;

Especiais

Brasil| Lei permite trocar o feriado de quarta por folga na sexta; entenda

"O brasileiro é um feriado", já afirmou Nelson Rodrigues. Se for um feriadão, mais ainda. Para não perder a chance de um feriado prolongado, visto que os próximos três, de Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) caem em quartas-feiras, agora há a possibilidade de negociar com a empresa para trabalhar na quarta-feira e tirar a sexta de folga.

A sócia do Demarest Advogados, Cássia Pizzoti, afirma que isso está previsto na legislação trabalhista: "Trabalhar em um dia de feriado é possível desde que haja uma folga compensatória, mas isso deve ser acertado com antecedência", afirma.

A especialista aponta que apenas algumas empresas podem oferecer essa troca aos seus funcionários, pois algumas não têm autorização para funcionar em fins de semana, segundo informa a Folha de S. Paulo.

"É uma prerrogativa da empresa negociar o feriado com o funcionário, mas em tese não teria problema", diz.


A outra opção é: se o funcionário não quiser tirar a folga e vier trabalhar em um feriado, a empresa deve pagar o dia em dobro.

Do noticiasaominuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.