;

Especiais

Economia| Passagens aéreas podem ficar mais caras a partir de outubro

O consumidor pode pagar mais caro pelas passagens aéreas a partir do mês de outubro. Quem afirmou o possível aumento de valor foi a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) na última terça-feira (20).

De acordo com o jornal Brasil Econômico, o preço pode subir, caso haja aumento nos tributos sobre o leasing, que é o aluguel de aviões, feitos na Irlanda. Isso se deve à possibilidade do Fisco incluir a Irlanda na lista de paraísos fiscais.

Com isso, os contratos de leasing de aviões irlandeses, que atualmente não são taxados, podem passar a pagar 25% de tributos, que terá impacto de cerca de R$ 1 bilhão por ano para as companhias aéreas e no preço das passagens.

Para se ter ideia, das quase 500 aeronaves que estão operando no Brasil, pelo menos metade delas é alugada na Irlanda. O tamanho do aumento ainda não foi detalhado.

Segundo a legislação brasileira, paraíso fiscal é um país ou território que não tribute a renda ou cobre alíquota máxima inferior a 20%, ou um país que não permita o acesso a informações sobre a propriedade de empresas ou sobre beneficiários de rendimentos no exterior.


O presidente da associação, Eduardo Sanovicz, se reuniu com os presidentes das principais companhias aéreas do País e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para pedir a manutenção da alíquota zero nas transações.

Do Noticiasaominuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.