quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Economia| Chineses discutem investimentos em Mato Grosso com produtores e prefeitos

Com informações do GCOM
Uma comitiva de investidores e representantes do governo chinês se reuniu nesta terça-feira (28.11), com prefeitos e produtores de grãos e de gado para conhecer as potencialidades e estudar a possibilidade de investir no setor do agronegócio em Mato Grosso. A reunião foi realizada no Palácio Paiaguás como resultado da visita do governador Pedro Taques feita recentemente ao país, para estreitar os laços comerciais e discutir novas propostas de negócios no Mato Grosso Investment Fórum.
“A presidência de Shanxi está aqui como intermediadora. É um estado agricultor que abriga as principais empresas chinesas e vai apresentar nossos projetos para que essas empresas possam investir. É um importante resultado do trabalho que nossa delegação fez na China, no início do mês, em que o governador Pedro Taques coordenou esse trabalho de divulgação do nosso Estado”, destacou o presidente do Desenvolve MT, Mário Milton Ferreira.
Durante a reunião, a comitiva de chineses sinalizou interesse em contribuir na aquisição de mais silos para a estocagem de grãos, já que durante a viagem, o governador fez visitas técnicas que resultaram na sinalização de investimento de R$ 1,5 billhão na construção de 30 silos de armazenamento de grãos em Mato Grosso.
A obra será feita pela empresa brasileira Fumagalli, que também acompanhou a comitiva de Mato Grosso na missão oficial à China. O grupo está em negociação com os investidores chineses por meio da consultoria B&F Group. A empresa Cofco Alimentos também anunciou que irá expandir seus negócios em Mato Grosso. A expectativa é dobrar a compra de soja do Estado no prazo de cinco anos. 
De acordo com vice-diretor da província agricultora de Shanxi, Zhao Zhijie, esta região da China conta com 36 milhões de habitantes e é considerada a primeira na produção de cereais e grãos como milho, cevada, trigo, arroz e feijão, sendo este um cenário muito similar ao encontrado em Mato Grosso.
“Muito bom vir e ouvir o que Mato Grosso precisa e oferece de produção, indústria e podermos falar do ambiente que precisamos também para investir. Vamos levar agora às nossas empresas e com certeza encontraremos investidores interessados. Gostaria de convidar o governador, os prefeitos e empresários para visitar nossa Shanxi, pois serão recebidos com calor e amizade”, afirmou.
Os prefeitos e os produtores pontuaram os principais desafios do setor e a expectativa de melhorias na questão de logística, armazém de grãos e nos modais de transporte.
“Passamos a admirá-los [os chineses] ainda mais pelas oportunidades que estão surgindo. Isso representa um atestado da nossa capacidade em produzir com sustentabilidade ambiental”, frisou o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária de MT (IMEA), Daniel Latorraca.
Para o prefeito de Alto Taquari, Fabio Garbugio, este é um momento único para que os municípios mostrem o que há de melhor em suas produções e que possam crescer economicamente.
“O crescimento envolve não somente o município, mas também todo o Estado. Queremos agradecer o governador por essa integração. Não temos atualmente uma infraestrutura suficiente para armazenar os grãos e precisamos de parceiros sérios para investir”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.