Carros e Motos| Harley-Davidson Iron 883 é a porta de entrada para o mundo Harley
É
uma das marcas de motocicletas mais antigas do mundo, por isso pode se dar ao
luxo de não mudar nunca. Ou de, pelo menos, mudar muito pouco. Eu não pilotava
uma Harley-Davidson Sportster há mais ou menos uma década e, confesso, achei
que essa família de motocicletas de entrada da marca norte-americana pudesse
surpreender-me com alguma novidade na Harley-Davidson Iron 883.
Mas
não. Exatamente a mesma motocicleta de antes. É claro que o visual dark da
Harley-Davidson Iron 883, que lhe permite o intrigante nome “Iron”, é uma das
poucas novidades permitidas à essa motocicleta. Outra delas é o freio com ABS
de série, assim como o sistema “keyless”, praticíssimo.
A
maior e melhor inovação nesse modelo cinqüentão, no entanto – a primeira
Sportster surgiu em 1957 –, eu só poderia notar se tivesse acompanhado a sua
sutil evolução. Trata-se das novas suspensões dianteira e traseira, que deram
uma nova vida à estabilidade dinâmica da motocicleta. Mesmo assim ela continua
sendo um meio caminho entre uma custom e uma street, com algumas
características desses dois tipos de motocicletas que se destacam.
A
posição do piloto da Harley-Davidson Iron 883 é uma delas, com as pedaleiras
não tão adiantadas porém mais á frente do que o que se esperaria. Isso causa
aos menos habituados com a família Sportster uma série de hematomas e na batata
da perna e algumas canelas roxas. O banco baixo que mantém as pernas bem flexionadas
é outro detalhe que afugenta os candidatos a proprietários de maior estatura.
Tradição quase religiosa
Apesar
de algumas descrições com aparente jeitão de criticas, Harley-Davidson
Sportster não tem defeitos. Esses detalhes são mesmo as suas características
que, se não mudaram até agora, jamais vão mudar. E é assim que os “harleiros”
gostam dela. O melhor de qualquer Harley-Davidson de mesmo o espírito do
motociclismo que ela inspira em todos. Alguns até chamam essa obsessão pela
marca de “religião”, e é quase isso. E a Harley-Davidson Iron 883, mesmo sendo
a porta de entrada desse maravilhoso mundo da Harley-Davidson, carrega consigo
toda essa energia.
Visualmente,
dentro de sua concepção muito particular, a Iron é linda, mesmo para os
“não-harleiros”. O conceito simplista Dark Custom, esse sim, transformaram a
quase sem graça Sportster de antes em uma motocicleta que chama bastante a
atenção das pessoas nas ruas. Quase tudo preto, com alguns detalhes cromados,
resultaram em um excelente aspecto. E as novas rodas de liga pretas com as
extremidades dos raios usinados dão o toque final. Não é à toa que vemos sempre
mais e mais motociclistas entrando para essa grande família.
A
Harley-Davidson Iron 883, que pode ter o tanque nas cores preto fosco (Black
Denim), cinza (Charcoal Denim), amarela (Hard Candy Gold Flake) e verde (Olive
Gold), custa R$ 42.900. Daí para mais, dependendo da imaginação de quem está
comprando e, é claro, de seu orçamento.
Do IG
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.