O Pentecostes foi o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus, depois da ressurreição. Esse dia marcou o início de uma nova era: a era da Igreja.
Mas esse não é o início da história do Pentecostes...
Uma celebração antiga
Depois que tirou os israelitas do Egito e os levou para a terra prometida, Deus estabeleceu algumas festas religiosas, que deveriam ser celebradas todos os anos. Uma dessas festas era a festa dos primeiros frutos, também conhecido como Pentecostes.
Pentecostes significa 50 dias, porque acontecia 50 dias (7 semanas) depois da Páscoa. No dia de Pentecostes, o povo se juntava no templo para celebrar a primeira colheita do ano, agradecendo a Deus por sua provisão. Essa era uma festa muito alegre, que os judeus ainda celebravam séculos depois, no tempo de Jesus...
Os primeiros frutos da igreja
Depois que Jesus morreu e ressuscitou na Páscoa, ele ficou algumas semanas com os discípulos e então subiu ao Céu. Agora sozinhos, os discípulos continuaram se reunindo para orar até o dia de Pentecostes.
Nesse dia, os discípulos estavam todos juntos, orando, quando o Espírito Santo desceu sobre eles como línguas de fogo e todos começaram a falar em línguas que não aprenderam! Muitos judeus de outros países tinham vindo a Jerusalém para celebrar o Pentecostes, e todos ficaram maravilhados ao ouvirem o evangelho pregado em suas próprias línguas.
Então Pedro se levantou e pregou sobre a salvação em Jesus e, nesse dia de Pentecostes, cerca de 3 mil pessoas se converteram! Essa foi a primeira vez que os discípulos pregaram sobre a morte e ressurreição de Jesus. Essa também foi a primeira grande "colheita" do evangelho.
Veja aqui mais versículos sobre a história do Pentecostes.
O Pentecostes na vida cristã
O Pentecostes foi a primeira grande experiência pessoal dos discípulos do poder do Espírito Santo. Da mesma forma, quem crê em Jesus também pode conhecer esse poder. O Espírito Santo dá coragem e capacidade para ajudar a Igreja a crescer, para que mais pessoas conheçam Jesus e sejam salvas.
O exemplo do dia de Pentecostes prova que Deus tem poder para fazer grandes milagres na igreja. Basta orar e buscar com fé e paciência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.