;

Especiais

Educação| Suspeitos de fraudar Enem têm prisão preventiva decretada

Cinco suspeitos envolvidos no esquema de fraudes no Enem 2016 tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal em Montes Claros. Três deles são apontados como líderes do esquema, segundo a Polícia Federal. A decisão foi do juiz Marco Fratezzi, da 3ª Vara Federal de Montes Claros, expedida na sexta-feira (11).

“Ainda não tive acesso integral ao processo, mas a prisão preventiva já era esperada, uma vez que ainda terá a segunda etapa de aplicação das provas do Enem. Encaramos esta conversão, de temporária em preventiva, como parte da investigação”, explica Wellington Tavares, que defende Arnon Kelson da Silva e Santos, preso desde o domingo (6), na operação Embuste, da Polícia Federal.

Segundo o G1, a Justiça expediu 28 mandados, sendo quatro de prisão temporária. Ao total foram presas 12 pessoas envolvidas no esquema. Além de Arnon Kelson, Rodrigo Ferreira Viana e Jonathan Galdino dos Santos também são apontados como líderes do esquema e estão presos preventivamente.

Também permanecem presos Felipe Allan Araújo Nunes e Olavo Martins, apontados como os responsáveis em responder a prova e repassar o gabarito aos fraudadores.


O grupo participa de uma organização criminosa suspeita de fraudar processos seletivos para universidades. A operação Embuste cumpriu mandados em três estados: Minas Gerais, Bahia e Ceará.

MSN

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.