Brasil| Prazo de 1ª parcela do IPVA começa a vencer nesta terça-feira
Com informações no Notícias ao Minuto
O prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começa a vencer a partir de terça-feira (9).
A data vale para veículos com placas de final 1. Do dia 9 ao 22, os proprietários de veículos com placas com os outros finais deverão efetuar seus pagamentos.
O imposto pode ser pago em cota única ou parcelado em três vezes.
Caso o pagamento integral seja feito em janeiro, há desconto de 3%. Se a cota única for paga em fevereiro, não haverá desconto.
O imposto é pago via banco. Podem ser usados canais de atendimento como guichê, caixa de autoatendimento e internet.
No caso de proprietários de veículos usados, é preciso ter em mãos o Renavam.
Donos de veículos novos (zero quilômetros) devem gerar guia de recolhimento no site da Secretaria da Fazenda. A guia também deverá ser gerada no caso de pagamento de imposto de anos anteriores.
CONSULTA
A partir deste ano o governo de São Paulo não enviará mais cartas avisando sob sobre o vencimento.
O proprietário de veículos usados deverá consultar digitalmente os valores e os prazos de pagamento, o que poderá ser feito na página da Secretaria da Fazenda ou em caixas eletrônicos de bancos.
Também é preciso informar Renavam e a placa do veículo para obter as informações.
Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Para dúvidas, são disponibilizados canais eletrônicos de atendimento, pelo número 0800-170 110 ou no Fale Conosco do órgão. Com informações da Folhapress.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.