quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Mato Grosso| Presidente do Detran destaca ações para melhorar atendimento ao cidadão

Melhorias nas instalações físicas das unidades, uma operação limpa pátio e o agendamento para a vistoria de veículos então entre os avanços apresentados pelo presidente pelo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Arnon Osny, ao governador Pedro Taques. Os assuntos foram abordados na tarde de terça-feira (31.01), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
“O que está sendo entregue aos servidores e à população é mais do que foi feito nos últimos 10 anos pelo Detran. Começamos um trabalho contínuo. Em 2017, estão previstas intervenções em mais 10 unidades até o final do ano e, provavelmente, até o final de 2018 todas as unidades do departamento receberão algum tipo de estrutura, seja no mobiliário, ou na parte física e lógica”, conta Osny.
Conforme o presidente, até o momento 10 unidades já foram reformadas ou foram substituídas por novos imóveis locados, e em melhores condições. Entre as unidades, estão grandes polos de atendimento, como Sorriso, Rondonópolis e Várzea Grande.
“Buscamos empresários interessados em construir locações sob medida, que atendam às necessidades do Detran, com valor inferior aos praticados anteriormente. Até o momento, nós já economizamos 15% em aluguéis, de R$ 1,7 milhões para R$ 1,4 milhões”, afirma.
Ele cita ainda o envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos correios como uma novidade que está facilitando a vida do cidadão. O serviço está disponível para todo o estado no site www.mt.gov.br (aba Serviços) ou pelo aplicativo MT Cidadão (http://www.mtcidadao.mt.gov.br), disponível para androide ou IOS.
“A população recebe em até dois dias o documento em casa. A emissão de taxas, certidões, e consulta de valores de taxas já estão disponíveis nesse aplicativo. O Detran vem passando por esse processo de modernização e reestruturação e deve implantar também o atendimento eletrônico por totens nas unidades’, ressalta o presidente da autarquia.
Os servidores também receberam qualificação nos últimos dois anos. Dos 900 servidores do Detran, mais de 700 foram qualificados em 2015 e 2016. Para Arnon Osny, o objetivo é que o atendimento presencial melhore, ou seja, quando houver a necessidade de o usuário ir até a unidade do Detran, que ele seja bem atendido e informado.
Operação Limpa Pátio
A diretora de Veículos, Talita Peske, explica que desde 2015 o Detran está trabalhando para retirar dos pátios da sede todos os veículos inutilizados, e dar a destinação correta para liberação do espaço.
“Temos uma equipe, a comissão de leilão, que trabalha em todos os municípios, faz a logística da frota. A equipe já leiloou 199 veículos aptos a circular, e pretendemos no decorrer do ano leiloar mais de 900. São veículos abandonados pelo proprietário no pátio do Detran, e após 60 dias podemos notificar o usuário, e se ele não se manifestar a gente pode leiloar e vender esse bem”, esclarece a diretora.
Esta ação facilita também para quem quer adquirir um bem, pois tem a oportunidade de fazê-lo junto ao órgão. Apenas no ano de 2015, foram prensados e reciclados 6,5 mil veículos, enquanto em 2016 cerca de 8 mil unidades tiveram essa destinação. A meta da instituição, conforme a diretora, é que até o final de 2017 sejam prensados 25 mil automóveis sem condições de uso.
Agendamento de vistoria
Com o intuito de facilitar e dar celeridade ao atendimento ao cidadão, o Detran implantou o agendamento da vistoria veicular pela internet. Conforme Talita Peske, a implantação começou no polo da Capital e, gradativamente, vai atingir as unidades de acordo com a necessidade.
“É um aplicativo do aparelho que o vistoriador utiliza para reduzir em media 40% o tempo na prestação de serviço, o que vai agilizar muito para a população e para o servidor, que vai trabalhar com um equipamento melhor”, disse a diretora.
Este ano, mais seis polos receberão o agendamento, o que significa mais de 50% da frota e das pessoas que procuram o serviço do Detran no estado.

MT.GOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.