O
Procon Estadual registrou 2.374 atendimentos em dezembro. Por meio do Sistema
Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.624 registros,
enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 750
reclamações em Mato Grosso.
No
Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 810
registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 408 atendimentos,
seguido por “Água e Esgoto”, que teve 196 registros. A terceira posição ficou
com “Telefonia Celular”, com 131 reclamações.
O
segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Serviços Privados” com 297
reclamações, registrando 66 procedimentos para a categoria “Agências e
Operadoras de viagens (pacotes turísticos)”, 64 para “TV por assinatura (Cabo,
Satélite, Etc.)” e 51 para “Estabelecimento comercial (supermercado,
loja,padaria,locadora,frutaria,etc.)”.
A
área “Assuntos Financeiros”, está em terceiro lugar do ranking, com 243
atendimentos: 62 para “Cartão de loja” 56 para “Cartão de Crédito” e 51 para
“Banco Comercial”.
Já
o setor “Produtos”, ocupa a quarta posição, com 238 procedimentos, 58 para
“Telefone” (convencional, celular, interfone, etc), 18 para a categoria
“Acessório para Vestuário” (Bolsa, Cinto, Chapéu, Guarda-chuva, Joia,
Bijuteria, Luva, etc.) e 14 para “Vestuário ” (Calçado/Roupa).
O
setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking, com 24 reclamações, seguido pela
área “Habitação” com oito reclamações. A última posição ficou com a categoria
“Alimentos” com quatro registros apenas.
Integram
o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e
nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia
Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento
online
Por
meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 750 reclamações em
Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 318 registros; em
segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 248 reclamações; e em terceiro,
“Produtos de Telefonia e Informática”, com 100 registros.
Em
quarto lugar está a categoria “Demais Produtos” com 26 registros. “Produtos
Eletrodomésticos e Eletrônicos” ficou na quinta posição do ranking, com 23
reclamações, seguido de “Transportes” que, com 18 registros, ocupa a sexta
posição. No sétimo lugar aparece “Demais Serviços”, com sete reclamações,
seguido de “Turismo/Viagens” com quatro registros na oitava posição.
As
categorias “Água, energia e gás”, “Alimentos” e “Educação” ficaram empatadas
com um registro cada. O setor “Habitação” não teve reclamações registradas no
mês de dezembro na plataforma www.consumidor.gov.br.
Serviço
O
Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça
(do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda
a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências,
consulta de processos e protocolo de documentos.
No
posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda
a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 09h às 19h.
No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a
sexta-feira, das 7h às 18h.
Portal MT.GOV
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