;

Especiais

Saúde| 4 fatos sobre antibióticos que deve saber

Com informações do Notícias ao Minuto 
Os antibióticos são substâncias de origem química, natural ou sintética que têm a função de frear a ação de bactérias e microrganismos nocivos ao organismo. A ingestão deste medicamento apenas deve ser feita sob a vigilância e recomendação médica, uma vez que se trata de um remédio que impacta muito mais do que apenas no combate à origem da infecção.
"Os antibióticos não são todos iguais, por isso, perguntem sempre ao médico o que devem evitar", diz a médica Keri Peterson em declarações à revista Women's Health. Uma das perguntas diz respeito ao impacto que o antibiótico pode ter na ação da pílula contraceptiva. Embora vários estudos já tenham mostrado que a maioria dos antibióticos não 'anulam' o efeito da pílula, é sempre importante perguntar a um especialista qual a ação do antibiótico específico.
Apesar de ser comum ouvir conselhos que dizem para não beber bebidas alcoólicas quando se toma antibiótico, a verdade é que o álcool não reduz o efeito do remédio, mas faz com que a recuperação possa ser mais lenta, uma vez que afeta negativamente os níveis de energia e o funcionamento do sistema imunológico. Contudo, e uma vez que tanto o antibiótico como o álcool têm um impacto direto na saúde, a combinação de ambos pode causar mal-estar, dores de estômago e até mesmo tonturas, explica a médica, que aconselha sempre a leitura da bula do medicamento para perceber se se trata ou não de um tratamento que impede a ingestão de bebidas alcoólicas.
Por ter como principal função 'matar' as bactérias que estão na origem da infecção, o antibiótico mata toda e qualquer bactéria que esteja ao seu alcance, por isso, ingerir antibióticos deve ser sempre acompanhado de um suplemento de probióticos, que irá reforçar a microbiota e as bactérias boas dos intestinos.
Ao comprar na farmácia o antibiótico é ainda importante saber qual a melhor forma de tomar, uma vez que alguns pedem que o estômago esteja cheio e outros pedem jejum para que a absorção seja mais eficaz.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.