;

Especiais

Mato Grosso| Produção de etanol deve cair mais de 30% na nova safra, diz Conab

A produção total de etanol em Mato Grosso deve sofrer queda de 31,6% na safra 2016/2017, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa do órgão, é de que na nova safra sejam gerados, pelo menos, 907.025 mil litros de etanol. Na safra 2015/2016, o estado produziu mais de um milhão de litros de etanol total. Uma das justificativas para a queda na produção, segundo a Conab, foi a diminuição da área destinada à plantação de cana-de-açúcar.

A queda na produção de cana, afeta diretamente a produção de etanol e o bolso do consumidor. Segundo a Conab, a produção de etanol anidro, utilizada na mistura com a gasolina, deve cair cerca de 10% na nova safra. No último ano, foram produzidos 528 mil litros do combustível. A expectativa é de que sejam produzidos 470 mil litros de etanol anidro na nova safra.

A produção de etanol hidratado, o combustível propriamente dito, é a que deve apresentar maior queda, segundo a estimativa. A expectativa é que Mato Grosso produza apenas 436.555 mil litros do combustível. Uma queda de 45% em relação a última safra, quando foram produzidos 798 mil litros de etanol hidratado.

A justificava para a queda na produção, segundo a Conab é a diminuição da área destinada à plantação de cana-de-açúcar. No estado, a área cultivada com a planta passou de 232,8 mil hectares na última safra, para 230,2 mil hectares este ano. O órgão espera que sejam colhidos cerca de 15 mil toneladas de cana na safra 2016/2017. Ainda segundo o órgão, a estiagem também afetou a produção dos canaviais em Mato Grosso.

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool-MT) contesta os dados da Conab e diz que a produção no estado deve seguir dentro da normalidade. "Nós nos reunimos com todos os associados para saber qual era a realidade nas lavouras e os dados apontam que a colheita deve seguir normalmente", afirmou.


A expectativa do sindicato é de colher 17 mil toneladas de cana-de-açúcar e produzir um total de 600 mil litros de etanol hidatratato e, cerca de, 550 mil litros de etanol anidro.

Do G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.