;

Especiais

Mato Grosso| Voltar Confira dicas do Procon Estadual para a Páscoa e Semana Santa


Com a proximidade da Semana Santa e da Páscoa, que neste ano será no dia 16 de abril, o Procon Estadual, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta os consumidores sobre cuidados que devem ser tomados com as compras de alimentos típicos, como os pescados e chocolates. Confira as dicas do Procon-MT:
1) Planejamento: Antes de ir às compras, faça uma lista do que deseja. Esteja ciente do quanto pode gastar sem prejudicar o orçamento, pois assim você evita compras por impulso.
2) Pesquisa: Sempre que possível, compare preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e internet. Assim, o consumidor pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa.
3) Armazenamento: Durante as compras, observe o local de armazenamento dos produtos e verifique a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor.
4) Embalagem: Leia cuidadosamente a embalagem. Elas devem conter, em linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto. Lembre-se sempre de verificar o prazo de validade. Não adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.
5) Brinquedos: Quando houver brinquedos acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada.
6) Produtos diet e light: Redobre a atenção e verifique na embalagem se realmente possuem porções reduzidas de açúcar e energia.
7) Produtos artesanais: Solicite uma degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados sendo, inclusive, obrigados a fornecer nota fiscal.
8) Importados: Devem apresentar informações sobre o produto em língua portuguesa, como identificação do fabricante/importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.
9) Pescados: Antes de comprar, verifique se há espaço na sua geladeira/freezer para produtos que precisam de refrigeração. Observe atentamente as condições de armazenamento (evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas). Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico.
10) Pesagem: Deve ser feita na presença do consumidor, assim como o embalamento do produto. No caso dos peixes frescos, caso deseje que seja embalado com gelo - para que fique protegido e preservado durante o trajeto para casa - fique atento para que o gelo não seja pesado junto com o peixe.
11) Congelados: Fique atento ao balcão refrigerado, que não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. Produtos congelados não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por processo de descongelamento.
12) Pré-embalados: Ao comprar peixe pré-embaldo, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.
13) Enlatados e conservas: Não adquira produto com lata estufada, amassada ou com pontos de ferrugem; vidros com a tampa amassada/enferrujada ou com líquido turvo/espuma, pois a integridade do alimento pode estar comprometida.
14) Promoções: Redobre a atenção e confira atentamente a validade, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer. Conforme a Lei Estadual (nº 10.231/2014), o prazo de validade de produtos alimentícios com menos de um mês para o vencimento, comercializados mediante promoção/queima de estoque/com descontos atrativos, deve ser destacado.

MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.