;

Especiais

Bastidores da Política| Ameças, injúria e suposta compra de votos marcam o fim das Eleições Suplementares

A Justiça Eleitoral concluiu neste domingo (02/07), às 17h22, a Eleição Suplementar no município de Alto Taquari/MT. Com 2050 votos foi eleita a Coligação “Vamos Juntos” composta pelos candidatos Fabio Mauri Garbugio (prefeito) e Marco Aurélio Julien (vice-prefeito). 
Em segundo lugar, com 2014 votos, ficou a chapa majoritária da Coligação “Novos tempos, novos sonhos e novos projetos” formada por Vanderley Santeiro Teodoro (prefeito) e Gregório Moretti de Almeida (vice-prefeito). Já a Coligação "Para mudar temos que lutar" - que possui como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Mauro Andre da Silva Barbosa e Leandro Alves Almeida obteve 795 votos.
Dos 6565 eleitores do município aptos ao exercício do voto, 5005 compareceram às urnas neste domingo e destes, 4.859 escolheram uma das chapas, 49 votaram em branco e 97 nulos.
Toda a realizaçaõ da eleição foi acompanhada de perto pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, o juiz da 08ª Zona Eleitoral, Pierro da Faria Mendes e pelo promotor eleitoral, Rodrigo Ribeiro Domingues.
Ocorrências
O suplente de vereador – que atualmente está em exercício de Alto Taquari, Zumiel Barbosa Machado foi preso às 11h20 na região central do município portando uma lista com nomes de 16 eleitores e em seu celular foi encontrada uma conversa (whatsapp) com uma cidadã onde oferece vantagem indevida em troca de voto à favor da chapa majoritária composta pelos candidatos Vanderley Santeiro Teodoro (prefeito) e Gregório Tolentino Moretti de Almeida (vice-prefeito).
O delegado Thiago Damaceno lavrou o flagrante delito pelo cometimento do crime descrito no artigo 299 do Código Eleiotoral (compra de votos). O ato foi registrado no Inquérito Policial de número 49/2017. Após pagar fiança o vereador foi liberado no final do dia.
Também foram registrados três Termos Circunstanciados de Ocorrências - ameaça, injúria e transporte ilegal de eleitores. Os envolvidos foram intimados e nos próximos dias prestarão depoimento. Nestes casos, os fatos serão investigados para verificação da veracidade das informações.
Uma urna eletrônica foi substituída às 16 horas.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.