quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Educação| Mato Grosso tem 5 escolas entre as mil melhores do Brasil no Enem 2015

Em Mato Grosso, cinco escolas ficaram entre as mil com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento, considera as notas dos alunos nas provas objetivas (excluindo a redação). Das cinco melhores escolas do estado, todas pertencem ao sistema privado de ensino.
Ao todo, no Brasil, 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país fizeram a prova no ano passado.

O Colégio Isaac Newton, escola com a melhor nota do estado, obteve uma média de 619,71 pontos nas provas objetivas. A maior pontuação dos alunos da unidade escolar foi na prova de matemática, com uma média de 665,50 pontos. O colégio, que pertence ao sistema privado, tem um nível socioeconômico alto, segundo os indicadores do Inep.

Para a coordenação da escola, o trabalho dos professores focado no Enem colaborou para o desempenho da unidade. “Temos feito muito treino com nossos alunos nos moldes da prova oficial para o aluno ter domínio do tempo e não se perder na hora da prova”, afirmou a coordenadora Nilza Helena Pietro da Silva.

Das cinco melhores escolas de Mato Grosso, três ficam em Cuiabá. As outras estão nos municípios de Sinop e Tangará da Serra, a 503 e 242 km da capital, respectivamente.

Ao todo, os estudantes de 296 escolas de Mato Grosso fizeram a prova do Enem no último ano. Desse total, 199 são escolas estaduais e 97 são unidades privadas.

Com uma nota média de 430,98 pontos, a Escola Estadual Benedita Augusta Lemes, na zona rural de Jangada a 82 km de Cuiabá, foi a unidade com o pior desempenho. O G1 não conseguiu contato com a direção da escola.

100 melhores de Mato Grosso

Considerando a média das quatro provas objetivas [matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza], a comparação entre as escolas mostra que há uma grande lacuna entre como as redes privadas e públicas se saem no exame.

Em Mato Grosso das 100 melhores cidades no levantamento do Inep, 86 são do sistema privado de ensino e apenas 14 são públicas.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) alegou que já conhecia a realidade do ensino médio no estado. Por nota, a pasta informou que realizou uma avaliação para fazer um diagnóstico e prever ações que preparem os estudantes da rede pública para o Enem. Entre as ações, estão previstos os lançamentos de aplicativos que devem auxiliar os alunos.

Veja as 10 escolas de Mato Grosso com as maiores médias nas provas objetivas:

1 – Colégio Isaac Newton (Cuiabá) – privada – média 619,71

2 – Farina Sistema de Ensino (Cuiabá) – privada – média 617,03

3 – Colégio Maxi (Cuiabá) – privada – média 614,34

4 – Colégio Regina Pacis (Sinop) – privada – média 606,00

5 – Instituto Presbiteriano Educação Simonton (Tangará da Serra) – privada – média 602,47

6 – Centro de Educação Básica São José (Sorriso) – privada – média 591,73

7 – Colégio La Salle (Lucas do Rio Verde) – privada – média 591,31

8 – CE Piaget Ensino de I e II graus   (Lucas do Rio Verde) – privada – média 590,94

9 – Colégio Salesiano São Gonçalo (Cuiabá) – privada – média 589,93


10 – Colégio Christiane Archer Dal Bosco (Sinop) – privada – média 587,37

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.