Com informações do MSN
Por causa de uma muito
bem-sucedida campanha publicitária. Em 1979, a Receita Federal queria passar a
mensagem de que o governo brasileiro não admitia sonegação de impostos. Para
isso, a equipe do publicitário Neil Ferreira, da agência DPZ, de São Paulo, criou
a imagem do leão.
O animal foi escolhido porque, no
imaginário comum, ele impõe respeito por sua simples presença. A ideia era
atribuir as características do leão à Receita: leal, justo, mas não bobo. Em
outras palavras: se o contribuinte se comportasse, tudo certinho. Mas, se
alguém resolvesse desafiar o fisco, teria problemas.
Os anúncios começaram a ser
veiculados em 1980. Foram 38 esquetes, ao longo de dez anos, estrelados pelo
leão Simba, que pertencia a um circo argentino. Com o tempo, o termo “leão”
passou a ser usado para se referir ao imposto de renda.
“Não precisa ter medo. Ninguém
quer te arrancar um pedaço”, uma das frases de efeito usadas
na campanha publicitária
FONTES Receita Federal, Gazeta do
Povo e Internal Revenue Service (Receita Federal dos Estados Unidos).
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