terça-feira, 31 de outubro de 2017

Brasil| Motorista que estourar pontos na CNH será suspenso por ao menos 6 meses

Com informações do Notícias ao Minuto

Os motoristas que estourarem 20 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) a partir desta quarta (1º) terão de cumprir no mínimo seis meses de suspensão. A nova regra vale para infrações cometidas a partir do dia 1º de novembro de 2016.
Atualmente, um motorista fica suspenso no mínimo por um mês. O prazo máximo continuará sendo de 12 meses. O tempo total de suspensão depende do histórico do condutor e da gravidade das infrações cometidas.
A suspensão maior entrou em vigor em novembro do ano passado, por meio de uma lei que alterou o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), mas só terá efeito em processos a partir desta quarta, pois o motorista é punido ao somar 20 pontos ou mais em um período de 12 meses a contar da primeira infração da pontuação.
Os motoristas que forem suspensos com infrações cometidas antes de 1º de novembro de 2016 serão punidos pela regra antiga (mínimo de um mês sem poder dirigir). Para isso, basta ter apenas uma multa antes do prazo da nova regra. Por exemplo: um condutor que recebeu a primeira multa no dia 31 de outubro de 2016 e as restantes após 1º de novembro do ano passado vai cumprir a suspensão pelo prazo antigo.
Também vai aumentar o prazo mínimo para o motorista que estourar os 20 pontos mais de uma vez em um ano. Hoje, a suspensão mínima é de seis meses. A partir desta quarta, passará a ser de oito meses. A pena máxima continuará em 24 meses.
CURSO
O condutor que soma 20 pontos na CNH é notificado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e pode apresentar defesa em várias instâncias. A suspensão começa a valer quando o motorista entrega a habilitação ao Detran. Depois de cumprir o prazo, deve fazer um curso de reciclagem e, se passar em uma prova, receberá a habilitação de volta. Com informações da Folhapress. 

Brasil| Comitiva de Mato Grosso irá à China em busca de investimentos

Com informações da GCOM 
O governador Pedro Taques lidera uma comitiva do Governo de Mato Grosso que irá à China, entre os dias 05 e 10 de novembro, para apresentar os potenciais setores para investimento no Estado. Durante a visita, Taques apresentará projetos de infraestrutura e sustentabilidade no setor de agronegócio, visando parcerias e investimentos para Mato Grosso.
De acordo com Taques, o objetivo principal é promover o Estado e buscar parcerias nos setores de infraestrutura e logística, educação, inovação tecnológica, agroindústria, indústria têxtil, mineração, turismo e energia renovável (energia solar). “Buscamos garantir a diversificação da pauta comercial com a China, com investimentos em novos setores, dando impulso assim à industrialização em Mato Grosso. Identificamos na China a possibilidade de grandes parcerias, já que possuímos interesses em comum”, afirma o governador.
O primeiro compromisso será no Ministério do Comércio Chinês, onde a comitiva buscará a diversificação da pauta comercial entre China e Mato Grosso, discutindo infraestrutura e logística, energias renováveis, mineração, turismo, agronegócio.
Nos dias seguintes, a comitiva de Mato Grosso conhecerá empresas multinacionais chinesas, também levando a proposta de parcerias e investimentos, como a B&F Group China, consultoria que possui escritórios no Brasil e na China e tem realizado parcerias no desenvolvimento de projetos brasileiros naquele país, especialmente para investimentos em silos e armazenagem.
A comitiva também conhecerá a Hopefull Grains and Oil, grupo chinês com 30 anos de experiência na indústria de petróleo, que está entre as três principais empresas da indústria de processamento de óleo e grãos da China. A Hopefull construiu seu próprio porto em São Francisco do Sul, no Brasil.
Taques e equipe também visitam a CCCC (China Comunication Construction Company), uma das maiores construtoras de ferrovias e hidrovias do mundo, onde discutirão investimentos para o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.
No dia 08 de novembro, em Pequim, será realizado o Mato Grosso Investment Fórum, quando o governador Pedro Taques fará uma apresentação dos números de produção e mercado do Estado, assim como os potenciais turísticos, educacionais e tecnológicos. Estarão presentes investidores e representantes de empresas e órgãos públicos chineses.
“O governo chinês quer ampliar a relação com os países produtores de alimento, mas com a preocupação de que estes alimentos sejam produzidos de forma sustentável, que é um trabalho que estamos fazendo em Mato Grosso. Do nosso lado, queremos contar com a expertise da China em planejamento e gerenciamento de ações nas áreas de infraestrutura e logística, tecnologia, empreendedorismo e na promoção do conhecimento”, finalizou o governador.
A comitiva também será composta por 11 prefeitos, empresários dos ramos de mineração e energia, e representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Cada um desses membros da comitiva será responsável pelos seus respectivos custos da viagem.
Agendas internacionais
A visita à China faz parte de uma agenda de visitas do Governo mato-grossense a outros países em busca de investimentos. Além delas, o governador Pedro Taques também já recebeu a visita de inúmeros embaixadores no Palácio Paiaguás, oportunidades em que os potenciais do estado foram apresentados e parcerias e investimentos discutidos.
Pedro Taques já esteve em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2016; o que resultou em parcerias para projetos sociais e uma roda de negócios que ocorreu na última semana.
Também foi a Nova York em maio de 2016 com agenda positiva que resultou em recursos para Mato Grosso, como o investimento realizado pelo frigorífico BRF, no valor de R$ 1,1 bilhão.
Em Paris (França), durante a COP 21 em dezembro de 2015, mais uma ação em busca do desenvolvimento sustentável tornou o estado de Mato Grosso mais atrativo para investimentos. Taques falou sobre a estratégia de Mato Grosso para contribuir com a redução do aquecimento global. Com uma área de 900 mil km², o Estado mantém 60% do seu território preservado.
A estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, já atrai investidores de todo o mundo. A PCI possui metas ambiciosas nos três eixos propostos: expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal; conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos; e inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais. Os primeiros resultados da estratégia serão apresentados durante a COP 23, que ocorre na Alemanha, também em novembro.


Elas| Brasil tem 12 assassinatos de mulheres e 135 estupros por dia

Com informações da Folhapress
O Brasil registrou, em média, 135 estupros por dia no ano passado. Foram 49.497 casos no total, 4,3% a mais que no ano anterior, uma média de 135 por dia, segundo dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados nesta segunda (30).
Não é o maior índice já registrado pela entidade, no entanto, que divulga anualmente estatísticas de segurança pública. Em 2013, a quantidade de casos no país chegou a 51.090. Estudos indicam que há grande subnotificação dessas ocorrências.
Houve, naquele ano, 4.657 registros de mulheres assassinadas. 533 deles foram classificados como feminicídio. Sancionada em 2015, a lei federal que define o feminicídio transformou em hediondo o assassinato de mulheres motivado justamente por sua condição de mulher. Ela aumenta a pena por homicídio, que é de 6 a 20 anos de prisão, para 12 a 30 anos.
"[O feminicídio] é só o desfecho fatal de uma série de violências que a mulher sofre. O altíssimo número de estupros mostra o contexto onde vai se dando a violência, que acaba com esse desfecho fatal", explica Olaya Hanashiro, conselheira do fórum. "Ainda mais no Brasil, em que a maioria desses feminicídios são íntimos, se desenvolvem na violência doméstica."
"Devemos começar a trabalhar isso pela prevenção. Em um primeiro momento, precisa-se ter uma rede de atendimento à mulher que sofreu violência. É outro problema que faz com que haja uma subnotificação tão grande, porque não temos equipamentos adequados para dar esse atendimento, o Estado não tem capacidade de dar proteção à mulher que vai pedir ajuda", continua.
Para a diretora-executiva do Fórum de Segurança, Samira Bueno, deve-se "incorporar a perspectiva de gênero na formação dos policiais. Assim como todo policial aprende a atirar na academia, ele tem que aprender como lidar com a mulher vítima de violência."
Ela cita como exemplo de despreparo crime no começo do mês em Pavão (MG), em que uma mulher foi morta pelo ex-companheiro dentro de uma viatura da Polícia Militar.
Mato Grosso do Sul tem a pior taxa de estupros proporcionalmente à sua população. São 54,4 casos a cada 100 mil habitantes. Amapá e Mato Grosso aparecem na sequência, com 49,2 e 48,8 casos por 100 mil passoas.
A taxa média nacional foi de 24 estupros por 100 mil habitantes.
Levantamento da Folha de S.Paulo feito em agosto mostrou que o país registra ainda dez estupros coletivos por dia, em média, e que as notificações dobraram em cinco anos.
RECORDE DE MORTES
As estatísticas divulgadas nesta segunda mostram ainda que o Brasil registrou recorde de mortes violentas, critério que soma homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.
O número chegou a 61.619 em 2016, em avanço de 4% em relação ao ano anterior. Isso significa que sete pessoas foram assassinadas por hora no país, em média.
Os dados são tabelados pelo fórum, organização que reúne especialistas no tema, com base em informações fornecidas pelas secretarias de segurança públicas e polícias Civil e Militar dos Estados.
A taxa média nacional de mortes violentas ficou em 29,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Os três Estados com maiores taxas do país são os nordestinos Sergipe (64), Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9). 

Religião| Brasil é denunciado por intolerância religiosa

Com informações do Notícias ao Minuto
Representantes de religiões de matriz africana apresentaram na última segunda-feira, 30, uma petição na Câmara Municipal de São Paulo denunciando o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo número crescente de casos de intolerância religiosa.
O evento mobilizou centenas de sacerdotes e adeptos no Salão Nobre da Casa Legislativa, para chamar a atenção da sociedade para o problema e aumentar a adesão ao movimento, conforme informou a assessoria da Câmara.
De acordo com dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgados no começo de 2017, o Brasil teve quase 700 denúncias de intolerância religiosa entre os anos de 2011 e 2015. Deste total, 71,15% dos casos foram contra religiões afro-brasileiras. O Rio de Janeiro é o estado que lidera em número as agressões, seguido por Minas Gerais e São Paulo.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos do Rio (SEDHMI), de julho até o início de outubro de 2017, foram registrados 41 casos de intolerância religiosa no estado. A região da Baixada Fluminense foi responsável por cerca de 30% das denúncias recebidas, enquanto os traficantes foram os autores de 10% dos casos de intolerância, chegando a obrigar os sacerdotes a destruírem os seus próprios terreiros.  
Sobre o assunto, a Sputnik Brasil conversou com exclusividade com o advogado Hédio Silva Júnior, ex-secretário de Justiça de São Paulo e uma das lideranças desse movimento contra a intolerância religiosa no país. Segundo ele, embora mais evidente na região Sudeste, esse é um fenômeno que se alastra por todo o país. 
Isso é resultado do discurso do ódio religioso, da utilização da televisão e do rádio, que são concessões de serviços públicos, para a propagação do ódio, da discriminação e da intolerância religiosa. Esse traficante que vai ali e entra é um mero executor."
Hédio explica que o problema em relação a essa questão não é a falta de arcabouço jurídico, uma vez que há um conjunto de leis no Brasil feitas para coibir esse tipo de atitude.
"A própria Constituição determina que a finalidade dos meios de comunicação — portanto, do rádio e da TV — deve ser educativa e de afirmação dos valores sociais. A Lei de Segurança Nacional prevê que é crime a apologia ao ódio religioso. O Estatuto da Igualdade Racial prevê que é obrigação do poder público impedir a propagação do ódio religioso. O Código Penal, enfim, uma série de leis prescrevem penas, inclusive penas altas para a utilização do rádio e da TV para a veiculação do ódio religioso", explicou o especialista, destacando que um dos argumentos que estão sendo levados à corte se refere à omissão das autoridades brasileiras diante desse crescente problema.
Uma eventual sentença condenatória da Corte Interamericana teria validade plena no Brasil, país signatário do Pacto de San José da Costa Rica, podendo implicar em indenizações às vítimas e mudanças na condução dessa questão. 
"O mais importante aí é uma sentença que condene o Brasil a levar a Constituição e a legislação a sério", opinou Hédio Silva Júnior. "Absolutamente, não se faz nada. O Estado brasileiro é um Estado omisso em relação a esse tema". Com informações do Sputnik Brasil.

Esporte| Palmeiras empata e perde chance de encostar no Corinthians

Com informações do Notícias ao Minuto
O Palmeiras, que entrou em campo nesta segunda (30) no Allianz Parque dependendo apenas dele para ser bicampeão brasileiro, empatou o jogo sobre o Cruzeiro, em 2 a 2, e agora precisa vencer o clássico com Corinthians, domingo (5), em Itaquera, para não ver o rival abrir uma grande vantagem na tabela novamente.
Se há 11 rodadas o time alviverde estava 17 pontos atrás do líder, agora, ele está cinco. Uma vitória no dérbi coloca o Palmeiras dois pontos atrás do Corinthians, que continua dependendo de si para ficar com o título. Faltam sete rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro de 2017.
O grande personagem do jogo foi o colombiano Borja. O atacante, que pela primeira vez no Campeonato Brasileiro jogou duas partidas seguidas, marcou duas vezes, e ainda fez um terceiro, anulado pelo árbitro Héber Roberto Lopes, que alegou falta do jogador do Palmeiras.
Depois da derrota do líder Corinthians, no domingo (29), em Campinas por 1 a 0 para a Ponte Preta, a pressão ficou toda do lado do Palmeiras, que entrou em campo sabendo que precisava vencer para encurtar de vez a diferença para o Corinthians.
Pressão que ficou ainda maior após dois erros individuais da defesa palmeirense logo aos seis minutos de jogo, que resultou no gol do Cruzeiro.
Primeiro, Mayke não cortou o cruzamento de Diogo Barbosa. A bola chegou ao meio da área e o zagueiro Juninho, sozinho, chutou contra o próprio gol.
Sob os gritos de "vamos ganhar, Porco", das quase 38 mil pessoas presentes ao Allianz Parque, o Palmeiras não se abalou e começou, com calma, a criar as jogadas de ataque, como queria o treinador Alberti Valentim.
O primeiro empate saiu aos 35 minutos de jogo. Em uma jogada pela esquerda, Egídio cruzou, Dudu quase fez de calcanhar. No rebote do goleiro Fábio, Borja, em lance de oportunismo, empurrou para as redes.
Há quatro meses, o atacante colombiano não jogava duas partidas seguidas. Ele havia jogado uma pelo Brasileiro e outra pela Libertadores. Borja vem atuando, além do fato de Valentim gostar do futebol do jogador, porque o atacante Willian, um dos artilheiros do time, está no departamento médico.
O poder de definição do atacante Robinho, que estava em campo há menos de um minuto, foi determinante para o segundo gol do Cruzeiro. A bola sobrou livre para ele na intermediária do Palmeiras. Ele arrancou sozinho e com toque sutil na saída de Prass marcou.
Com 2 a 1 contra aos 18 minutos do segundo tempo, o nervosismo passou a tomar conta do Allianz Parque, tanto dentro contra fora de campo. De forma caótica e sem um armador nato, o Palmeiras teve dificuldades de empatar o jogo, o que só ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo.
Após lateral cobrada por Roger Guedes, a bola chegou na ponta direita para Dudu. Ele cruzou rasteiro, Borja dominou e com um chute forte, fez o seu segundo gol da noite. O sexto dele no campeonato.
Antes do segundo empate do Palmeiras, uma das únicas oportunidades na última parte do jogo ocorreu após cabeçada de Edu Dracena, aos 29 minutos do segundo tempo. Mas o goleiro Fabio deu um tapa na bola quase sobre a risca do gol. Ninguém conseguiu marcar no rebote.
PALMEIRAS
Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena (Luan), Juninho e Egídio; Tchê Tchê, Jean (Róger Guedes) e Moisés; Keno (Deyverson), Miguel Borja e Dudu. T.: Alberto Valentim
CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo (Digão) e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Romero; Rafinha, De Arrascaeta (Lucas Silva) e Thiago Neves; Rafael Marques (Robinho). T.: Mano MenezesEstádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)Juiz: Heber Roberto Lopes (SC)Cartões Amarelos: Lucas Romero e Robinho (CRU)Gols: Juninho (contra, CRU), aos 6 minutos, e Borja (PAL), aos 35 minutos do primeiro tempo; Robinho (CRU), aos 19 minutos, e Borja, aos 40 minutos do segundo tempo. Com informações da Folhapress. 

Economia| Com inflação menor, projeção para salário mínimo cai para R$ 965,00

Com informações do Notícias ao Minuto
O governo alterou a projeção para o salário-mínimo em 2018, cujo valor definitivo só será conhecido ao final deste ano.
Nas mudanças da proposta de Orçamento apresentadas nesta segunda-feira (30), a regra de correção aponta o valor de R$ 965,00 para 2018. Em 2017, o mínimo está em 937,00.
Em abril, a projeção apontava um valor de R$ 979,00 no ano que vem, considerando a previsão de inflação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Quando enviou a proposta para a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2018 ao Congresso em agosto, o valor havia recuado para R$ 969,00.
Por lei, o reajuste do salário mínimo tem que ser feito com base na inflação apurada no ano anterior e na variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Em 2016, o PIB encolheu. A regra de correção aprovada no Congresso é válida até 2019.
O valor de 2018, portanto, só será conhecido ao final de 2018, com base na inflação acumulada até novembro e em uma projeção do governo para dezembro, e valerá a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Com informações da Folhapress. 

Mato Grosso| Rondonópolis será sede da 11ª edição da Caravana da Transformação

Com informações do GCOM- MT
O município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) está confirmado como cidade-sede da próxima Caravana da Transformação, a 11ª realizada pelo Governo de Mato Grosso. O evento acontecerá entre os dias 3 e 17 de dezembro, com local ainda a ser definido.
As consultas e exames oftalmológicos serão realizados de 3 a 10 de dezembro. Já as cirurgias agendadas acontecem de 4 a 17 de dezembro. Os atendimentos de Cidadania, em que mais de 60 serviços são oferecidos, serão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.
Além de Rondonópolis, outros 18 municípios serão beneficiados com a iniciativa, sendo eles: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.
Nesta semana, o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira, esteve em Rondonópolis junto com outros membros da coordenação executiva. Na oportunidade, o prefeito da cidade, Zé Carlos do Pátio, mostrou contentamento em receber a iniciativa, já que durante o evento Rondonópolis completa 64 anos de fundação.
“Este foi um desejo manifestado pelo governador Pedro Taques de prestigiar Rondonópolis durante o aniversário da cidade. Sabemos que é um local onde teremos uma demanda grande de atendimentos e por isso aumentamos a quantidade de dias da Caravana, de 11 para 15 dias”, explicou José Arlindo de Oliveira.
Nos próximos dias, a coordenação de Saúde da Caravana deve se reunir com secretários, técnicos e reguladores de saúde dos municípios beneficiados para então dar início ao agendamento dos pacientes que serão atendidos pela Oftalmologia. Os atendimentos são oferecidos para pessoas acima dos 55 anos em caso de catarata ou acima dos 30 em caso de pterígio grau II.


segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Alto Taquari| Prazo para pagamento do IPTU 2017 termina nesta terça-feira (31)

Termina nesta terça-feira(31), termina o prazo para os contribuintes pagarem o IPTU 20147.

Os devem procurar o Departamento de Tributos para regularizar seus débitos.


O atendimento no Departamento de Tributos é de segunda à sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 7h00 às 13h00.


Educação| Estudar ou relaxar? Saiba o que fazer às vésperas do Enem

Com informações Notícias ao Minuto
Pelo menos seis milhões de estudantes fazem, nos dias 5 e 12 de novembro, uma maratona de provas que pode garantir a aprovação em uma universidade em todo o país. A uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é normal que os nervos fiquem à flor da pele. Por não haver mais tempo para aprender novos conteúdos, é hora de desacelerar, segundo professores. Mas é necessário que os candidatos estejam preparados. Principalmente para uma das provas mais temerosas: redação. Além dos estudos, os feras precisam estar atentos a uma alimentação balanceada. Por causa da ansiedade, o aluno pode ter uma tendência a comer a mais ou a menos, o que pode prejudicar o desempenho na "hora H".
De acordo com a professora Fernanda Pessoa, a redação ainda é motivo de tensão pra os feras, porque muitos jovens não conseguem controlar a questão emocional na hora da prova. Em 2016, só 77 participantes do exame conseguiram alcançar nota mil na redação, segundo o Ministério da Educação (MEC). O número é menor do que o registrado no ano anterior, quando 104 candidatos conseguiram nota máxima.
"O motivo é porque é a única matéria discursiva da prova, ou seja, é a única matéria que o aluno tem que escrever e escrever é um desafio, já que envolve muitas questões , inclusive, a parte emocional”, disse Fernanda. Questionada sobre os erros mais comuns vistos na prova, a docente afirmou que as falhas estão ligadas ao não entendimento do tema ou ao entendimento parcial e, ainda, ao não domínio de repertório sociocultural produtivo. "Candidato que não usa as várias áreas do conhecimento, por exemplo, artes, filosofia, sociologia e atualidades", detalhou.
Na reta final, acrescentou, a dica , agora, é trabalhar bem com o que tem. "Nesses últimos dias, seria recomendado assistir a documentários, ir à cinema, distrair-se e diminuir um pouco o ritmo de estudo para, no dia, poder criar com mais leveza", sugeriu. O professor Carlos Seixas acredita que não adianta querer estudar assuntos nunca vistos anteriormente, com o agravante de estar a poucos dias do exame. “O descanso pode ser um grande aliado à diversão, o que vai manter o aluno motivado”, justificou.
Rumo à aprovação
O Enem 2017 será a segunda tentativa do estudante Pablo Menezes, 19 anos, para passar em Direito. Ele veio de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para se preparar melhor na capital. Segundo ele, já é perceptível a evolução dos textos redigidos por ele desde o início do ano. “Pratico o que ela (professora) ensina. Toda semana faço uma redação para testar meu desenvolvimento. Percebo que estou bem melhor e preparado para tirar uma nota boa”, disse Tavares.
Aluno nota mil no Enem 2015, ano em que foram registradas mais de 500 mil notas zero na redação, a estudante Maíra Andrade, 20 anos, quer Medicina. Ela ficou entre os 250 brasileiros que conseguiram nota máxima na prova. Em sala de aula, ela contou que o docente investe em outras áreas, como sociologia, filosifia e história, para dar suporte ao texto. “O professor é fiel à estrutura do que é pedido no Enem. Ele pede que a gente tenha uma consciência cidadã para repassar os conhecimentos para a redação. Isso tudo é um diferencial. Espero tirar mil de novo e passar em Medicina".
Alimentação balanceada
Depois de um ano inteiro de preparação, é importante estar atento não só às regras do Enem e ao local de prova, mas também à alimentação. A recomendação é da nutricionista Laís Thopre. "Para um bom funcionamento do sistema nervoso precisamos de uma alimentação saudável e equilibrada, para assim potencializar o aprendizado, melhorar rendimento dos estudos e diminuir ansiedade nas vésperas e durante as provas", explicou.
Horários 
Pela primeira vez, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de exame. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF). A aplicação do exame começará às 13h30. No primeiro domingo, irá até 19h. E no segundo, até 18h.
Confira algumas dicas extraídas do “Redação Excelente para ENEM e Vestibulares”, da escritora Andrea Ramal:
- Fazer primeiro o rascunho da redação, depois responder às questões da prova e, no final, reler o texto fazendo o mesmo exercício de acrescentar ou suprimir frases.
- Ler a redação com um certo distanciamento do momento em que escreveu permite fazer essa leitura crítica mais apurada.
- Ser preciso nas palavras. Quando não tiver certeza do significado de um termo, ou não lembrar da sua grafia correta, usar outro equivalente.
- Evitar pleonasmos viciosos, como “subir para cima”, “protagonista principal”, “ver com seus próprios olhos”, “surpresa inesperada”, “outra alternativa”, “retomar de novo”.
- Manter o foco no tema proposto, sem se desviar. Lembre que esse é um dos problemas mais tiram pontos.
- Não fazer generalizações. Por exemplo, em vez de: “Não há ninguém que acredite que”, prefira: “Quase ninguém acredita que”.

Política| Lula e Bolsonaro lideram pesquisa Ibope para presidente

Com informações do Notícias ao Minuto
A primeira pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de volta para presidente da República em 2018 revelam que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno.
Como divulgado pelo jornalista Lauro Jardim no "O Globo", em qualquer cenário, o petista tem no 35% das intenções de voto e no máximo de 36%. Já Bolsonaro tem 15% quando enfrenta Lula e 18% se enfrentar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
Nos cenários com Lula, a ex-ministra e líder da Rede Marina Silva é a terceira colocada, com 8% a 11% das intenções de voto. Se Lula não concorrer às eleições, Marina empatada com Bolsonaro na liderança.
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo João Doria têm índices entre os 5% e 7%. Ciro sobe até os 11% quando Lula é substituído por Haddad (que tem a preferência de 2%).
Na simulação com citação espontânea de candidatos, Lula tem 26% das intenções de voto (no Nordeste tem 42%) e Bolsonaro tem 9%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22. 2.002 pessoas foram entrevistadas em todos os Estados brasileiros. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Alto Taquari| Departamento de Tributos e PM realizam operação para coibir ambulantes ilegais


Com informações da ASCOM 

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio do Departamento de Fiscalização e Tributos (DFT), realizou entre sexta-feira e domingo (29/10) uma importante operação na cidade. A ação teve por objetivo inibir a venda de ambulantes irregulares (veja fotos).

O coordenador de tributos e vice-prefeito, Marco Aurélio, afirmou que esta é uma medida permanente e que visa proteger o comércio local. “Queremos resguardar o comerciante de Alto Taquari, que paga seus impostos regularmente. A maioria desses ambulantes vem para o município sem se regularizarem, prejudicando as vendas locais. A partir de agora, a fiscalização será intensificada no comércio clandestino”, destacou Marco.

Durante a operação, foram identificados os vendedores ambulantes irregulares que atuavam na cidade. Todos eles foram notificados. Já para as próximas operações, a intenção do DFT é multar e apreender a mercadoria, caso seja necessário.

Vale ressaltar que o município não proíbe a atuação de vendedores ambulantes, desde que estes estejam devidamente legalizados com o alvará, o qual é expedido no DFT, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos).


Além de Marco Aurélio, também participaram da operação os servidores Arquimedes Campos, João de Souza, Carlos Chaves, Ilana Tanaka, Kelly Koch, Danilo Borges. A ação contou ainda com a parceria da Polícia Militar (PM), sob o comando do cabo Djalma.


Produtores aceleram plantio de soja e fazem turno à noite após atraso por falta de chuva em MT

Com informações do G1

O produtores rurais estão semeando a soja durante a madrugada em Mato Grosso para manter o cronograma de plantio. Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas 26% das áreas foram semeadas devido à falta de chuvas e, no mesmo período do ano passado, esse percentual era de 42%.

O gerente da fazenda Girassol, no município de Pedra Preta, 243 km de Cuiabá, Rômulo Pereira Lemos, explica que o cronograma da plantação de soja está atrasada em aproximadamente 10 dias, e que a opção é trabalhar durante a noite para conseguir semear o algodão safrinha em janeiro de 2018.

“Já estamos fugindo da janela ideal de plantio da soja, então por isso se fez necessário trabalharmos em dois turnos e conseguir plantar o mais rápido possível e não afetar a segunda safra lá na frente”, disse.

Os 200 funcionários da fazenda estão trabalhando de manhã e à noite. Segundo Rômulo, é pago um adicional para os funcionários que trabalham durante a madrugada.

“A única diferença é que temos que pagar apenas o adicional noturno, pois o salário da safra já foi orçado”, afirmou.

Durante a noite, por causa da pouca visibilidade, os funcionários utilizam o GPS. O operador de máquina, Joaquim da Silva Ribeiro, explica que é preciso ter a atenção redobrada, pois muitas vezes a máquina pode falhar.

As sementes da soja estão sendo semeadas junto com a palha de milho, pois, segundo Rômulo, durante as próximas chuvas, ela deve reter a água no solo por mais tempo.

O supervisor de lavoura, Nilton Oliveira dos Santos, explica que cada talhão é rigorosamente verificado. Segundo ele, cada talhão deve conter 14 sementes por metro linear.

“A gente esta conferindo, vendo a quantidade de sementes, se está caindo, se a distribuição esta correta”, explicou.

Na fazenda, as sementes foram plantadas ainda com o solo seco para que, após a colheita da soja, possa ser feito o plantio do algodão. O algodão safrinha deve ser plantado no mês de janeiro.

Ainda falta pouco mais de dois mil hectares da área total do plantio, que começou com 10 dias de atraso.

Cerca de 26% da área prevista foi semeada e, no mesmo período do ano passado, esse percentual era de 42%, segundo o levantamento do Imea.

Em outra fazenda que fica em Pedra Preta, o gerente operacional David Jesus Ferreira explica que aproximadamente 30% da área não será semeada.

“Isso não estava previsto. O ideal era plantar o máximo agora no início da cultura da soja para poder plantar o algodão safrinha lá em janeiro. Então já houve essa mudança nos planos devido à falta das chuvas”, afirmou.

Na área que deveria ser plantada a semente da soja, o agricultor irá antecipar o plantio do algodão safrinha durante o mês de dezembro. Essa mudança é para tentar diminuir o prejuízo causado pelo atraso das plantações.

“Visando a cultura do algodão que poderia fazer duas safras, hoje não, esses 30% vai ser uma safra só de algodão. Nesse caso, perdemos de fazer duas safras dentro de um ano e não vai ser mais possível”, avaliou.

De acordo com David, esta é a primeira vez que a fazenda precisa realizar o plantio durante a noite,para conseguir semear os 1,5 mil hectares até o ínicio de novembro.


“Nunca tivemos a necessidade. De acordo com a quantidade de máquinas e conforme vinha a chuva, não havia necessidade de poder colocar um turno a noite”, contou.


Esporte| Na briga pelo título, Palmeiras enfrenta o Cruzeiro nesta segunda

Com informações do Notícias ao Minuto 
O Palmeiras recebe o Cruzeiro nesta segunda-feira (30), no Allianz Parque, em São Paulo, e uma vitória pode diminuir de seis para três a diferença de pontos para o líder Corinthians, que perdeu para a Ponte Preta no domingo (29).
Vale ressaltar que, com o revés do Timão, o Verdão agora depende apenas de si para ser campeão brasileiro, pois as equipes se enfrentam no próximo domingo (5) e, em caso de vitória, o Palmeiras assume a liderança da competição. As equipes ficariam com 59 pontos, mas o Porco teria uma vitória a mais.
A partida entre Palmeiras e Cruzeiro encerra a 31ª rodada do Brasileirão e o apito inicial está marcado para às 20h.
Outros jogos da segunda-feira:
Campeonato Italiano
Hellas Verona x Inter de Milão - 17h45
Campeonato Espanhol
Espanyol x Betis - 18h
Las Palmas x La Coruña - 18h
Campeonato Inglês
Burnley x Newcastle - 18h
Campeonato Argentino
Defensa y Justicia x Olimpo - 20h05
Tigre x Rosário Central - 22h05

Brasil| 3 de cada 5 brasileiras já foram vítimas de relacionamentos abusivos

Com informações do Notícias ao Minuto

Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) revela que três de cada cinco mulheres brasileiras já sofreram ou ainda vão sofrer abuso sexual dentro de casa com relacionamentos abusivos.
Como cita o "Fantástico", muitas mulheres não denunciam por conta do medo da violência piorar e também por vergonha de expôr a realidade.
O Ministério Público criou uma cartilha para que as vítimas consigam identificar se estão em um relacionamento abusivo, identificando comportamentos controladores, abuso verbal e sexual, ciúme excessivo, que é muitas vezes romantizado, entre outras características.
A alta incidência fez com que campanhas como da ONG Artemis fossem criadas. A organização expõem frases agressivas que já ouviram dos parceiros e que acabam sendo banalizadas.


Mundo| Passaporte brasileiro está entre os mais poderosos do mundo


Da Redação com Notícias ao Minuto

A Passaport Index divulgou um ranking dos passaportes que mais 'abrem portas' no mundo. A pesquisa, realizada pela empresa Arton, aponta que a Singapura tem o documento de identidade mais valioso por dar acesso a 159 nações sem a necessidade de visto. Já a Alemanha aparece em segundo lugar com livre acesso a 158 países. O pior colocado da lista foi o Afeganistão, que aparece na 94ª posição com entrada em apenas 22 países).


O Brasil está na 34º posição, entrada livre sem visto para 144 países. Na mesma posição aparece a Croácia.


domingo, 29 de outubro de 2017

Entretenimento| Eduardo Costa polemiza ao criticar transgêneros: "É o fim da picada'

Com informações do Notícias ao Minuto
Eduardo Costa faz parte do grupo de brasileiros que ficou incomodado com as obras de arte expostas no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e acabou polemizando ao revelar o que pensa sobre os transgêneros, as pessoas que não se identificam com o sexo que nasceram. Em postagem recente no Instagram, o sertanejo publicou uma foto de uma exposição do local e escreveu aquele textão para criticar, citando até o "capeta".
"Será mesmo que isso é arte? Ou será Jesus voltando? Parece que o capeta tá morando no museu de arte de São Paulo e resolveu ensinar arte pra criancinhas. Eu jamais deixaria minha filha nem ver uma foto dessas, quanto mais ir numa desgraça dessas. Ideologia de gênero, você sabe o que é isto? Então, responda aqui nos comentários. Querem fazer meninas virarem meninos e meninos virarem meninas. Uma putaria só. É o fim da picada. Tem lógica, não. Tô de cara. De cara mesmo", escreveu.
O desabafo, no entanto, rendeu uma série de críticas, até que o cantor resolveu apagar a publicação.

Novas regras: passageiros podem ser interrogados em voos para os EUA

Da Redação com Notícias ao Minuto

As empresas brasileiras vêm afirmando que a determinação implementada pelo presidente Donald Trump, que passou a exigir maior monitoramento no embarque de passageiros rumo aos Estados Unidos, não deve trazer grandes complicações à rotina dos viajantes. Mas o mesmo pode não se aplicar às empresas estrangeiras que operam voos para aquele país, segundo a coluna Mundo, da Folha de São Paulo.
A Latam é uma das companhias a informar que os procedimentos de embarque continuam iguais, assim como na Avianca e na Azul. 
De acordo com a Latam, apenas procedimentos internos, como aqueles referentes à limpeza dos aviões, foram modificados. Nas demais empresas ainda não estão esclarecidas quais alterações serão implementadas. 
A TSA, autoridade aérea americana, teria informado que as novas regras valem para todos os 2 mil voos que chegam todos os dias aos aeroportos dos Estados Unidos, mas que não há novos itens proibidos nas bagagens. Aeroportos ao redor do mundo estão intensificando a análise das malas e perguntando aos passageiros as razões da viagem e o preparo das bagagens antes do embarque. 
Algumas empresas ainda estão revisando os seus processos de embarque para o país, como a Cathay Pacific, Egyptair e Royal Jordanian, além da Emirates, Lufthansa e Air France, que operam no Brasil.
"Vamos começar a interrogar todos os nossos passageiros com destino aos EUA", teria declarado na quarta (25) Hervé Erschler, o porta-voz da Air France. A companhia aérea francesa opera 13 rotas entre a França e os EUA. Não foram divulgados detalhes sobre o teor do interrogatório.

Brasil| Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018

Com informações do Auto Esporte 

Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou na sexta-feira (27) um resolução que define as regras de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas. A medida começa a valer em 180 dias.

As punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas.

A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 - o equivalente a metade do valor da infração leve atual.

A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.

Uso de bicicletas

Já os ciclistas que andarem onde a circulação não é permitida, ou guiem de "forma agressiva", receberão multa de R$ 130,16, que é o valor da infração média. Além da multa, a bicicleta poderá ser "removida".

De acordo com o CTB, ciclistas não podem andar em vias de trânsito rápido, que não têm cruzamentos, nem pedalar sem as mãos e transportar peso incompatível.

Quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista, no mesmo sentido de circulação dos carros - ir na contramão pode dar multa.

Nas calçadas, somente desmontado ou então quando houver sinalização permitindo o tráfego de bicicletas.

Como será a multa?

Segundo o Denatran, o agente de trânsito ou autoridade que constatar a infração deverá preencher um "auto de infração", que pode ser eletrônico, com o nome completo, documento de identificação e, "quando possível", com o endereço e o CPF do infrator.

Questionado pelo G1, o órgão ainda não explicou como será feita a cobrança da multa, caso o infrator não forneça os dados, por exemplo.


Cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) terá 180 dias para implementar o modelo de multa e adequar seus procedimentos para começar a autuar pedestres e ciclistas.