;

Especiais

Mundo| Legado de Obama pode ser destruído por Trump em pouco tempo

Com o controle da maioria da Câmara e do Senado, o recém presidente norte-americano, Donald Trump, poderá reverter rapidamente as principais iniciativas do governo de Barack Obama.

Nos últimos três anos, por ter a minoria no Congresso, Obama teve que recorrer a decretos presidenciais para poder governar. Ao todo, o presidente em exercício assinou 235 decretos, estipulando regras ou alterações em leis vigentes e ignorando o Congresso.

Entre os decretos mais significantes, Obama proibiu a deportação de menores filhos de imigrantes ilegais, instituiu regras limitando a emissão de gás de usinas de energia e aumentou o salário mínimo requerido por empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo federal.

Durante a campanha, Trump também avisou que, uma vez presidente, acabaria com outros dois compromissos internacionais assinados por Obama: o combate as mudanças climáticas e o acordo de não-proliferação nuclear com o Irã.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, Trump também poderá paralisar as negociações da chamada Parceria Transpacífica (TPP), um acordo comercial entre 12 países.

A Lei da Saúde Acessível, conhecida como Obamacare, também está na lista de programas que poderão ser cancelados.

"No curto prazo, o Obamacare deve ser cancelado pelo Trump, mas não se sabe como ele será substituído", disse à Folha o cientista político MIchael Traugott, professor emérito da Universidade de Michigan.


"A longo prazo, o legado de Obama será mesmo ameaçado pelas indicações de Trump à Corte Suprema, onde muito pode mudar, dos direitos civis ao meio ambiente", destaca o professor Traugott.

Do Noticias ao Minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.