;

Especiais

Esporte| Fla tenta antecipar volta 'pra casa' e espera fazer até 7 jogos do Brasileiro no Maracanã

O Flamengo espera disputar até sete jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã. Para isso, se movimenta nos bastidores que envolvem o consórcio encabeçado pela Odebrecht, que ainda não entregou o estádio como pretende, o Comitê Olímpico e o governo do Estado do Rio de Janeiro. Um quebra-cabeça político em ano de eleições.

As Olimpíadas começaram em 5 de agosto e vão até o dia 21. Já as Paralimpíadas serão realizadas entre 7 e 18 de setembro. Nos Jogos em andamento, o primeiro cotejo de futebol ocorrerá 12 dias após a abertura, realizada sem gramado. Em tese 12 dias após o encerramento do segundo evento seria viável a volta do futebol doméstico.

O encerramento das Paralimpíadas será em 18 de setembro e depois substituirão o gramado. Por isso, com mais 12 dias o clube crê que em partidas no final de semana de 1º e 2 de outubro. Mas paralela à instalação do piso, o Comitê precisará fazer o estádio voltar ao que era antes dos Jogos, pois outras alterações aconteceram.

Por isso, nos bastidores rubro-negros acredita-se que com uma mobilIzação a peleja diante do Cruzeiro, em 25 de setembro, possa acontecer no Maracanã. Contudo o cenário é mais complexo. O Flamengo dependeria do Comitê e do que restou do consórcio para transformar o local a tempo de lá enfrentar a equipe Celeste.

Mas no momento isso é improvável. A tendência é o clube voltar ao estádio diante do Santa Cruz ou no clássico com o Fluminense. Aí com mando do clube tricolor, que não demonstra tanta pressa no retorno, pois conta com o estádio do América para realizar partidas sem ter que deixar a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Flamengo no Maracanã?
25/9 - Cruzeiro
5/10 - Santa Cruz
12/10 - Fluminense
23/10 - Corinthians
6/11 - Botafogo
20/11 - Coritiba
27/11 - Santos

A pior das hipóteses seria a reabertura para o futebol doméstico somente em novembro, como a concessionária comunicou a donos de cadeiras cativas. Aí seriam só três jogos. Por isso o clube tem conversado com pessoas ligadas ao governo do Estado e Odebrecht, ansiosa por devolver o Maracanã ao poder público ou outro interessado.

O edital que deu ao grupo o poder sobre o estádio impede que clubes o administrem, ou seja, para Flamengo e/ou Fluminense terem tal direito, seria necessária nova licitação, invável num prazo tão curto. Como o consórcio já não conta com equipes que faziam a "arena" funcionar, uma possibilidade seria o próprio clube assumir a operação, pagando uma taxa a título de aluguel.


Mais do que uma simples negociação, trata-se de um jogo político complexo num ano eleitoral, não por acaso o prefeito do Rio já dispara seus factoides. Com o Flamengo correndo contra o tempo para recuperar o real mando de campo na esperança de que, conseguindo, isso possa fazer diferença no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Do Uol/ESPN

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.