;

Especiais

Mato Grosso| Após greve, alunos Unemat devem retornar às aulas nesta segunda


Os estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) devem retornar às salas de aula nesta segunda-feira (8), após mais de dois meses de greve dos professores da instituição. Em assembleia, a categoria dos servidores decidiu suspender a paralisação na quinta-feira (4), mas manter o estado de greve. Um novo calendário acadêmico ainda deve ser formulado pelos professores para a reposição das aulas. As aulas serão retomadas nos 13 campi da instituição.

Ao todo, a instituição tem 1,2 mil professores. Os servidores cobravam o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) de 2015, fixada em 11,28%. Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), 278 professores votaram a favor da suspensão da greve, enquanto 165 foram contrários à suspensão.

A greve dos servidores  chegou suspender o vestibular para os novos alunos. Segundo a Unemat, 14.860 candidatos se inscreveram no vestibular. A greve na instituição atingiu os campi de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciana, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sino e Tangará da Serra.

RGA


O valor da RGA, que deve ser paga aos servidores servidores ativos, inativos e pensionistas do estado, foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governo no dia 1º de junho. A lei prevê pagar 7,36% de reposição salarial em três parcelas. Os outros 3,92% também seriam pagos no ano que vem, mas condicionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa limite máximo de gasto do estado com a folha de pagamento a 49% da Receita Corrente Líquida.

Do G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.