Brasil| Greve dos bancários fecha mais de 12 mil agências no país
A
greve dos bancários chegou ao nono dia e cresceu. São 12.386 agências e 46
Centros Administrativos que tiveram as atividades paralisadas. O número
corresponde a 53% das agências no Brasil, de acordo com o sindicato nacional da
categoria, Contraf-CUT.
Iniciada
na terça-feira (6), a greve continua após reunião entre a categoria e os bancos
terminar sem acordo nesta terça (13). Uma nova rodada de negociações foi
marcada para esta quinta-feira (15).
A
Fenaban (braço sindical da Febraban, que representa os bancos) manteve a
proposta apresentada na sexta-feira (9), em que oferece reajuste salarial de 7%
mais abono de R$ 3.300.
Os
trabalhadores pedem reajuste de 5% mais a inflação no período, que até agosto foi
de 9,62%, além do equivalente a um salário mínimo de benefícios como vale
refeição, vale alimentação e auxílio creche.
"Vamos
reforçar a nossa mobilização em todo o país e esperamos que os bancos
apresentem uma proposta que contemple nossa pauta na próxima reunião",
diz, em nota, Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT.
Em
2015, os bancários pararam por 21 dias e conseguiram um reajuste de 10%, com
ganho real de 0,11%.
O QUE OS BANCÁRIOS PEDEM
>
reajuste - 5% mais a inflação de 9,62%
>
benefícios - R$ 880 em vales-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche
>
piso - R$ 3.940,24 (equivalente ao salário mínimo do Dieese)
O QUE OS BANCOS OFERECEM
>
reajuste - 7% sobre salário e benefícios
>
abono - R$ 3.300
>
piso - R$ 2.856,31
BANCOS DURANTE A GREVE
1
- Pagar contas
O
cliente do banco pode utilizar internet banking e aplicativos para celular do
banco para efetuar o pagamento. Para isso, confira se as senhas os aplicativos
estão funcionando e vá a agências ainda não paralisadas para atualizá-las. Os
caixas eletrônicos e correspondentes bancários, como agências lotéricas,
Correios e até alguns supermercados também recebem pagamentos de contas.
Em
caso de dificuldade, o cliente pode entrar em contato com a empresa e pedir
alternativas para realizar o pagamento. É importante registrar o pedido,
enviando por e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento. Caso o
fornecedor não dê opções para pagar a conta, o consumidor deve usar esses
documentos para reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
2
- Transferências de dinheiro
É
possível fazer por internet banking, celular, caixa eletrônico e atendimento
por telefone.
Atenção:
os valores das transferências podem ser limitados por esses canais, dependendo
do seu perfil de renda e padrão de gastos. Se existe a previsão de uma transferência
nos próximos dias, procure uma agência que ainda esteja funcionando.
3
- Investimentos e resgates
Também
podem ser feitos por internet, aplicativo, caixa eletrônico e central de
atendimento por telefone. Seja qual for o canal de atendimento, lembre-se de
pesquisar o rendimento oferecido e as taxas cobradas para aplicar ou resgatar o
dinheiro aplicado
4
- Empréstimos e financiamentos
Os
bancos também oferecem crédito pessoal em condições pré-aprovadas nas
plataformas de atendimento eletrônico. Lembre-se, no entanto, que as taxas
nessas modalidades costumam ser altas e devem ser usadas apenas em emergências.
Para
quem precisa renegociar dívidas, os grandes bancos oferecem plataformas de
renegociação sem atendimento ou então permitem o envio de propostas pela
internet.
A
documentação para financiamento imobiliário é entregue na agência. Esse tipo de
crédito tende a ficar suspenso durante a greve.
Do Noticiasaominuto
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