;

Especiais

Mato Grosso| TRE-MT adere à campanha Setembro Amarelo

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a liga de psiquiatras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aderiu à campanha "Setembro Amarelo", que visa alertar e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.

Desde 2014 o mês de setembro ganhou a cor amarela, mas é especificamente o dia 10 em que se faz a alusão ao dia do combate ao suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) nove em cada 10 casos podem ser prevenidos, desde que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está ao seu redor.

Durante o mês de setembro, a Coordenadoria de Assistência Médica e Social do TRE-MT, vem desenvolvendo ações que propagam informações a respeito da prevenção do autoextermínio. Uma das medidas é a divulgação de uma cartilha que contém mensagens informativas e didáticas, que orientam o leitor  sobre a importância de ter diálogos a respeito do suicídio, mitos, fatores de risco e de proteção e possíveis ações de intervenção.
Uma palestra de conscientização também será uma das ações adotadas pelo Tribunal, que fará a "Roda de Conversa sobre Suicídio" com os servidores, funcionários e estagiários da Instituição. A palestra será ministrada pela psiquiatra Ângela Cristina Cezar Terzian e acontecerá no próximo dia 16, às 15h, no Tribunal.

Sobre o CVV

O Centro de Valorização da Vida foi fundado em São Paulo, no ano de 1962. Idealizada como uma associação civil sem fins lucrativos e filantrópica, a Instituição é reconhecida desde 1973 como de Utilidade Pública Federal. A organização presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que necessitam conversar, de forma sigilosa.

Os atendimentos são realizados pelo telefone 141 – que funciona 24 horas –, pelo site www.cvv.org.br ou por e-mail. O atendimento também pode ser feito nos 70 postos físicos situados no país.


Em Cuiabá, a população pode encontrar o CVV na Rua Comandante Costa, 296, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Além do número 141, a população da capital e região pode ligar no telefone 65 3321-4111.

Do TRE-MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.