Educação| Enem deve mudar 'só no ano que vem', diz presidente do Inep
Três
meses depois de assumir a presidência do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela
realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a educadora Maria Inês
Fini já faz planos de mudar o exame, mas não anuncia novas medidas. A docente e
doutora em educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que passa
pela segunda vez pelo órgão, diz que a prova nunca foi planejada como
vestibular nacional. "Se o nosso ministro concordar, já em 2017 teremos
alguma mudança", diz. Mas para a edição deste ano, já pronta, os
candidatos não devem esperar novidades.
Em
entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, Maria Inês faz críticas às
gestões anteriores do Ministério da Educação (MEC) e diz que a crise econômica
motivou uma "racionalização" de recursos. Diz ainda que há uma
contaminação ideológica nos materiais didáticos das escolas públicas e que isto
pode mudar com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definirá os conteúdos
a serem ensinados nas salas de aula de todo o País. Veja trechos da entrevista:
Haverá mudanças na edição
deste ano do Enem?
Para
este ano o Enem já estava planejando, encaminhado, com toda uma operação
logística planejada. Só não estava contratada a empresa para fazer a aplicação
da prova, e isto foi nossa primeira providência. Em relação à segurança da
prova, todos os procedimentos já haviam sido adotados e estão mantidos. A prova
já está na gráfica, está sendo manipulada e ainda tem os moldes do modelo
anterior, exatamente como vinha sendo.
E a partir do ano que vem?
Podemos esperar por reformulações na avaliação?
Estamos
em um grande movimento de mudança do ensino médio. O Enem nunca foi planejado
como política pública para ser vestibular nacional. Ele foi planejado para ser
uma avaliação dos alunos ao final da escolaridade básica, que termina no ensino
médio. E ele, em 2009, perde essa característica e ganha as do exame vestibular
nacional. Nesse momento, o Brasil discute o projeto de lei, já bastante
amadurecido, acerca de uma nova arquitetura para o ensino médio. Então há toda
uma flexibilização no currículo e há um impacto da base nacional curricular
comum também. Então toda essa movimentação, que o Inep acompanha com bastante
celeridade, seguramente vai impactar como uma nova referencia da avaliação do
ensino médio. Se o nosso ministro concordar, e ele parece concordar, já em 2017
teremos alguma mudança. Sem que o exame perca todas a possibilidade de associar
a ele as vantagens que vem sendo atribuídas a ele para os jovens, como Sisu,
Prouni e Fies.
Mas o que seriam estas
mudanças na prática?
Da
estruturação pedagógica, científica, metodológica e de medida da prova. Ninguém
vai inventar a roda. Não existe outra matemática ou outra linguagem. Apenas
serão outras características na estrutura da prova.
A prioridade continua
sendo a interdisciplinaridades?
A
contextualização dos conteúdos em torno da resolução dos problemas é a mais
moderna maneira de avaliar aprendizagem.
Houve
cortes no orçamento do MEC que também afetaram o Inep, com demissões. De que
forma a sra lidará com as mudanças?
O
que tenho assistido, e acompanho muito as ações do meu ministro, é uma
racionalidade de recursos em torno de projetos reais. Nós tínhamos uma série de
ações que foram desencadeadas cujo efeito nunca foi acompanhado, monitorado ou
medido. Acredito que a racionalidade da aplicação dos recursos não vai
prejudicar nenhuma das políticas fundamentais, que garantem alfabetização de
crianças, formação de professores. Trabalhamos com orçamento bastante apertado
no Inep, é o menor de todas as autarquias no MEC. Mas as ações estruturais não
serão prejudicadas.
Que ações são essas que a
sra. critica?
Uma
série. Por exemplo, bolsa de professores. Tínhamos 23 programas de bolsa de
professores sem que se visualizasse nenhum tipo de melhoria de aprendizagem dos
alunos em decorrência disso. Têm de ser revistas. Professor tem que ter bolsa?
Tem sim. Mas com uma direção específica de melhoria da qualidade dos nossos
alunos. Todos os programas.
Haverá mudanças nas
avaliações nacionais (Avaliação Nacional de Alfabetização e Prova Brasil)?
Só
mudaremos a avaliação se a política de alfabetização mudar. Suponhamos que o
Brasil decida que vamos alfabetizar a criança aos 7 anos. A ANA será mantida.
Na Prova Brasil também. Temos de olhar para a prova à luz daquilo que vamos
declarar que vamos ensinar. Ela tem que ser revista à luz dos conteúdos que
serão praticados, mas nada que desestabilize as avaliações.
O
MEC vinha fazendo um esforço de levar os dados dessas avaliações para perto da
escola e dos gestores e professores. Isto será mantido?
O
que nós fazemos é avaliação em larga escala. Fornecemos informações e
interpretações para os gestores dos sistemas e redes de ensino. A Prova Brasil
foi uma tentativa de usar as mesmas referências dessa avaliação em larga escala
para ajudar as turmas de alunos, mas ela não dá resultado para o aluno. Quem dá
o resultado para o aluno é o Enem. Quem faz a avaliação processual é a escola,
não o MEC, que cria indicadores para gestão da aprendizagem.
Como
a sra. vê o debate sobre o projeto Escola sem Partido? (projeto que prevê
punição aos professores que emitam opiniões consideradas
"ideológicas" em sala de aula).É
uma boa discussão para o Brasil. Você tem aí uma questão que está eivada de
valores e é dificílimo ter uma posição comum. Mas o diálogo está aberto e não
há nenhuma posição firmada.
Há, de fato, uma ideologia
predominante no ensino brasileiro?
Nos
livros? Lógico que existe. Não sou eu que estou falando. Você tem toda uma
visão de história, uma aprovação dos livros didáticos. (Uma visão única) nos comitês,
nas comissões, em diretrizes de orientação. Mas eu não quero falar disso.
E esta
"ideologização" pode ser mudada?
Pode.
A Base Curricular Nacional Comum está potencializando uma série de questões.
Essa é uma questão que vai ter que ser contemplada. Vai ter que se dizer alguma
coisa, a favor ou contra. É uma questão que precisa ser amadurecida.
A
sra. entende que essa escolha ideológica teve ou tem algum reflexo na produção
do questionário do Enem?
Não
vou falar de como a prova é feita hoje. Acho que o exame está muito bem
cuidado. Mas não há como não enfrentar essa questão. Vai negar o quê? A
história? A filosofia? Ou a própria sociologia? O que não pode é dirigir o
pensamento, obrigar o pensamento único aos nossos jovens brasileiros.
Como ficará a nova
avaliação nacional de estudantes de medicina?
Está
bem estruturada. Não é a mesma avaliação do Revalida. Instituí um grupo de
apoio e estamos com tudo pronto para a divulgação, que deve acontecer em breve.
Não será a mesma do Revalida, que era a avaliação para o sexto ano de medicina.
Quando cheguei aqui, era a mesma prova para ser aplicada aos alunos do segundo
ano. Uma revalidação de diploma é bem diferente de uma avaliação dos alunos do
curso de medicina, como prevê a lei do Mais Médicos. Obriga que o Inep faça, a
cada dois anos - no segundo, quarto e sexto ano. nesse ano, vamos fazer para o
segundo ano.
Do Notíciasaominuto
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