sábado, 31 de março de 2018

Brasil| Mato Grosso celebra “Brasil Livre de Febre Aftosa”

Com informações do IndeaMT
Em maio deste ano, o Brasil será reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação. Isso se deve à certificação que será entregue aos estados do Amapá, Amazonas, Roraima e parte do Pará, áreas que ainda não possuem o reconhecimento internacional.
Por essa razão, será promovida em âmbito nacional uma série de atividades comemorativas no período de 02 a 05 de abril de 2018. Em Mato Grosso o evento “Brasil Livre de febre aftosa”, será realizado no dia 05 de abril, em Cuiabá, um encontro voltado para todos os agentes envolvidos nessa conquista.
O evento é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Mato Grosso por meio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), com o apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).
Na ocasião serão apresentados os caminhos e desafios enfrentados pelo Brasil e por Mato Grosso para reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação. E ainda os desafios para avançarmos com a retirada da vacinação. Algumas personalidades que atuaram e contribuíram para a conquista mato-grossense serão homenageadas.

Brasil| Governo investe R$ 750 milhões em remédios de tratamento de câncer

O governo federal vai comprar um novo reator multipropósito. Segundo o Ministério da Saúde, foi fechada uma parceria, na terça-feira (27), com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa. O equipamento será utilizado no desenvolvimento de remédios para o tratamento de câncer.
“Vamos comprar para produzir os radiofármacos que são utilizados no tratamento de câncer. Isso vai nos dar autossuficiência nesse setor”, explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Para esse projeto, serão investidos R$ 750 milhões até 2022. Barros lembrou que o Brasil tem um reator, mas disse que ele é antigo e que não atende a toda demanda dos pacientes brasileiros. Com isso, muitos dos medicamentos necessários para o tratamento dessa doença precisam ser importados.
“Acredito que esse é um momento importante. São muitos anos desde que foi lançado esse programa para se chegar, hoje, a assinar os contratos e começar os investimentos para a produção no Brasil”, celebrou o ministro.
O ministério explicou que esses remédios ajudam ainda nos tratamentos de cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia. Eles permitem também fazer diagnósticos de doenças e complicações como embolia pulmonar, infecções agudas, infarto do miocárdio, obstruções renais e demências, além de serem importantes na detecção de câncer.
Programa nuclear brasileiro
Segundo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sergio Westphalen Etchegoyen, essa medida fortalece o programa nuclear brasileiro. “Isso traz à população brasileira efetivamente a cobertura de assistência médica para fortalecer o programa nuclear brasileiro. O reator nuclear irá atender muitos daqueles que hoje não têm acesso à medicina nuclear. Isso representa o outro lado do programa nuclear brasileiro”, afirmou. (Portal Brasil)

sexta-feira, 30 de março de 2018

Educação| Provas do Enem não terão maior grau de dificuldade, garante Inep

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que a ampliação do tempo dado aos candidatos para fazer a prova no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não significa que o nível de dificuldade do exame vai aumentar. Segundo o Inep, o conteúdo das provas do Enem é definido pelas Matizes de Referência, que estão disponíveis no portal da instituição. As informações são da Agência Brasil.
"O documento, de 2009, indica as habilidades que serão avaliadas e orienta a elaboração das questões da prova, assim como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação", disse o instituto em nota.
O Inep alerta aos interessados em fazer o Enem que consultem apenas os canais oficias do Inep e do Ministério da Educação para se informar e tirar dúvidas sobre o exame.
Depois da divulgação de que os candidatos terão 30 minutos a mais no Enem deste ano para fazer as provas de exatas, no segundo dia do exame, alguns alunos manifestaram preocupação nas redes sociais sobre o possível endurecimento das questões. No entanto, o aumento do tempo agradou professores e estudantes.
REGRAS
De acordo com o edital do Enem, o primeiro dia da prova, que reúne redação e questões de linguagens e ciências humanas, terá cinco horas e meia de duração e o segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, terá cinco horas. Até o ano passado, o segundo dia tinha duração de quatro horas e meia.
Assim como em 2017, as provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições para o Enem deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio. Com informações da Folhapress.

Esporte| Confira o calendário da seleção brasileira até a fase de grupos da Copa

A seleção brasileira encerrou na terça-feira (27), na vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha em jogo amistoso, a última etapa de preparação antes da convocação para a Copa do Mundo de 2018.
Agora, o técnico Tite e sua comissão técnica precisam fechar a lista de jogadores para o Mundial e preparar as malas para o sonho do hexacampeonato na Rússia.
Confira abaixo a programação da seleção brasileira até o terceiro e último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo Fifa 2018:
Primeira semana de maio: convocação para a Copa do Mundo
21 de maio: apresentação dos primeiros jogadores na Granja Comary (RJ)
27/28 de maio: viagem a segunda etapa de treinamentos em Londres
3 de junho: amistoso contra a Croácia (local a definir)
10 de junho: amistoso contra a Áustria, em Viana
11 de junho: início da parte final da preparação para a Copa, em Sochi
14 de junho: início da Copa do Mundo Rússia 2018
17 de junho: Brasil x Suíça (em Rostov), estreia da seleção brasileira na Copa
22 de junho: Brasil x Costa Rica (em São Petersburgo), segundo jogo da seleção brasileira na Copa
27 de junho: Sérvia x Brasil (em Moscou), último jogo da seleção na fase de grupos da Copa

quinta-feira, 29 de março de 2018

Esporte| Uefa libera 4ª substituição na prorrogação da Liga dos Campeões

A Uefa anunciou na terça-feira (27) uma série de mudanças no regulamento de suas três principais competições e confirmou que, a partir da edição 2018-2019, os times poderão fazer a quarta substituição exclusivamente durante as prorrogações de jogos eliminatórios da Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa Europeia.
Além disso, a entidade permitirá que 23 jogadores sejam relacionados por cada clube nas finais de cada uma das três competições na próxima temporada. Nas outras partidas continua valendo a regra de 18 atletas disponíveis para cada treinador.
Os clubes também poderão, a partir da próxima temporada, inscrever três novos jogadores para as fases mata-mata da Liga Europa e Liga dos Campeões sem restrições. Isso significa, por exemplo, que Phillipe Coutinho poderia jogar pelo Barcelona mesmo tendo disputado a fase de grupos pelo Liverpool caso a nova regra já estivesse em vigor.
Por último, haverá mudanças no horário base das partidas da Liga dos Campeões, que agora começarão 15 minutos mais tarde do que o usual, às 21h do horário central europeu -no Brasil existem variações devidos aos horários de verão local e europeu. Fora isso, na fase de grupos, a cada rodada duas partidas serão disputadas às 18h55 (CET) na terça e quarta-feira. Com informações da Folhapress.

Brasil| Redução na taxa do cartão de débito beneficia pequeno varejista

Anunciada pelo Banco Central na última segunda-feira, 26, a medida que reduz tarifas de operações com cartão de débito deve estimular o uso dos cartões e favorecer sobretudo pequenos varejistas, que hoje lidam com custos mais elevados.
O Banco Central atuou para limitar a tarifa de intercâmbio, uma taxa paga aos emissores de cartões (bancos, por exemplo) pelos credenciadores (Cielo, Rede, entre outras empresas). Para operações no débito, a determinação do BC é de que a tarifa seja limitada em dois parâmetros: a média deverá ser de até 0,50% do valor da compra e a máxima em até 0,80%.
No mercado, essa redução da tarifa que vai para os bancos é vista como um estímulo para que aumente o volume das transações em cartão, que passariam a substituir as transações em dinheiro e ganhariam espaço sobretudo nos varejistas de menor porte.
"Quanto menor o lojista, mais ele tende a perceber esse efeito, dado que grandes varejistas já trabalham com uma estrutura mais otimizada de custo de transação", comenta Fabrício Costa, fundador da Equals, empresa especializada em gestão de meios de pagamento. Hoje, a taxa varia conforme o relacionamento do lojista com a empresa de cartões. Grandes varejistas têm maior volume e maior capacidade de negociação.
Do lado dos varejistas, a discussão foi acompanhada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que já esperava o anúncio da nova medida para este mês de março. Segundo a entidade, a redução da taxa tende a aumentar o volume de transações com débito. Com maior volume, os bancos poderiam compensar as perdas com a taxa menor.
A medida do BC, que vale a partir de 1.º de outubro deste ano, faz com que o teto da taxa paga aos bancos possa cair até 40%, conforme informou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Reinaldo Le Grazie. Antes da medida, a tarifa máxima chegava em torno de 1,12%, e não havia limitação, disse ele.
A maior concorrência entre empresas de maquininha é vista como um ponto chave para esse novo passo no setor. "O varejista só vai ser beneficiado porque hoje já há mais concorrência no mercado", comenta Costa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo. 

quarta-feira, 28 de março de 2018

Mato Grosso| Operação do Crea-MT abrangerá 41 municípios em abril

O setor de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) já tornou público a programação de ações fiscalizatórias do mês de abril. Segundo o planejamento, 16 operações estão previstas, abrangendo ao menos 41 municípios mato-grossenses. O plano também prevê uma fiscalização denominada de “Operação Pente Fino”, no município de Sinop (480,9 km de Cuiabá), entre os dias 23 e 27 de abril.
“O Crea Mato Grosso fiscaliza o exercício profissional e, como se trata de um Conselho que abrange mais de 300 títulos profissionais relacionadas à engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia, buscamos uma forma de sermos mais minuciosos na fiscalização. Rotineiramente fiscalizamos o exercício profissional nos setores da construção civil, empresas públicas, usinas, indústrias, postos de combustíveis, empresas de armazenagem e de defensivos agrícolas, propriedades rurais, entre outros. Tudo com o objetivo de coibir o exercício ilegal dessas profissões”, explica o gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição.
O gerente também explica, que paralelo à fiscalização rotineira, estão sendo desenvolvidas mensalmente as operações “Pente Fino”, que têm o objetivo de fiscalizar um setor específico de maneira mais ampla. “Neste mês de abril, por exemplo, realizaremos a operação Pente Fino no município de Sinop com o propósito de verificar a existência de assistência técnica profissional legalizada junto às culturas de entre safras, as chamadas “safrinhas”. Além da existência do profissional habilitado em obras civis, comércio de defensivos agrícolas, obras públicas, postos de combustíveis, entre outros”, detalhou Jakson Paulo da Conceição.
A fiscalização do exercício profissional é principal objetivo do Crea-MT que zela pela garantia da presença do profissional habilitado e registrado nas empresas, comércios e serviços da área tecnológica, resguardando a população. Com informações do Circuito MT

Mato Grosso| Prazo para cadastro de propriedades com plantio de algodão termina no sábado (31.03)

O prazo para cadastro ou atualização do cadastro de propriedades produtoras de algodão e do cadastro das áreas de produção de sementes para uso próprio, termina neste sábado (31.03). O prazo foi prorrogado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) por meio da Portaria nº 028/2018.
O cadastro ou a atualização deve ser realizado anualmente, logo após o término do plantio da lavoura, no Sistema de Defesa Vegetal do Estado de Mato Grosso (Sisdev), pelo endereço eletrônico http://vegetal.indea.mt.gov.br/SISDEV/. O produtor deverá informar todos os dados solicitados no cadastro e as coordenadas geográficas da sede da propriedade.
O cadastro é obrigatório para a cultura do algodão e está previsto na Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea n.º 001/2016, de 03 de maio de 2016, e o cadastro das áreas de produção de sementes para uso próprio na cultura do algodoeiro consta na IN Indea n.º 002/2017, de 13 de dezembro de 2017.

Policial| Operação contra o tráfico de drogas cumpre 21 mandados de prisão em MT e GO


Com informações do G1

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (28) contra o tráfico de drogas cumpre 21 mandados de prisão preventiva em Mato Grosso e Goiás. Chamada de Purgato, a operação cumpre ainda 10 mandados de busca e apreensão.

Em Mato Grosso, os mandados estão sendo cumpridos em Alto Araguaia e Alto Taquari, a 426 km e 509 km de Cuiabá, respectivamente.

Já em Goiás, a operação acontece nos municípios de Santa Rita do Araguaia e Mineiros.

As investigações contra a quadrilha começou há cinco meses com o objetivo de identificar os membros da organização.

O grupo investigado, segundo a polícia, é responsável pela maior parte da comercialização de drogas na região.

Para o cumprimento dos mandados, a operação conta com 100 policiais.



Policial| Menina que era estuprada há dois anos pelo pai denuncia abuso à mãe e polícia procura suspeito em MT


Uma menina de 8 anos que era estuprada há dois anos pelo pai em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, denunciou os abusos à mãe e o suspeito é procurado pela polícia. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito de 24 anos ainda não foi localizado. O caso é investigado pela Delegacia Especializada da Criança.
 
Em depoimento à polícia, a mãe contou que há algum tempo notou um comportamento estranho na filha. Foi então, que a menina relatou os abusos sofridos.

A vítima relatou ainda que sofria ameaças para não denunciar os abusos.

A menina foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) e o estupro foi constatado em exames.

Segundo a polícia, o pai da menina é considerado foragido e tem já tem passagem. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanha o caso e a família.


Brasil| Serviços de saúde deverão ter prazo para notificar violência contra a mulher

Serviços de saúde públicos e privados terão prazo de cinco dias – contados da data de atendimento da mulher vítima de violência – para informar o fato à polícia ou ao Ministério Público. Essa exigência está em projeto de lei (PLS 308/2016) do senador Elmano Férrer (PMDB–PI), aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Relatora, Simone Tebet (PMDB MS)
O projeto será enviado à Câmara dos Deputados se não houver recurso para que seja votado pelo Plenário do Senado.
A proposta altera a Lei 10.778/2003, que já determina a notificação compulsória dos atos de violência doméstica, mas sem fixar prazo ou definir os órgãos destinatários.
"Embora a legislação já obrigue os profissionais dos serviços de saúde, públicos e privados, a realizar a notificação compulsória dos atos de violência doméstica, é certo que não foram fixados os órgãos destinatários da comunicação, tampouco o prazo para que ela se efetive, o que torna a exigência frágil", comentou Elmano na justificação do PLS 308/2016.
Ao dar parecer favorável à proposta, a relatora na CCJ, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), ressaltou que a medida sugerida por Elmano resolve dois problemas: para quem e quando deve ser feita a notificação de violência contra a mulher.
Simone Tebet também manteve a emenda de redação ao projeto, já aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

terça-feira, 27 de março de 2018

Educação| Pedidos de isenção do pagamento do Enem começam na próxima segunda (2)

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam em 7 de maio. A taxa cobrada neste ano será de R$ 82. Mas os candidatos que quiserem pedir isenção do pagamento devem ficar atentos ao calendário. Pela primeira vez esse grupo vai fazer o pedido antes da abertura das inscrições, entre 2 e 11 de abril.
Saiba mais como as regras para isenção de taxa:
1. Quem tem direito?
Para ter direito à isenção no pagamento da taxa, o candidato deve estar matriculado no último ano do Ensino Médio na rede pública ou ter sido aprovado no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017.
Também podem concorrer os candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio em escolas públicas ou foram bolsistas em instituições particulares com renda per capta abaixo de um salário mínimo e meio. Os inscritos no Cadastro Únicos (Cad-Único) também podem solicitar o benefício por meio do número do Número de Inscrição Social (NIS).
2. Como fazer o pedido?
Por meio da página de isenção do Ministério da Educação, os candidatos que quiserem solicitar o benefício podem se cadastrar na sessão Isenção 2018. A senha gerada nesse cadastro será a mesma para a inscrição no Enem e para consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição.
3. Quando fazer o pedido?
O cadastro para solicitar a isenção será aberto às 10h do dia 2 de abril e se encerra às 23h59 do sia 11 de abril.
4. Resultado
O resposta ao pedido de isenção será divulgada no dia 23 de abril. Quem for aprovado, deve fazer em seguida a inscrição no Exame.
5. Recursos
Se o candidato não for contemplado, pode ingressar com recurso entre 23 e 29 de abril.
6. Sanções
Quem tiver o pedido de isenção aprovado e faltar nos dois dias de provas só vai conseguir nova isenção no Enem de 2019 se justificar a ausência. Com informações do Portal Brasil.

Economia| 7 dicas para escolher o ovo de Páscoa ideal

A páscoa tem se tornado uma vitrine enorme de opções dos mais variados chocolates. Para os amantes do paladar mais doces, existem opções mega exageradas com cascas recheadas, em quatro opções de sabores: pistache puxa-puxa, pão de mel, Nutella e waffer.
Já para os que não apreciam tanto o chocolate, mas não querem passar a páscoa sem escolher o seu, existem ovos em versões com flor de sal, chocolate amargo ou mesmo uma versão bem brasileira, com cacau do Ceará, recheado com farofa crocante de farinha d´água.
A revista 'Vogue' decidiu experimentar algumas opções e publicou sugestões de ovos super interessantes, que agradam gregos e troianos.
1 - Chocolates amargos com recheio de caramelo e flor do sal.
Notícias ao Minuto
2 - O ovo de banana caramelizada entre duas camadas de chocolate, um meio amargo e outro com caramelo e toque de sal.
3 - O clássico brigadeiro pode ser encontrado em quase todas as marcas, seja em metade de ovos recheados ou na própria casca do ovo.
Notícias ao Minuto
4 - Os ovos brasileirinhos tima ideia, execução, sabor e delícia de experiência crocante o ovo de Páscoa do Ceará, da Sucré: chocolate 45% cacau do Ceará, recheado com farofa crocante de farinha d´água.
Notícias ao Minuto
5 - As opções de ovos muito doces são os de chocolate Callebaut de caramelo com nozes, semente de cacau e chocolate amargo 55. Tão interessante que você fica meio perdida nos sabores. Ele tem uma cor clara, mas não é chocolate branco; é doce, mas tem um toque amargo e salgado ao mesmo tempo.
Os ovos do Stefan Behar Sucré já são uma experiência desde a caixa. Os de Cascas Recheadas, vêm numa caixa baú em quatro opções de sabores: pistache puxa-puxa, pão de mel, Nutella e waffer. Outra dica entre os doces é o Gianduia, da Amor aos Pedaços.
6 - Ovos fora do comum são uma perdição. Os da Fruits & Nuts, de chocolate noir com damascos, cerejas e amêndoas da Chocolat du Jour podem ser uma pedida.
7 - Os favoritos da criançada podem ser o Quartetto da Starbucks, um conjunto com quatro ovos, cada um dentro dos outros (o que garantiu a diversão), de chocolate Callebaut nos sabores meio amargo, ao leite crocante, gold (caramelado com doce de leite) e branco com flor de sal crocante (o preferido dela); e a lata com metades de ovinhos (de novo, divertida) da Chocolat du Jour com opções que vão do ao leite até 80% cacau e ainda um orgânico e um diet, para crianças com problemas de sobrepeso ou diabetes.
Notícias ao Minuto


Esporte| É hoje! Saiba como e onde assistir ao amistoso ‘Brasil x Alemanha’

A seleção brasileira enfrenta a Alemanha em partida amistosa nesta terça-feira (27), no Estádio Olímpico de Berlim. O jogo está marcado para começar às 15h45 do horário de Brasília e será o primeiro encontro entre os países após o inesquecível "7x1" da Copa do Mundo de 2014.
O duelo contra a atual campeã mundial será transmitido ao vivo em canal aberto pela TV Globo. Pela TV paga, o torcedor pode assistir ao jogo através do SporTV. A Rádio Globo também vai transmitir a partida.
Sem Neymar, o time do técnico Tite deve começar a partida assim: Alisson, Dani Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Fernandinho e Paulinho; Philippe Coutinho, Willain e Gabriel Jesus.

Política| Em MT, 73% dos municípios têm cadastro biométrico e em 2 deles prazo segue até maio


O cadastramento biométrico existe em 103 dos 141 municípios de Mato Grosso, o que corresponde a 73%, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Destes, 32 terão a eleição 100% com voto biométrico.

Em três desses municípios a revisão em caráter obrigatória ainda está sendo feita. Está em andamento a revisão em Cuiabá, Várzea Grande, na região metropolitana, e Sinop, 503 km de Cuiabá. Até esta segunda-feira (26) os municípios atingiram o percentual de 78,79%, 63,60% e 64,13% de eleitores cadastrados, respectivamente.
 
Em Cuiabá e Várzea Grande, a revisão estava prevista para terminar no próximo dia 30, no entanto, foi prorrogada até 23 de novembro.

Com a mudança, a revisão será realizada até 9 de maio e, após essa data, não haverá atendimento até 4 de novembro, pois, de acordo com o TRE-MT, o cadastro nacional de eleitores estará fechado. A revisão será retomada no dia 5 de novembro, encerrando no dia 23 do mesmo mês.

Para a o cadastramento na região metropolitana, são disponibilizados 13 postos de atendimento da biometria, além de três centrais de atendimento ao eleitor. Os 13 postos funcionarão até 9 de maio e depois disso serão desativados

Em Sinop, a revisão estava prevista para encerrar também no dia 30 deste mês, mas o procedimento terminará nesta terça-feira (27), pois entre os dias 28 e 30 não haverá expediente na Justiça Eleitoral em razão de feriados nacionais.

Em Cuiabá e Várzea Grande não é necessário agendamento. Mas, em Sinop, sim. O agendamento deve ser feito pelo telefone 0800-6478191 ou pela internet.

Quem perder o prazo terá o título eleitoral cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Este documento é necessário para o exercício de diversos direitos civis, entre eles a emissão de passaporte, a posse em cargo público, inscrição em instituições de ensino de nível superior.


Além de Sinop, cuja revisão está prestes a ser concluída, em outros 31 municípios foi feita a coleta de dados biométricos de todos os eleitores. São eles:

Araguainha
Serra Nova Dourada
Jangada
Barão de Melgaço
Acorizal
Rosário Oeste
Lucas do Rio Verde
Nova Mutum
Campos de Júlio
Nova Santa Helena
Planalto da Serra
Torixoréu
Nobres
Indiavaí
Poconé
Primavera do Leste
Pontes e Lacerda
Nortelândia
Araguaiana
Nossa Senhora do Livramento
Ribeirãozinho
Luciara
Rondonópolis
Chapada do Guimarães
Cocalinho
Nova Brasilândia
Ponte Branca
Jaciara
Santo Antônio do Leverger
Campo Verde
Vale de São Domingos

Os demais municípios onde a biometria já existe, o cadastramento acontece sem cunho obrigatório. Com isso, poderão votar tanto com os eleitores que tiveram feito o cadastro quanto os que não tiveram feito. Veja abaixo a lista desses municípios:

Alto Araguaia
Sorriso
Cáceres
Mirassol D'Oeste
Tangará da Serra
Arenápolis
Alta Floresta
Barra do Garças
Diamantino
Tesouro
Nova Nazaré
São José do Povo
Itiquira
Alto Taquari
Santa Rita do Trivelato
Sapezal
Campo Novo do Parecis
Itanhangá
Conquista D'Oeste
Tapurah
Bom Jesus do Araguaia
Nova Lacerda
Querência
Dom Aquino
São Félix do Araguaia
Confresa
Novo Santo Antônio
Santo Antônio do Leste
Lambari D'Oeste
Ipiranga do Norte
Alto Boa Vista
Pedra Preta
Pontal do Araguaia
Poxoréu
São Pedro da Cipa
Alto Garças
Nova Maringá
Rondolândia
Água Boa
Nova Olímpia
São José do Xingu
Santa Cruz do Xingu
Juscimeira
Colniza
Porto Alegre do Norte
General Carneiro
Nova Ubiratã
Guiratinga
Vila Rica
Ribeirão Cascalheira
Canabrava do Norte
Paranatinga
Brasnorte
Vila Bela da Santíssima Trindade
Santa Terezinha
Novo Horizonte do Norte
Comodoro
Nova Xavantina
Canarana
Nova Marilândia
Barra do Bugres
São José do Rio Claro
Novo São Joaquim
Gaúcha do Norte
Paranaíta
Tabaporã
Itaúba
Jauru
Alto Paraguai
Santo Afonso
Nova Canaã do Norte
Denise
Juruena
Cotriguaçu
Matupá
Campinápolis
União do Sul
Figueirópolis D'Oeste
Nova Bandeirantes
Colíder
Peixoto de Azevedo
Nova Monte Verde
Glória D'Oeste
Aripuanã
Vera
Marcelândia
Guarantã do Norte
Araputanga
Novo Mundo
Curvelândia
Porto Estrela
Cláudia
Salto do Céu
Rio Branco
Juína
Santa Carmem
Feliz Natal
Reserva do Cabaçal
Castanheira
Terra Nova do Norte
Juara
Nova Guarita
São José dos Quatro Marcos
Porto Esperidião
Carlinda
Porto dos Gaúchos
Apiacás



Saúde| SUS deve adotar novo remédio para tuberculose

Em novo medicamento para tratar tuberculose deve chegar à rede pública de saúde brasileira em maio. Trata-se de nova apresentação do medicamento Isoniazida, de 300 mg, que permitirá a substituição de três comprimidos por apenas um. A expectativa é que a mudança garanta mais conforto aos pacientes.
Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas cinco mil caixas do remédio, que correspondem a 2,5 milhões de comprimidos. Para o acompanhamento da implantação da Isoniazida 300 mg, será financiada uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o apoio de pesquisadores externos nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal, que receberão, inicialmente, o medicamento.
Mais adesão
O ministério espera que também ocorra ampliação da adesão ao tratamento. “Nosso objetivo é garantir o que há de mais inovador no tratamento da doença. Estamos investindo na cura, mas precisamos garantir que o paciente inicie e conclua o tratamento. Com a nova apresentação, vamos facilitar a vida do paciente que precisará tomar apenas um comprimido por dia”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante.
Em 2017, foram registrados 69,5 mil novos casos e 13.347 casos de abandono do tratamento de tuberculose. No mesmo ano, o percentual de cura de casos novos foi 73%, sendo que os estados do Acre (84,2%), São Paulo (81,6%) e Amapá (81,7%) alcançaram os maiores percentuais de cura.
Para estimular o tratamento da doença, neste sábado, 24, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o ministério lança a campanha Tuberculose tem cura. Todos juntos contra a tuberculose. A campanha vai ao ar entre os dias 23 e 30 de março e visa a conscientizar as pessoas a procurarem unidades de saúde para o diagnóstico e os pacientes a realizarem o tratamento completo para atingir a cura. Com informações da Agência Brasil.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Ele e Ela| Veja como identificar e reagir ao assédio no ambiente de trabalho

Embora algumas empresas ofereçam mecanismos de proteção à vítima, a realidade é bastante diferente. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Minsitério Público do Trabalho (MPT) ajudam a esclarecer as principais dúvidas sobre assédio sexual no trabalho.
Representantes dos dois órgãos explicaram ao jornal 'O Globo' como vítima de abuso deve proceder nesses casos, e como ir à Justiça.
1 - O assédio sexual no trabalho é qualquer provocação, proposta ou chantagem de natureza sexual manifestada por palavras, gestos ou outros meios, como o WhatsApp, por exeplo, imposta contra a vontade do outro. Também pode ser considerado assédio sexual, a exigência de um favor sexual em troca de benefícios ou para evitar prejuízos no trabalho, como a demissão, por exemplo.
2 - O assédio sexual é crime previsto no Código Penal, quando praticado por alguém com cargo superior à vítima. A pena prevista é de detenção, de um a dois anos.
3 - O assédio sexual não necessariamente precisa ocorrer no local de trabalho para ser considerado crime. Mas sim, é necessário que ocorra em razão do trabalho.
4 - A denúncia para esse tipo de crime deve ser levado a superiores ou mesmo ao departamento de Recursos Humanos da própria empresa. Também pode ser denunciado ao sindicato dos trabalhadores da categoria, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e Delegacia da Mulher.
5 - As provas contra o agressor podem ser anotações com detalhes como ser denunciado ao sindicato dos trabalhadores da categoria, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e Delegacia da Mulher. Gravações de conversas ou imagens, ainda que sem o conhecimento do agressor, têm valor de prova, assim como bilhetes, e-mails, outras mensagens, presentes e registros em canais da empresa ou órgãos públicos.

Alto Taquari| Ministério Público pede afastamento de vereador e servidor da Câmara Municipal


Antes de se mudar de Alto Taquari, o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Linhares apresentou ao Juíz de Direito da Comarca, Dr. Fábio Alves Cardoso, uma denúncia de Improbidade com pedido de indisponibilidade, afastamento e condenação em dano moral coletivo contra o ex-presidente e atual vereador Euds Medeiros de Oliveira e contra o servidor da Câmara Municipal, Girlei dos Santos Ferreira, por prática ilícita.  O MPE  requer o afastamento dos envolvidos de seus respectivos cargos  e a devolução de R$10 ( dez mil) ao erário municipal.

A solicitação do afastamento cautelar do vereador e do servidor, se deu após denuncia apresentada por Sidney da Silva, que na época revelou o esquema de apropriação indevida de valores oriundos de pagamento de serviços prestado à Câmara. 

“À época Presidente da Câmara de Vereadores e atual vereador, agindo com unidade de propósito e desígnios com Girlei dos Santos Ferreira solicitaram a receberam em favor de Euds Eucly Medeiros de Oliveira, em razão de seus cargos, vantagem indevida, consistente no pagamento de R$10.000,00( dez mil) reais em detrimento ao Sr. Sidney da Silva”, explica o promotor.

O SIMP 000332-046/2017 aguarda decisão do Juiz de Direito da Comarca de Alto Taquari, Dr. Fábio Alves Cardoso.

Se o Magistrado deferir o pedido do MPE,  será a primeira vez na história de Alto Taquari que um vereador é afastado por improbidade.
Entenda

Segundo o Termo de Declaração, o denunciante, Sidney da Silva, revelou ao MPE que na época (2015) foi contratado para construir o Almoxarifado da Câmara Municipal, sendo o valor total de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), no entanto, no dia 05 de novembro de 2015, por ocasião da assinatura do contrato, Euds havia dito a Sidney que solicitaria uma “gorja” (gorjeta, propina) pela sua escolha como construtor, em razão da amizade intima que detinham.

E para garantir o recebimento da “propina”, o então presidente solicitou ao servidor Girlei dos Santos tesoureiro da Casa de Leis, para que quando fosse realizar o pagamento da conclusão da obra que a fizesse em dois cheques, sendo um no valor de R$20.650,00 ( vinte mil, seiscentos e cinquenta reais) e outro, o que seria a “gorjeta” de R$15.350,00 (quinze mil trezentos e cinquenta reais).

De acordo com a denúncia, “O primeiro cheque nº54386 no valor de R$20.650,00 ( vinte mil, seiscentos e cinquenta reais) seria efetivamente entregue a Sidney da Silva, enquanto o segundo cheque de nº54385, este de R$15.350,00 ( quinze mil trezentos e cinquenta reais ), seria retido por Girlei e posteriormente entregue a Euds com intuito de arcar com a vantagem indevida de R$10.000,00 ( dez mil) pela contratação realizada, acrescido de R$ 5.350,00( cinco mil trezentos e cinquenta reais ) em razão de uma dívida pessoal existente entre Euds e Sidney”.

Após apuração, foi constatado que o pagamento de fato foi feito em dois cheques, no entanto, apenas após a quebra do sigilo bancário dos envolvidos e rastreio dos cheques, foi possível concluir que os  cheques foram descontados em tempo diferente, sendo o da “gorjeta” depositado em uma conta de um primo do então presidente Euds Medeiros.

O deposito foi realizado pelo próprio favorecido, no entanto, em depoimento, ele afirmou que teria recebido o cheque das mãos de seu primo Euds, que segundo ele,  devia por  seus serviços prestado. 

Outro Lado

A defesa alega inocência de seus clientes,  e garante que tudo será demonstrado ao decorrer da ação. Ainda segundo o advogado dos envolvidos, "os fatos não se deram como descrito na denuncia".

Improbidade Administrativa, entenda.


Improbidade Administrativa é um ato ilegal praticado no âmbito da Administração Pública, quando um agente público age de forma desonesta e desleal no cumprimento das suas funções públicas.