;

Especiais

Brasil| Maior superlua desde 1948 será vista segunda-feira em todo o país

Brasileiros terão a chance de assistir, na próxima segunda-feira, a lua bem pertinho da Terra desde 1948 — a ‘apenas’ cerca de 355 mil quilômetros. Já considerado a ‘super-superlua’, o fenômeno terá seu ápice durante o dia, às 11 horas e 52 minutos, o que dificulta a visibilidade. Mas na noite anterior e na própria noite do dia 14, a lua já vai estar maior do que o normal e será possível observar o fenômeno. Outro igual só no dia 25 de novembro de 2034, preveem especialistas.

A superlua é um fenômeno comum, que ocorre em média seis vezes por ano. Em 2016, são três consecutivas: nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro. O fenômeno ocorre quando a lua cheia ou nova atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita mensal. Neste mês, ela entra na fase cheia duas horas antes, o que faz com que esta seja uma superlua ainda maior.

A agência espacial norte-americana Nasa informou que a lua deve chegar a um tamanho 14% superior e ficar 30% mais brilhante do que uma lua cheia no ápice da sua órbita. Mas, visualmente, a diferença entre a superlua de novembro e outras não é percebida a olho nu, apenas pelo telescópio.


Técnicos do Observatório do Instituto de Astronomia da USP em Valinhos (SP) informam que a melhor maneira de ver a superlua é em lugar aberto, distante da iluminação urbana.De preferência fora da cidade ou em uma montanha, já que muitas vezes a poluição, as luzes e os prédios escondem o horizonte e só fica possível observar a lua quando ela estiver bem no alto do céu.


O Dia 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.