;

Especiais

Mato Grosso| Denúncia de irregularidades em concessão de rodovias é analisada pelo MP de Contas em MT


O Ministério Público de Contas (MPC-MT) abriu um procedimento interno para investigar uma denúncia de fraude na concessão de 533 km das MTs 100, 320 e 208, vencida pelo Consórcio Via Brasil por R$ 16 milhões em 28 de fevereiro deste ano. A denúncia também foi feita aos ministérios públicos Federal e Eleitoral.

Ao G1, o governo do estado afirmou que não foi notificado sobre o procedimento e que não irá se pronunciar sobre o caso sem tomar conhecimento do teor da denúncia.

Os trechos concedidos ficam em Alto Araguaia (MT-100) e em Alta Floresta (MTs 320 e 208). O leilão foi realizado pela Bolsa de Valores B3 (antiga BM&F Bovespa), em São Paulo. Na ocasião, o governo do estado afirmou prever arrecadação de R$ 1,5 bilhão com a concessão.

Segundo a denúncia, o consórcio vencedor do pregão teria, entre suas empresas, uma que faria parte do mesmo grupo empresarial da J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, delatores na Operação Lava Jato e que foram citados em esquemas de corrupção durante o governo Silval Barbosa (MDB).

No ofício onde informa a abertura de procedimento interno por parte da Procuradoria-Geral de Contas, o MP informa que, ao analisar os documentos da denúncia, vislumbra indícios de direcionamento na concessão e pede mais informações e documentos.

"Ao analisar a documentação, vislumbramos a possibilidade de ocorrência de direcionamento de licitação, o que pode estar relacionado à eventual prática de corrupção e financiamento de campanha eleitoral, nos termos informados na denúncia encaminhada", diz trecho do ofício.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.