Mato Grosso| Presidente do Detran destaca ações para melhorar atendimento ao cidadão
Melhorias nas instalações físicas das unidades, uma operação limpa pátio e o agendamento para a vistoria de veículos então entre os avanços apresentados pelo presidente pelo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Arnon Osny, ao governador Pedro Taques. Os assuntos foram abordados na tarde de terça-feira (31.01), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
“O que está sendo entregue aos servidores e à população é mais do que foi feito nos últimos 10 anos pelo Detran. Começamos um trabalho contínuo. Em 2017, estão previstas intervenções em mais 10 unidades até o final do ano e, provavelmente, até o final de 2018 todas as unidades do departamento receberão algum tipo de estrutura, seja no mobiliário, ou na parte física e lógica”, conta Osny.
Conforme o presidente, até o momento 10 unidades já foram reformadas ou foram substituídas por novos imóveis locados, e em melhores condições. Entre as unidades, estão grandes polos de atendimento, como Sorriso, Rondonópolis e Várzea Grande.
“Buscamos empresários interessados em construir locações sob medida, que atendam às necessidades do Detran, com valor inferior aos praticados anteriormente. Até o momento, nós já economizamos 15% em aluguéis, de R$ 1,7 milhões para R$ 1,4 milhões”, afirma.
Ele cita ainda o envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos correios como uma novidade que está facilitando a vida do cidadão. O serviço está disponível para todo o estado no site www.mt.gov.br (aba Serviços) ou pelo aplicativo MT Cidadão (http://www.mtcidadao.mt.gov.br), disponível para androide ou IOS.
“A população recebe em até dois dias o documento em casa. A emissão de taxas, certidões, e consulta de valores de taxas já estão disponíveis nesse aplicativo. O Detran vem passando por esse processo de modernização e reestruturação e deve implantar também o atendimento eletrônico por totens nas unidades’, ressalta o presidente da autarquia.
Os servidores também receberam qualificação nos últimos dois anos. Dos 900 servidores do Detran, mais de 700 foram qualificados em 2015 e 2016. Para Arnon Osny, o objetivo é que o atendimento presencial melhore, ou seja, quando houver a necessidade de o usuário ir até a unidade do Detran, que ele seja bem atendido e informado.
Operação Limpa Pátio
A diretora de Veículos, Talita Peske, explica que desde 2015 o Detran está trabalhando para retirar dos pátios da sede todos os veículos inutilizados, e dar a destinação correta para liberação do espaço.
“Temos uma equipe, a comissão de leilão, que trabalha em todos os municípios, faz a logística da frota. A equipe já leiloou 199 veículos aptos a circular, e pretendemos no decorrer do ano leiloar mais de 900. São veículos abandonados pelo proprietário no pátio do Detran, e após 60 dias podemos notificar o usuário, e se ele não se manifestar a gente pode leiloar e vender esse bem”, esclarece a diretora.
Esta ação facilita também para quem quer adquirir um bem, pois tem a oportunidade de fazê-lo junto ao órgão. Apenas no ano de 2015, foram prensados e reciclados 6,5 mil veículos, enquanto em 2016 cerca de 8 mil unidades tiveram essa destinação. A meta da instituição, conforme a diretora, é que até o final de 2017 sejam prensados 25 mil automóveis sem condições de uso.
Agendamento de vistoria
Com o intuito de facilitar e dar celeridade ao atendimento ao cidadão, o Detran implantou o agendamento da vistoria veicular pela internet. Conforme Talita Peske, a implantação começou no polo da Capital e, gradativamente, vai atingir as unidades de acordo com a necessidade.
“É um aplicativo do aparelho que o vistoriador utiliza para reduzir em media 40% o tempo na prestação de serviço, o que vai agilizar muito para a população e para o servidor, que vai trabalhar com um equipamento melhor”, disse a diretora.
Este ano, mais seis polos receberão o agendamento, o que significa mais de 50% da frota e das pessoas que procuram o serviço do Detran no estado.
MT.GOV
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