Educação| Inep amplia avaliação de escolas de ensino básico
Com informações do Noticias ao minuto
O Sistema Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano vai ter novidades. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (25) a portaria que estabelece as diretrizes para o planejamento e operacionalização do exame.
A ampliação do conjunto de alunos, turmas e escolas avaliados e a possibilidade de adesão de escolas privadas estão entre as principais novidades.
Por meio da coleta de dados nos sistemas de ensino e escolas, o Saeb avalia a qualidade da educação nacional, e oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais. Nesta edição, a população-alvo formado por alunos, turmas e escolas será ampliada.
Não serão avaliadas pelo Saeb turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de educação especial exclusiva, de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de ensino médio, e as escolas indígenas que não ministrem o ensino em língua portuguesa.
Participação
Para participar do Saeb 2017, todas as escolas deverão preencher o formulário do Inep com os dados declarados ao Censo Escolar 2017, entre 31 de maio a 31 de julho.
A participação no Saeb é obrigatória para as escolas públicas e facultativa para as escolas privadas. A partir desta edição, a inscrição no sistema permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.
As escolas privadas de zonas urbanas e rurais que tenham pelo menos dez alunos matriculados na terceira ou na quarta série do ensino médio e quiserem ter seus resultados divulgados devem passar por uma segunda etapa de adesão.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.