluídos núcleos familiares compostos pela comunidade LGBTI. No entanto, o portal Metrópoles reforça que a nova regra pode cair. "Salta aos olhos, de pronto, o insulto ao mais caro princípio constitucional: da igualdade e da não discriminação. Ademais, revela-se clara a ofensa ao dispositivo constitucional que reserva à União a competência exclusiva para legislar sobre direito civil", disse do deputado distrital Ricardo Vale (PT).
O deputado Rodrigo Delmasso (PRB), autor da proposta, disse que vai se empenhar para a efetivação da lei. O político nega ainda que a matéria seja discriminatória. "Estamos mais preocupados com execução. Vai ser uma grande perda se a Câmara retirar a vitória das famílias do DF", defende.

Economia| Supremo mantém fim do imposto sindical obrigatório

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (29), por 6 votos a 3, manter a extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical, aprovado pelo Congresso no ano passado como parte da reforma trabalhista.
Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador. A maioria dos ministros do STF concluiu, nesta sexta-feira, que a mudança feita pelo Legislativo é constitucional.
O ministro Alexandre de Moraes, que votou nesta sexta-feira para que o imposto seja facultativo, avaliou que a obrigatoriedade tem entre seus efeitos negativos uma baixa filiação de trabalhadores a entidades representativas. Para ele, a Constituição de 1988 privilegiou uma maior liberdade do sindicato em relação ao Estado e do indivíduo em relação ao sindicato, o que não ocorreria se o imposto for compulsório.
“Não há autonomia, não há a liberdade se os sindicatos continuarem a depender de uma contribuição estatal para sobrevivência. Quanto mais independente economicamente, sem depender do dinheiro público, mais fortes serão, mais representativos serão”, afirmou Moraes. “O hábito do cachimbo deixa a boca torta”, disse o ministro Marco Aurélio Mello, concordando com o fim da obrigatoriedade.
Votaram para que o imposto continue opcional a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e o os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux, que foi primeiro a divergir e a quem caberá redigir o acórdão do julgamento.
Em favor de que o imposto fosse compulsório votaram os ministros Rosa Weber, Dias Toffoli e Edson Fachin, relator das ações diretas de inconstitucionalidade que questionavam o fim da obrigatoriedade. Não participaram do julgamento os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Em seu voto, no qual acabou vencido, Fachin sustentou que a Constituição de 1988 foi precursora no reconhecimento de diretos nas relações entre capital e trabalho, entre eles, a obrigatoriedade do imposto para custear o movimento sindical.
“Entendo que a Constituição fez uma opção por definir-se em torno da compulsoriedade da contribuição sindical", afirmou.
O Supremo começou a julgar ontem (28) ações protocoladas por diversos sindicatos de trabalhadores contra alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), feitas pela Lei 13.467/2017, a reforma trabalhista. Entre os pontos contestados está o fim da contribuição sindical obrigatória.
As dezenas de federações sindicais que recorreram ao STF alegam que o fim do imposto sindical obrigatório viola a Constituição, pois inviabiliza suas atividades por extinguir repentinamente a fonte de 80% de suas receitas. Para os sindicatos, o imposto somente poderia ser extinto por meio da aprovação de uma lei complementar, e não uma lei ordinária, como foi aprovada a reforma.
Durante o julgamento, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, defendeu a manutenção da lei. Segundo a ministra, a contribuição sindical não é fonte essencial de custeio, e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) prevê a possibilidade de recolhimento de mensalidade e taxas assistenciais para o custear das entidades.
"Esse aprimoramento [da lei] é salutar para o Estado Democrático de Direito, que não inibiu, por parte das entidades, o seu direito de se estruturar e de se organizar. Há no Brasil, aproximadamente, 17 mil entidades sindicais, a revelar que essa liberdade sindical vem sendo bem observada", argumentou a advogada-geral da União. Com informações da Agência Brasil.

Região| Primeiro Período de Direito da Faculdade FAMP realiza o 1º Seminário Sociológico e Literário

Abertura do Evento
O primeiro período do curso de Direito da Faculdade Morgana Potrich-FAMP em Mineiros (GO), juntamente com a professora Adelma Rizzi, promoveram o 1º Seminário Sociológico e Literário sobre os olhares críticos e jurídicos. O evento aconteceu na terça-feira (26), com objetivo de analisar, criticar e argumentar em torno de casos literários.

E para que tudo ocorresse bem, os mais de 70 alunos do 1º Período de Direito, foram divididos em oito grupos, porém, todos com a mesma responsabilidade, analisar, criticar e apontar os crimes cometidos por trás dos casos literários apresentado pela professora, Adelma Rizzi.

Para que todos os grupos se apresentassem foi necessário três horas de evento, confira abaixo, os temas abordados durante as apresentações:

Grupo 1:  Confissão de um caboclo de  Zé da Luz Severino de Andrade Silva.

Grupo 2:  Chico Mineiro de Tonico e Francisco Ribeiro; nesta apresentação a surpresa foi o depoimento do cantor Sérgio Reis, na apresentação considerado o irmão de Chico Mineiro. Confira.


Grupo 3 e 4 :  Os três porquinhos dos Irmãos Grimm

Grupo 5: Cachimbo da paz do Gabriel o Pensador

Grupo 6: Dia de Visita de João Paulo e Daniel

Grupo 7: Uma vela para Dário de Dalton Trevisan

Grupo 8: Homicídio Culposo ou Doloso, história original criada pelo aluno Victor

Foram convidados para participar com perguntas e indagações os alunos do 7º período do Curso de Direito. 

Além dos acadêmicos, estiveram presentes, a Reitora e proprietária da FAMP, senhora Morgana Potrich, a Diretora de Acreditação Drª. Daiana Sganzella, o Coordenador do Curso de Direito Drº Alexandre Carvalho, o Delegado da Polícia Civil Drº Júlio César, o Capitão da Polícia Militar Drº Filho, os Professores do Curso de Direito DrªMaria Carolina e Drº Virgilio Noberto e da Coordenadora Acadêmica senhora Vera Lúcia.

Para a professora Adelma, o seminário aproxima os alunos às literaturas brasileiras, assim como os capacita para falar em público, além de ensiná-los a interpretar as leis.

“É importe que eles saibam arguir, sem medo, e sempre com bons argumentos, afinal, a palavra do advogado conquista a liberdade de seu cliente”, concluiu.



sexta-feira, 29 de junho de 2018

Educação| 1 a cada 3 escolas de ricos tem nota no Enem abaixo do esperado

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) expõem a cada ano um abismo entre as notas das escolas públicas e privadas. Unidades particulares têm melhores resultados em geral, mas um levantamento da Folha de S.Paulo mostra como a situação entre elas também é desigual, mesmo quando atendem alunos de mesmo perfil.
Uma a cada três escolas particulares do país com estudantes de alto nível socioeconômico não atingiu a nota que seria esperada no Enem do ano passado para esses colégios. Das 1.163 escolas privadas com alunos de nível socioeconômico "muito alto", "alto" e "médio alto", 418 (36%) não alcançaram patamares que esses grupos precisariam atingir, conforme estimativas estatísticas calculadas pela reportagem.
Na prática, elas teriam condições de obter melhores resultados devido ao perfil de seus estudantes.Nas unidades públicas com alunos mais ricos, esse índice chega a 51%, embora estas não tenham autonomia para resolver lacunas estruturais, como a falta de professores.
Pesquisas evidenciam a influência do nível socioeconômico dos alunos no sucesso escolar. Colégios com estudantes mais pobres têm maior dificuldade de obter melhores resultados - e melhores médias no Enem, por exemplo. Por outro lado, unidades com alunos mais ricos costumam ter um caminho mais fácil. A Folha de S.Paulo mapeou as médias por escola a partir de dados brutos e oficiais do Enem 2017. Só tiveram médias unidades com pelo menos metade dos alunos do 3º ano no Enem (respeitado, ainda, um mínimo de dez estudantes). 
O método é igual ao adotado em anos anteriores pelo MEC (Ministério da Educação).A reportagem fez a estimativa estatística das notas esperadas para cada grupo de escolas conforme os perfis socioeconômicos dos alunos. Para isso, utilizou também os dados do Enem de 2016. A nota esperada para escolas privadas com nível socioeconômico considerado "muito alto", por exemplo, é de 591,24. Das 685 escolas com médias calculadas e que têm alunos com esse perfil, 32% não conseguem alcançar essa nota.
Entre escolas particulares com nível "alto", 44% das 350 não chegam na nota estimada para esse grupo (de 556,32).Os níveis socioeconômicos foram calculados para cada escola pelo MEC em 2015. Ao todo são sete níveis, que vão do "muito baixo" ao "muito alto", considerando todos as escolas do país. Eles levam em conta informações como renda indireta (como posse de bens) e a escolaridade dos pais. Para Silvia Collelo, da Faculdade de Educação da USP, os dados do Enem podem ser bons indicadores para avaliar uma escola, mas com cuidado.
"Para avaliar, é necessário considerar a população que entra na escola. Indiscutivelmente as classes média e alta têm vantagens por terem acesso a bens culturais que as classes menos privilegiadas não têm", diz. "Claro que temos escolas particulares boas e ruins, e muitas vezes os dados não dão condição de avaliar quanto a unidade faz." A Folha de S.Paulo ainda estimou a nota esperada para escolas por faixa de mensalidades. Os preços são referentes a 2017, para escolas da cidade de São Paulo, apurados pelo instituto Datafolha.
A nota esperada para escolas com mensalidades de até R$ 1.000, por exemplo, é 14% menor que a daquelas que cobram mais de R$ 3.000.Como nos outros anos, a média das escolas foi calculada com as notas dos alunos nas provas objetivas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sem contar a redação). Para comparar os colégios, a Folha considerou aqueles com ao menos 61 estudantes no 3º ano. Esse grupo se aproxima mais do universo de escolas brasileiras - que, na média, têm 82 alunos no 3º ano.
Essa tabulação resultou no total de 6.499 escolas, sendo 5.227 públicas e 1.272 privadas. Na lista das cem unidades mais bem colocadas, 30 são paulistas e 23, mineiras. O colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, ficou pelo quinto ano seguido em primeiro, segundo esses critérios. O Vértice, da capital paulista, lidera no estado de São Paulo. Assim como em anos anteriores, as escolas públicas ficam em desvantagem. Mais de 80% dos alunos de ensino médio estão na rede pública. Dos 10% de escolas com as maiores notas, só 18% são públicas - e 82%, particulares.
Todas as públicas nesse grupo de elite são federais ou estaduais de ensino técnico, que em geral fazem vestibulinho. Não por acaso, quase todas as unidades deste grupo (das duas redes) têm alunos com elevado nível socioeconômico. A média geral dos participantes no Enem 2017 foi de 514,65. Cerca de 70% das escolas públicas com médias calculadas ficam abaixo desse patamar. Somente 2% das privadas estão nessas condições. No outro extremo, das 10% de escolas com menores notas, todas são públicas. E 83% das unidades têm alunos entre os mais pobres. Essas escolas não superaram a média de 473,49 pontos na prova.
O Enem é a porta de entrada para praticamente todas as universidades federais. É adotado também por universidades estaduais, como a USP, que seleciona parte de seus alunos a partir da nota. Os resultados por escola expressam ainda outro desafio das escolas públicas: fazer com que os alunos façam a prova do Enem e tentem acesso ao ensino superior público.Só 38% das 19.490 escolas públicas de ensino médio do país (incluindo as de pequeno porte) tiveram mais da metade dos alunos no Enem 2017. Das 8.271 privadas, 75% conseguem atingir esse patamar. Com informações da Folhapress.

Mato Grosso| TRE-MT investiga 8 denúncias de propaganda eleitoral extemporânea


Do G1

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já recebeu oito denúncias de propaganda extemporânea este ano. A informação foi divulgada pelo juiz coordenador da propaganda eleitoral, Paulo Sodré, em uma audiência com os veículos de imprensa realizada nesta quarta-feira (27).

Ele informou ainda que o número de denúncias é menor do que o registrado no mesmo período de 2014. No entanto, alerta que a propaganda eleitoral só está liberada a partir do dia 16 de agosto.

Segundo o TRE, apesar de autorizada, a propaganda precisa obedecer algumas regras:

Caminhadas, carreatas e passeadas só podem ser feitas até as 22 horas;

Comícios e Showmícios são proibidos;

Camisetas, bonés, chaveiros ou qualquer outro tipo de brindes não são permitidos;

Placas em residências estão proibidas;

Bandeiras não podem ser fixadas durante todo período eleitoral;

Adesivos podem ser colados na parte traseira do carro;

Propagandas em postes e muros estão proibidas.

Além disso, todas as pesquisas precisam ser registradas no TRE e no TSE.

Em 2018, o tribunal também vai intensificar a fiscalização quando aos “santinhos” espalhados nas ruas.

Ainda segundo o TRE, o maior desafio das eleições deste ano é o combate às falsas notícias, chamadas de 'fake news'.

O juiz disse que as informações falsas geralmente são criadas para denegrir ou favorecer algum candidato. Ele afirmou que a punição não será apenas para quem produz a fake news, mas também para quem reproduz esse tipo de conteúdo.



Educação| MEC passará a avaliar qualidade de ensino de creches e pré-escolas

O MEC (Ministério da Educação) passará a avaliar a qualidade da educação infantil (creches e pré-escolas) a partir de 2019, por meio do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). A avaliação será feita por meio de questionários para o corpo docente das unidades de ensino, sem provas para os alunos, anunciou o ministro da pasta, Rossieli Soares, nesta quinta-feira (28). 
"A discussão da educação infantil no processo de educação, sem prova cognitiva para os alunos é importante, você saber o que está sendo ofertado a partir da estrutura, da formação da educação infantil, creche", afirmou Soares. O ministro também anunciou outras mudanças no Saeb.
Entre elas, está a a inclusão de avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para alunos do 9º ano do ensino fundamental, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aprovada no final de 2017. Além disso, a avaliação da alfabetização das crianças brasileira será adiantada para o 2º ano do ensino fundamental, anunciou nesta quinta-feira (28) o Ministério da Educação.
Nesta etapa, as crianças também terão os conhecimentos de matemática medidos.As provas serão realizadas a cada dois anos, com a divulgação de dados ocorrendo nos anos pares e as avaliações em anos ímpares. Hoje, o MEC aplica provas de português para alunos do 3º ano do ensino fundamental e de português e matemática para o 5º e o 9º ano fundamental e o 3º ano do ensino médio. Segundo o ministério, as matrizes de avaliação serão atualizadas tendo como referência a BNCC.
A última atualização delas havia sido feita em 2001, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As mudanças da avaliação eram esperadas. A mudança na data da prova de alfabetização, que deixará de se chamar ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), para ser tratada também como etapa do Saeb, estava prevista desde 2017. Há ainda a previsão de inclusão de ciências da natureza e ciências humanas na avaliação do ensino médio para 2021.
Essa alteração, contudo, ainda não está concretizada e pode ser mudada com a troca de governo no próximo ano. Segundo o ministro, as eleições não devem afetar as mudanças previstas para 2019 uma vez que as etapas pré-prova já estão sendo realizadas. O ministério também estuda fazer testes com aplicação digital das provas já em 2019 para alunos do 9º ano do ensino fundamental e estender a aplicação para todas as escolas privadas, que hoje podem escolher se participam ou não. Com informações da Folhapress.

Brasil| Como fazer o alistamento militar pela internet; prazo termina dia 30

Com informações do Notícias ao Minuto
Ao contrário dos outros anos, em 2018 o alistamento militar passou a ser feito também pela internet em todos os estados do País. Assim, quem completa 18 anos até dezembro pode acessar este site e se cadastrar em poucos passos. Quem preferir realizar o processo em uma Junta de Serviço Militar deve procurar a mais próxima de onde mora para se inscrever. O prazo termina no próximo dia 30 para as duas modalidades de alistamento.
Ao acessar a página, o jovem deve informar se há algum motivo que o impeça de ingressar no serviço militar. Caso não haja restrições, basta clicar no quadro "alistamento militar" e em seguida criar uma conta para prosseguir com o processo.
Quando o registro é concluído, é gerado um número no Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com ele, o jovem pode consultar no mesmo site se prossegue para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Esporte| Marta supera Pelé e vira a maior artilheira da história da seleção


ESPN

A seleção brasileira possui um novo goleador. Ou melhor, uma goleadora. Na noite desta quarta-feira, a craque Marta anotou três gols no primeiro tempo do amistoso contra Trinidad e Tobago, chegou a 98 com a camisa amarela e superou ninguém menos do que Pelé, autor de 95 gols durante a vitoriosa carreira de tricampeão mundial.

No amistoso disputado nesta quarta-feira, em Natal, que terminou com uma incrível goleada por 11 a 0, Marta comandou a seleção brasileira no setor ofensivo. A exibição da 'Rainha' começou com os três primeiros gols da goleada - Beatriz anotou o quarto tento.

No segundo tempo, a camisa 10 ainda anotou, de fora da área, o seu quarto gol no massacre da seleção brasileira. Marta ainda balançou a rede pela quinta vez antes de deixar o duelo para a entrada de Raquel, aos 15min da etapa final.

Além do fato de bater a marca obtida pelo Rei, o amistoso desta quarta-feira ficará marcado de maneira especial por outro fator. Diante de Trinidad e Tobago, Marta vestiu pela 100ª vez a camisa da seleção brasileira.

Marta, assim, quebra mais uma marca importante na carreira. A camisa 10 sustenta o posto de atleta mais laureada da história do futebol feminino: foram cinco troféus de Melhor Jogadora do Mundo; o último veio em 2010. No ano passado, a craque terminou com a segunda colocação.



quinta-feira, 28 de junho de 2018

Papo com a Psicóloga| Precisando de uma dose de motivação dentro de sua empresa?


Por Simone Rezende 

Entre líderes, gestores e empresários é quase unânime a queixa de sentirem a equipe desmotivada e sem interesse em envolver-se com os compromissos da empresa. Sabemos que trabalhadores e empresários têm objetivos diferentes e, às vezes, até antagônicos. Por exemplo, enquanto um busca seu sustento e realização pessoal, o outro almeja o crescimento econômico de seu negócio. Grande parte dos conflitos nos ambientes de trabalho brota da dificuldade em perceber essas diferenças e estabelecer um diálogo flexível, que atenda, pelo menos em parte, a ambos os interesses. Por fim, a soma dos “probleminhas” cotidianos, mina a motivação da equipe, semeando um clima geral de desarmonia, falta de conexão, desânimo e reclamações. 

Uma das formas de melhorar o ambiente de trabalho e motivar a equipe é investir na valorização pessoal. Nesta esfera, temos uma infinidade de opções e técnicas válidas, entretanto, de nada adianta aplicar rios de dinheiro em brindes, presentes, confraternizações se a empresa e a liderança não reconhecem, com sinceridade, a importância de cada trabalhador.

Qual de nós não quer ter certeza de que aquilo que estamos fazendo é importante?

A verdadeira valorização pessoal está na comunicação diária, no olhar, nas atitudes; naquilo é dito nas reuniões, mas também no que é falado informalmente, nos quatro cantos da empresa. Então, não me refiro a elogios vazios ou um simples “obrigado” pronunciado de forma rasa. As pessoas precisam se sentir valorizadas para que gostem de seu trabalho e o reconhecimento manifestado por parte dos líderes é um dos fatores mais relevantes para a motivação.

Todos nós temos talentos e habilidades, então, atente-se para o que os profissionais da sua empresa tem de melhor e diga isso a eles, de forma sincera e individualizada, porque falar publicamente é gratificante, mas expor também de forma particular melhora os vínculos entre vocês e isso é a base para uma boa liderança!

Simone Rezende
Psicóloga
CRP 18 03334
Whats: 66 9 9937 0449
Face: @simonerezendepsicóloga

Saúde| Registros de gripe mais que dobram no Brasil e país já soma 608 mortes

Dados de novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que o país já registra 3.558 casos de influenza, com 608 mortes -o equivalente a mais do que o dobro do mesmo período do ano passado.
O documento contabiliza os registros de atendimentos da chamada síndrome aguda respiratória grave até o dia 23 de junho.
Destes, cerca de 60% dos casos foram causados pelo H1N1, vírus de circulação sazonal, mas apontado como de maior chance de causar complicações em pessoas de maior risco, como idosos e crianças.
Para comparação, no mesmo período de 2017, havia 1.459 casos de influenza, com 237 mortes -o que representa um aumento de 143%. Na época, o vírus predominante era H3N2.
Já no início deste mês, o país registrava 2.315 casos de influenza, com 274 mortes.
Dentre as mortes ocorridas neste ano, 74% foram em pacientes com ao menos um fator de risco para desenvolver complicações da doença, como idosos (236 mortes), pessoas com doenças cardiovasculares (143 mortes) e diabetes (109 casos).
Também cresceu o número de mortes de crianças menores de cinco anos. Só até a última semana, foram 46 casos, o triplo do registrado no mesmo período do ano anterior.
Atualmente, a taxa de mortalidade por influenza é de 0,29% para cada 100 mil habitantes.
Apesar do aumento, o total ainda é menor do que o registrado em 2016, quando houve 12.174 casos de gripe –o maior número já registrado desde a pandemia de 2009.
VACINAÇÃO
Em meio a esse aumento de casos de gripe neste ano, a campanha de vacinação contra a doença, iniciada no fim de abril, não conseguiu atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde.
A expectativa era vacinar até 90% do público-alvo, formado por gestantes, puérperas, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, indígenas e pessoas privadas de liberdade.
Até esta segunda-feira (25), no entanto, apenas 86% deste público já havia sido vacinado, o que indica que 6,8 milhões de pessoas não tomaram a vacina.
O grupo com menores índices de vacinação é o de gestantes e crianças, com cobertura vacinal de 73,2% e 73,4% do total, respectivamente.
Mesmo com os índices baixos, a campanha foi encerrada na sexta-feira (22). Postos de saúde que tiverem estoque de vacinas disponíveis ainda podem ofertar a imunização.
O público-alvo, porém, foi ampliado. Desde segunda, a vacina também pode ser ofertada para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. Com informações da Folhapress.

Esporte| Passada a primeira fase, o que esperar do Brasil contra o México?

Um empate e duas vitórias. Sete pontos marcados e primeiro lugar do Grupo E. A seleção brasileira atingiu o objetivo e segue para o próximo desafio em Samara: México. Os dois times latino-americanos se enfrentam nesta segunda-feira (2), em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Mas o que esperar do Brasil?
A posse de bola é do time canarinho. Pelo menos foi o que a equipe demonstrou na fase de grupos. No entanto, o estilo de jogo mexicano é baseado em rápidos contra-ataques, além da transição veloz dos norte-americanos. Mas resta para os jogadores serem mais criativos e efetivos, com olhos voltados também para a parte defensiva.
Falando em defesa, o zagueiro Thiago Silva e Miranda conseguiram manter a pequena área em alta e devem permanecer na equipe contra o México. Gabriel Jesus, apesar de não ter brilhado nos três jogos, continua sendo aposta para Tite. "Artilheiro vive de fazer um grande jogo. Por vezes, sobra para ele. Por vezes, sobra para o Thiago Silva, que é zagueiro. Futebol é assim. Paro para reflexão", declarou o treinador. 
Questionado sobre a performance dos seus jogadores na primeira fase, Tite mostrou satisfação. "Não vivemos de expectativa, vivemos de realidade. Da equipe que mentalmente suporta pressão, equilibrada, que tem peças de reposição. A nossa busca é por aperfeiçoamento e crescimento", disse o treinador.
Com relação aos reservas, segundo a Folhapress, eles também agradam, principalmente quando se trata de Roberto Firmino.  Apesar da confiança no atacante do Liverpool, o treinador afirmou que "não consegue trabalhar" mudando o time a cada partida. "Ele foi decisivo nos outros jogos, mas tem compreensão no nosso trabalho", contou Tite. Sobre Marcelo, que saiu lesionado contra a Sérvia, o treinador adiantou que não sabe se poderá contar com ele.

Alto Taquari| MPE investiga três denúncias de nepotismo na Prefeitura Municipal; confira

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso instaurou três inquéritos civis para apurar casos de nepotismo envolvendo vários servidores nomeados pelo prefeito Fábio Garbugio. Os inquéritos foram instaurados após denúncia anônima.

Confira abaixo, parte do despacho publicado no Portal da Transparência com os nomes e teor da denúncia, ressaltamos que o texto foi copiado do site do MPE e não foi alterado.

SIMP: 000494-046/2018Trata-se de representação anônima comunicando caso de Nepotismo no Executivo Municipal, através da publicação do Decreto nº 023/2018 nomeando Aristides de Souza Maciel (genro do vereador Gregório Tolentino), para o cargo em comissão de Coordenador de Cultura. Relata ainda que a contratação foi solicitada pelo vereador para que votasse algumas pautas do Executivo na Câmara de Vereadores. 

SIMP: 000493-046/2018; Trata-se de representação anônima comunicando caso de Nepotismo no Executivo Municipal, através da publicação do Decreto nº 016/2018 nomeando Marlei Fernanda Buscariol Silva (irmã da vereadora Marcia Antônia Buscariol), para o cargo em comissão de Coordenadora de Indústria, Comércio e Turismo. Relata ainda que a mesma ocupou cargo em comissão durante todo o mandato de seu pai Sr. Arnaldo Buscariol. 

SIMP: 000492-046/2018; Trata-se de representação anônima comunicando caso de Nepotismo no Executivo Municipal, através da publicação do Decreto nº 372/2017 nomeando Shirley Carnielo Lousada (namorada do pai do prefeito), para o cargo em comissão de Coordenadoria de Educação Infantil.


Após serem notificados, os  denunciados terão o prazo de 15 dias para comparecerem diante o Promotor de Justiça para esclarecimentos. 

O Nepotismo 

Os casos denunciados ao MPE, podem ser considerados Nepotismo Cruzado, é quando o servidor tem a influência de algum agente político para ser contratado, assim como aqueles que tem parentesco, ou seja, esta ação é classificada como crime de nepotismo cruzado. 

Súmula Vinculante 13

O Nepotismo é crime, de acordo com a Súmula Vinculante 13 do STF:  

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.



quarta-feira, 27 de junho de 2018

Mato Grosso| Prefeitura abre vaga para procurador com salário de R$ 9,3 mil


G1

A Prefeitura de Alto Taquari, a 509 km de Cuiabá, recebe até o dia 4 de julho as inscrições para um concurso público com uma vaga para o cargo de procurador jurídico. O salário oferecido é de R$ R$ 9.300,77. A taxa de inscrição é de R$ 150.

O edital pode ser acessado no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso.

As inscrições estão abertas e os interessados devem se inscrever no site da organizadora do concurso.

O cargo é para procurador jurídico em um regime de trabalho de 40 horas semanais. O candidato deve ter graduação em direito com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ainda conforme o edital, o concurso público é composto de prova objetiva, prevista para ser realizada no dia 29 de julho. Os candidatos também devem passar por avaliação de títulos e exame médico.


Mato Grosso| Unemat disponibiliza mapeamento da safra atual de soja

UNEMAT
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) atualiza em seu site o mapeamento das áreas de soja do estado de Mato Grosso. Neste ano-safra 2017/2018 a plataforma inova e apresenta, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná com resultados em nível municipal. “Nesta segunda edição ampliamos os esforços e conseguimos mapear os três estados, propriedade a propriedade”, afirmou o professor de Sensoriamento Remoto, Carlos Antonio da Silva Junior, doutor em Agronomia, idealizador e coordenador do projeto SojaSat.
As informações relativas às áreas municipais com plantio de soja nos três estados citados, assim como a metodologia aplicada para a obtenção das informações, estão todas disponíveis na plataforma SojaSat. O levantamento obtido por imagens orbitais e técnicas de sensoriamento remoto é resultado de cooperação entre pesquisadores da Unemat e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Em outras regiões os pesquisadores fizeram levantamento em nível estadual. “Mas mesmo assim, com dados muito confiáveis e com pequena margem de erro”, reforçou o pesquisador. Segundo Silva Junior, agora é possível obter com maior exatidão as áreas ocupadas pela soja.
Os pesquisadores ainda evidenciaram o crescimento da soja na região do Matopiba, extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com 4,803 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho do país Europeu Eslováquia. No Matopiba, onde se encontram as últimas áreas contínuas do Cerrado brasileiro, estão 14,4% da área plantada no país, destacou Silva Junior.
Projeto SojaSat - Iniciado em 2017 no laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (Gaaf), no câmpus da Unemat de Alta Floresta, o estudo conta com várias instituições parceiras, tais como a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a University of Peshawar e a Louisiana State University.



Esporte| Brasil terá hoje jogo decisivo; veja os confrontos desta quarta-feira

Um a um, os grupos da Copa do Mundo vão se definindo. Esta semana, oito seleções já garantiram a permanência no Mundial e oito voltaram para casa. Com os grupos A, B, C e D definidos, chegou a hora de os grupos E, o do Brasil, e F, da Alemanha.
Nenhuma das duas seleções está garantida nas oitavas de final e há grande chance de que se encontrem na próxima fase, caso se classifiquem.
O Brasil joga às 15h de hoje (27) contra a Sérvia. Um empate já garante a classificação, ainda que em segundo lugar. Brasil e Suíça lideram o grupo, com 4 pontos cada. Para os sérvios, só a vitória interessa.
Os times do grupo do Brasil jogarão às 15h já sabendo quem será o primeiro e o segundo colocados do grupo F e como serão os cruzamentos das oitavas, caso passem.
O primeiro colocado de um grupo enfrenta o segundo de outro. Assim, o Brasil e a Alemanha, confirmando suas classificações, só não se enfrentam se ambos passarem em primeiro ou em segundo em seus grupos. 
Este é o grupo das calculadoras. Todos os times farão contas para saber o que precisam para continuar na Copa. A situação é tão incomum que até a Coreia do Sul, que perdeu os dois jogos até agora, ainda pode se classificar. Mas a situação dos coreanos é mais improvável. Precisam vencer a Alemanha por um placar simples e torcer para o México vencer a Suécia por dois gols de diferença.
O México, a sensação do grupo até agora com duas vitórias, pode ficar fora. Se a Alemanha vencer seu jogo e a Suécia derrotar os mexicanos, os três times terminarão a primeira fase com o mesmo número de pontos e os critérios de desempate resolverão o impasse.
O México entra na rodada com um saldo de gols (cálculo de gols feitos menos gols sofridos) de +2, enquanto Alemanha e Suécia estão com saldo zero. O saldo de gols é o primeiro critério de desempate.
Os alemães, que voltaram à vida no grupo após o gol no último lance contra a Suécia, precisam vencer o jogo contra o adversário mais vulnerável do grupo. A Alemanha ainda não mostrou a consistência do time que ganhou a Copa de 2014 no Brasil, mas é franca favorita para vencer o jogo e seguir no Mundial.
Hoje é dia de Brasil em campo. E se o jogo contra a Costa Rica não foi fácil, a última partida da primeira fase promete ser dura.
O técnico Tite já confirmou que repetirá o time que começou a partida contra a Costa Rica. O Brasil deverá ter uma atenção especial com o jogo aéreo do adversário. Os atacantes sérvios são mais altos que a defesa brasileira.
“É verdade que a Sérvia é forte no jogo aéreo, mas eles também têm qualidades individuais. Temos condições de tentar neutralizar esses cruzamentos”, disse o treinador brasileiro.
Apesar de precisar mais da vitória do que o Brasil, o discurso da Sérvia é de respeito à Seleção Brasileira. A tendência é de que joguem a responsabilidade de atacar para o Brasil, fechando espaços e apostando em bolas paradas, como a Suíça fez.
O capitão do time sérvio, Aleksandar Kolarov, disse, em entrevista, que acredita na vitória. Os sérvios tiveram que responder a perguntas do tipo “é possível vencer o Brasil?”. As respostas foram sempre na mesma linha: o Brasil não é imbatível.
“Será um jogo difícil contra o Brasil, mas é a força mental que decidirá. Se formos ao jogo acreditando que podemos vencer, então poderemos”, disse Kolarov. Ele ressaltou, no entanto, que uma vitória passa por mais do que pelo pensamento positivo. “É fácil dizer 'vou vencer', mas o que você está pronto para fazer para vencer – isso é o que importa”.
Assim como o Brasil, a Suíça precisa de um empate contra a já eliminada Costa Rica para se classificar. Os suíços até podem se classificar com uma derrota, desde que a Sérvia perca seu jogo. Mas a expectativa é de que o time suíço tente o gol desde o começo da partida, já que mostrou força ofensiva para isso no jogo contra os sérvios. Com informações da Agência Brasil.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Saúde| Após 19 anos sem notificação, MT registra dois casos de sarampo em adultos


Do G1

Um homem de 31 anos e uma mulher de 30 foram diagnosticados com sarampo, em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. São os dois primeiros casos registrados após 19 anos sem notificações da doença, segundo a secretaria estadual de Saúde (SES)

Como o município de Guarantã fica próximo à divisa com os estados do Pará (PA) e Roraima (RR), a Vigilância Epidemiológica investiga se os doentes contraíram o vírus em Mato Grosso ou nos outros estados.

Após as notificações, a SES emitiu um alerta para que os municípios intensifiquem as campanhas de vacinação, especialmente da tríplice viral.

Um comunicado também foi enviado à secretaria estadual de Turismo (Sedtur), para que turistas e visitantes sejam orientados a tomar a vacina antes de vir para o estado, bem como para que os mato-grossenses possam se imunizar antes de viajarem para outros estados.

A vigilância afirma que o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves e óbitos.

O sarampo é transmitido por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a doença.



Mato Grosso| Mais de 20 municípios de MT registram homicídios femininos em 2018

Com informações do SESP-MT
Trinta e oito mulheres foram assassinadas entre janeiro e maio de 2018 em todo o estado de Mato Grosso. Os casos de homicídios envolvendo vítimas femininas estão distribuídos em 22 municípios. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Estatística Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), obtidos com base na pesquisa de boletins de ocorrência (BOs), junto ao Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP) e das planilhas semanais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
As cidades que apresentaram ocorrências este ano foram: Cuiabá (5), Várzea Grande (3), Rondonópolis (3), Sinop (3), Poxoréo (3), Feliz Natal (2), Nova Mutum (2), Campo Novo do Parecis (2), Tangará da Serra (2), Novo Mundo (1), Nova Ubiratã (1), Juína (1), Lucas do Rio Verde (1), Colíder (1), Glória D’Oeste (1), Juara (1), Pedra Preta (1), Campo Verde (1), Pontes e Lacerda (1), Poconé (1), Alto Araguaia (1), Guarantã do Norte (1). No mesmo período de 2017, foram 35 registros desta natureza no estado.
Do total de 2018, preliminarmente, 60% (a maioria) tiveram motivação passional, 16% a apurar, 10% por envolvimento com drogas, 8% outros, 3% por vingança e 3% por rixa. Já com relação ao ano passado, a motivação passional está em 48% dos casos, envolvimento com drogas em 20% e “a apurar” também em 20%, e as motivações de rixa, vingança, ambição foram responsáveis, cada uma, por 3% dos registros.
Foi constatado também que em 42% do total de 38 ocorrências foram utilizadas armas de fogo, em 37% os autores utilizaram arma cortante ou perfurante, 18% recorreram a outros meios e em 3% o homicídio foi consumado sem instrumento.
O levantamento do período aponta ainda que o dia da semana com maior incidência do homicídio contra mulheres é quarta-feira, quando foram registrados 10 casos em Mato Grosso. Em seguida, está domingo (7), segunda-feira (6), sábado (5), terça-feira (4) e quarta-feira (4), e por último, sexta-feira (2). Já com relação a faixa etária, a maioria (10) possuía entre 30 e 35 anos de idade, seguida de 46 a 59 anos (8), de 25 a 29 anos e 18 a 24 anos (5 cada), acima de 60 anos e de 13 a 17 anos (3 cada), e de 36 a 45 anos e de zero a 12 (2 cada).
O relatório demonstrou o comparativo entre os últimos anos com relação a este tipo de crime. De janeiro a dezembro de 2014, foram registrados 86 homicídios envolvendo vítimas femininas em Mato Grosso. No mesmo período de 2015 foram 85, e em 2016 foram 91. Já ao longo de todo o ano passado, o estado apresentou 84 casos.

Educação| ProUni abre inscrições para 174 mil bolsas nesta terça

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) começam nesta terça-feira(26). Os interessados podem consultar as vagas que serão ofertadas no segundo semestre na página do programa. As informações são da Agência Brasil. Ao todo serão oferecidas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais em 1.460 instituições de ensino superior privadas. As vagas podem ser consultadas por curso, por instituição ou por município.
Para se candidatar, é preciso ter feito o Enem de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação. Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.
BOLSA INTEGRAL
O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fies.
As inscrições poderão ser feitas de amanhã (26) até sexta-feira (29), na internet. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis também na página do ProUni, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.
APLICATIVO
Os candidato podem baixar o aplicativo do ProUni, disponível na Google Play e App Store. A inscrição deve ser feita pela internet, mas pelo aplicativo o estudante pode acompanhar as divulgações das notas de corte dos cursos, pesquisar bolsas e acompanhar todo o calendário do processo seletivo. Com informações da Folhapress.