O
boliviano Erwin Tumiri, um dos seis sobreviventes da queda do voo da
Chapecoense, na madrugada desta terça-feira (29), revelou à imprensa como
escapou com vida do trágico acidente que deixou 71 mortos.
Parte
da tripulação, o comissário afirmou que não perdeu a vida porque seguiu um
protocolo de segurança recomendado para desastres aéreos, segundo o Pragmatismo
Político.
De
acordo com Erwin, ele permaneceu em posição fetal com uma mala entre as pernas,
amenizando o impacto da queda.
“Sobrevivi
porque segui todos os protocolos de segurança” disse. “Com a situação de
pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei uma
mala entre as pernas e fiquei na posição fetal, recomendada para acidentes”
completou, em entrevista ao jornal boliviano La Razón.
Erwin
Tumiri era um dos nove bolivianos presentes no voo. Dois sobreviveram. A outra
sobrevivente foi a assistente de bordo Ximena Suárez. Já os pilotos Miguel
Quiroga, Ovar Goitia e Sisy Arias, além dos tripulantes Rommel Vacaflores, Alex
Quispe, Gustavo Encinas e Angel Lugo morreram no acidente.
No
voo que transportava a Chapecoense para a Colômbia, 71 pessoas morreram, entre
elas dezenas de jornalistas, 19 jogadores do clube, a comissão técnica
encabeçada por Caio Júnior, dirigentes do Chape, o presidente da Federação
Catarinense (Delfim Peixoto).
Além
de Erwin e Ximena, três jogadores da Chapecoense (Alan Ruschel, Follmann e
Neto) sobreviveram, assim como o jornalista Rafael Henzel.O goleiro Danilo
chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
O que fazer em
emergências?
Conforme
o Live Science e com a NTSB, uma organização norte-americana independente que é
responsável pela investigação de acidentes aéreos, mais de 95% dos passageiros
envolvidos em desastres sobrevivem.
Embora
algumas vezes seja impossível escapar com vida, existem algumas medidas que
podem aumentar as chances de sobrevivência.
Posição:
Os momentos mais críticos durante um voo são os três minutos após a decolagem e
os oito minutos antes do pouso. Em caso de manobras críticas e pouso forçado,
posicione as suas mãos cruzadas sobre a poltrona da frente e apoie a testa nas
mãos. Se não existir nenhum assento à sua frente, deite-se sobre as pernas e abrace-as,
mantendo a cabeça baixa.
Os
pés devem ficar ao máximo para trás, pois, no caso de um impacto, ajudaria a
prevenir canelas e pés sendo quebrado contra a base do assento à frente, o que
também atrapalharia uma possível evacuação.
Lugar:
Estudos e estatísticas sobre qual seria a área mais segura de um avião, entram
em consenso de que a região traseira seria a que apresenta o maior índice de
sobrevivência.
Roupas:68%
das vítimas de acidentes aéreos morreram devido a incêndios pós-queda, aponta
um relatório da NTSB. Portanto, o uso de calçados adequados e roupas que possam
proteger a pele são as escolhas mais inteligentes.
Noticias ao minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.