quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Entretenimento| Gusttavo Lima canta 'Que Pena Que Acabou' para Fátima no 'Encontro'

Nesta quarta-feira (31), o sertanejo Gusttavo Lima iniciou o programa de Fátima Bernardes cantando um dos seus maiores sucessos, a música "Que Pena Que Acabou". A apresentadora anunciou a separação após 26 anos de casamento com William Bonner no Twitter, na noite de segunda-feira, após o fim do telejornal da Globo.

Nas redes sociais, muitos internautas associaram o nome da música com o fim do casamento do casal.

"Genteeeee o Gusttavo cantando essa música pra Fátima, parece que foi combinado!", escreveu um internauta no Twitter. "Hahahaha e essa mensagem subliminar do Gusttavo Lima", observou outro. "Adora essa música dedicada pra Fátima", escreveu um terceiro internauta.


A apresentadora não fez nenhuma observação em relação ao título da canção.

Do Noticiasaominuto

Saúde| Aprenda o melhor truque para lidar com a ansiedade

É tudo uma questão de calma. Mas é tudo uma questão muito complexa. A ansiedade é um problema mais comum do que muitas pessoas pensam e lidar com reais estados de nervosismo não fácil, aliás, para algumas pessoas é quase impossível.

Respirar fundo, fazer exercício, meditar ou dançar são algumas das práticas comuns anti-ansiedade, mas existe uma que é bastante eficaz e simples.

Segundo o Independent, que cita dados e dicas do YouGov, não há nada como fechar os olhos e idealizar. Na prática, explica a publicação, fechar os olhos e se imaginar em uma situação que o deixaria ansioso pode ser uma forma eficaz de lidar com a ansiedade e de conseguir manter a calma quando a situação acontecer na realidade.


Ao idealizar o cenário, a pessoa consegue entender quais são os seus medos e as suas preocupações, ou seja, é capaz de identificar os seus próprios gatilhos e encontrar a melhor forma de os controlar ou até mesmo evitar. 

Do Noticiasaominuto

Esporte| Inter de Milão oficializa Gabigol e confirma contrato por 5 temporadas

A Inter de Milão oficializou nesta terça-feira a contratação do atacante Gabriel, do Santos. Em nota divulgada em seu site oficial, o clube italiano informou que o jogador brasileiro assinou contrato até junho de 2021.

"Gabriel Barbosa Almeida recebeu um presente bônus hoje depois de oficializar a assinatura de contrato como jogador da Inter em seu aniversário de 20 anos. O atacante brasileiro se mudou para Milão depois de disputar quatro temporadas pelo Santos, onde conquistou o bicampeonato paulista em 2015 e 2016", escreveu.

A nota destacou também as convocações de Gabriel para a seleção brasileira desde as categorias de base até chegar à principal. Ainda lembrou que o centroavante participou da conquista da inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio.

Gabriel foi à Itália na última semana, quando acertou verbalmente o acordo com a Inter de Milão. Voltou ao Brasil no sábado para formalizar a saída do Santos. No domingo, ainda teve tempo para entrar em campo e se despedir da torcida com uma derrota por 1 a 0 para o Figueirense, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Para ficar com o atacante da seleção brasileira, a Inter de Milão fez uma proposta de 25 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões). O Santos nada pode fazer, pois uma cláusula contratual obrigava o clube a liberar o jogador com qualquer proposta que superasse os R$ 64 milhões.

Maior revelação da tradicional base santista desde Neymar, o atacante de 19 anos estreou pelo profissional em maio de 2013, quando tinha ainda 16 anos, no empate com o Flamengo por 0 a 0, em Brasília. Curiosamente, essa foi a última partida de Neymar pelo Santos antes de se transferir ao Barcelona.


Desde então, Gabriel confirmou as expectativas e se tornou um dos principais atacantes do futebol brasileiro. Além do ouro olímpico no Rio-2016, ele foi convocado à seleção principal por Tite na última semana para os dois próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. 

Do NotíciasAominuto

Entretenimento| Funcionários da Record reclamam de Anitta nos bastidores de programas

A cantora Anitta está se tornando “persona non grata” nos bastidores da Record, por conta da forma como trata os apresentadores da emissora.

Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, o comportamento da cantora tem desagradado funcionários do canal de Edir Macedo. Isso ocorre porque, diferente de sua postura nas emissoras concorrentes, a funkeira não entra no clima nos programas da Record.

Na sexta-feira (26), Anitta gravou para o “Legendários”, de Marcos Mion, e protagonizou um momento constrangedor, quando reagiu mal ao ser chamada de “assanhada” pelo humorista Victor Sarro. Ainda de acordo com a publicação, o momento deve até ser cortado na edição.


Também na Record, a cantora participou do “Hora do Faro”, e não foi “legal” com Rodrigo Faro ao ser questionada sobre um affair com o astro internacional Zac Efron. Há alguns meses, Anitta foi seca com Xuxa Meneghel, recusando-se a falar de assuntos picantes, mesmo tendo iniciado a carreira apostando na sensualidade.

Do Noticiasaominuto

Mato Grosso| Polícia investiga se morte de criança tem relação com achocolatado

A Polícia Civil de Mato Grosso investiga se a morte de uma criança, em Cuiabá, pode estar relacionada à ingestão de uma caixa de achocolatado.

O menino, de dois anos, morreu na última quinta-feira (25). A mãe informou à polícia que ele passou mal minutos depois de tomar uma caixa de achocolatado, sentindo falta de ar e "corpo mole".

A criança estava resfriada há dois dias, soltando coriza, mas sem febre. Ele foi levado ao hospital na quinta-feira e teve uma parada cardiorrespiratória depois de aproximadamente uma hora, segundo a polícia.

A mãe, de 28 anos, diz ainda que ela e o tio da criança provaram um pouco do achocolatado depois do ocorrido, e também sentiram torturas e náuseas. O tio chegou a ir ao pronto-socorro.

A polícia apreendeu cinco caixas do achocolatado da marca Itambezinho na casa da vítima, três fechadas e duas abertas. A mãe disse que ganhou as caixas de um vizinho.
O laboratório forense da Polícia Civil ainda irá realizar a análise do produto e examinar amostras colhidas da necrópsia da criança para chegar a uma conclusão sobre a causa da morte.

Na última sexta (26), a Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Mato Grosso solicitou que os mercados interditassem todos os produtos Itambezinho Chocolate do lote com data de fabricação em 25/05/2016.

A marca Itambé (Cooperativa Central dos Produtos Rurais de Minas Gerais), que produz o achocolatado, afirma que está colaborando com as investigações e ajudou a recolher os lotes de maneira preventiva.


"A Itambé realiza regularmente provas internas e em laboratórios externos de seus produtos. A empresa já disponibilizou as contraprovas para os órgãos oficiais e continuará trabalhando em conjunto para outros esclarecimentos que se fizerem necessários", diz a empresa em nota.

Do NoticiasAominuto

Brasil| Dilma sofre impeachment; entenda o que ocorre agora

Foto: Wilton Junior
A presidente Dilma Vana Rousseff foi afastada definitivamente do cargo de chefe de Estado do Brasil, nesta quarta-feira (31), após votação no senado federal. Ao todo foram 61 votos a favor, 20 contra e 0 senadores votaram nulo. Com a confirmação do impeachment, Temer tomará posse em solenidade no Congresso Nacional, ainda nesta quarta.

O agora presidente em exercício, pretende se pronunciar às 20h, para após isso, viajar para China, onde vai participar do encontro do G20 (grupo das maiores economias do mundo).

Com a concretização do impeachment, o PMDB chega mais uma vez à Presidência de forma indireta. A última vez que isso aconteceu foi em 1985, quando o então vice José Sarney assumiu após Tancredo Neves morrer antes de tomar posse.


A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, fará declaração à imprensa após a decisão do Senado sobre o processo que pede seu afastamento definitivo do cargo. O pronunciamento de Dilma será realizado no Palácio da Alvorada, por volta das 13 horas.

Do Noticias ao Minuto

Brasil| Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas em sete estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (31) a Operação Minotauro. A meta é desarticular organizações criminosas em Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul relacionadas a esquema de tráfico transnacional de maconha e cocaína, além de contrabando de armas de fogo de uso restrito.

Segundo nota divulgada pela PF, desde a madrugada de hoje, 130 policiais federais cumprem 12 mandados de prisão: cinco no Paraná, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e dois na Bahia. Duas pessoas estão foragidas.

Outros 21 mandados de busca e apreensão são distribuídos em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal.

Sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias também foram determinados pela 13ª Vara Federal, além de quatro conduções coercitivas destinadas a pessoas supostamente relacionadas a processo de lavagem de dinheiro, entre elas, titulares de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas com expressiva movimentação financeira.

Até o momento, nove mandados de prisão já foram cumpridos. Também foi realizada a apreensão de duas caminhonetes S-10, um Jeta, uma Land Rover, um Gol, uma Hilux, um Ônix e uma motocicleta Honda Hornet CB600.

Os presos, após os indiciamentos e interrogatórios, serão apresentados à Justiça Federal para audiência de custódia e, em seguida, serão submetidos a exame de corpo de delito e encaminhados para o Cotel (Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna).
Os investigados presos em outros estados serão interrogados na unidade da Polícia Federal e transferidos para Pernambuco.

Origem das investigações

As investigações começaram em 2015 com a identificação de 1.257 kg de maconha de origem paraguaia. A droga foi enviada a Pernambuco pela organização estabelecida no Paraná. Segundo a PF, o fornecimento de drogas e armas de fogo era promovido mediante pagamento em espécie, depósitos bancários e doação de automóveis.


Nas investigações, foram apreendidas aproximadamente quatro toneladas de drogas das organizações criminosas investigadas, conforme informou a Polícia Federal. As apreensões ocorreram em Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e no Paraná. Com informações da Agência Brasil.

Do NoticiasAominuto

Entretenimento| Cantando sertanejo, Wanessa fala aos fãs gays: 'Não ficarão órfãos'

A cantora Wanessa Camargo decidiu falar sobre o retorno à música sertaneja, ritmo que consagrou seu pai, Zezé Di Camargo, e que marcou o início de sua carreira.

“Estou vendo uma volta de muitos fãs e gente nova chegando pra curtir a música. E é legal ter esse público novo. Renovar é preciso”, declarou a sobrinha de Luciano, que nos últimos anos interpretou canções pop e internacionais.

Em entrevista ao site 'Ego', Wanessa falou sobre as mudanças em sua voz, mas esclareceu que depende do tom da música. “Algumas possuem tons baixos nos versos, então, obviamente, a voz fica mais grave. Não é a questão de você colocar voz grave, é o tom que você canta que deixa grave ou agudo”, afirmou.


Em relação aos fãs gays, que acompanham toda a sua trajetória, Wanessa garantiu que eles não ficarão órfãos. “Nos shows, posso cantar de tudo. O público que é fã a partir de 2010, quando comecei a cantar em inglês, obviamente estranhou a mudança. Mas muita gente que ouviu algumas músicas do CD está curtindo também. Tenho certeza de que estamos superando as expectativas”, concluiu.

Do Noticiasaominuto

AO VIVO: Acompanhe decisão final do impeachment de Dilma

Senadores decidem hoje, a partir das 11h, o destino da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e do Brasil. A primeira mulher presidente da história do país pode ter seu mandato cassado, depois de uma saga de 112 dias.

Dilma tem poucas chances de virar o jogo. Na sessão de ontem, que durou 14 horas, 44 senadores declararam abertamente voto favorável ao impeachment.

Se dois terços (54 de 81) disserem sim ao afastamento definitivo de Dilma, ela perde o mandato e ficará inelegível por até oito anos. Se não, ela é absolvida das acusações e reassume o cargo.


Acompanhe em tempo real os bastidores da última sessão do julgamento de impeachment:


Da Exame 

Brasil| Governo Temer quer dois novos tipos de contrato de trabalho

Com um contingente de 11,6 milhões de desempregados e 623 mil vagas formais fechadas só este ano, a equipe do presidente em exercício Michel Temer estuda formas de tornar viáveis duas novas modalidades de contrato de trabalho: o parcial e o intermitente.
As propostas fazem parte da reforma trabalhista que será, ao lado da previdenciária, uma prioridade da agenda econômica caso o impeachment de Dilma Rousseff seja concretizado.
Publicidade
Tanto no trabalho parcial quanto no intermitente, a jornada de trabalho será menor do que as 44 horas previstas na legislação atual. Os direitos trabalhistas, como férias e 13.º salário, seriam calculados de forma proporcional. A diferença entre os dois contratos é a regularidade com que o trabalho ocorre.
No contrato parcial, a jornada ocorre em dias e horas previamente definidos. Por exemplo, a pessoa poderá trabalhar em um bar somente nos fins de semana.
Os técnicos acreditam que esse tipo de contrato vai beneficiar principalmente estudantes e aposentados que precisem complementar sua renda.
O trabalho intermitente, por sua vez, é acionado pelo empregador conforme a necessidade. Um técnico do governo exemplifica: o dono de um buffet pode ter um vínculo desse tipo com uma equipe de garçons e cozinheiros.
Nos fins de semana em que houver festa, os trabalhadores são chamados. Quando não houver, o empresário não terá custo.
O contrato parcial de trabalho já existe na legislação, mas a regulamentação é considerada ruim, o que gera insegurança para o empregador. Por isso, é pouco utilizado. A ideia é aperfeiçoar a legislação.
"O que me preocupa é que estamos num momento de desemprego elevado, de economia baixa, e a área empresarial pressiona para o governo colocar na pauta medidas para diminuir os custos, entre aspas, que nós consideramos investimento", disse o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah.
Já para o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) Bruno Ottoni, as regras do País contribuem para aumentar a informalidade e o desemprego. "O mercado de trabalho brasileiro é extremamente rígido e isso acaba gerando distorções."
Ele ressaltou não conhecer as propostas do governo para o trabalho parcial e o intermitente. "Pela experiência internacional, a flexibilização tem efeitos positivos. Só é preciso estudar a natureza dessa flexibilização, pois os trabalhadores temem perder força."
À frente de uma central que tem em sua base principalmente empregados dos setores de comércio e serviços, Patah disse ter disposição para discutir o trabalho parcial, principalmente para jovens e aposentados.
No entanto, ele quer garantir que nenhum empregado nessa categoria receba menos do que um salário mínimo.

Terceirização

Representantes das centrais sindicais estarão nesta terça-feira, 30, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para discutir a pauta de projetos em tramitação na área trabalhista. Patah está preocupado particularmente com o projeto que regulamenta o trabalho terceirizado.
"Do jeito que está, todo trabalhador poderá ser terceirizado", disse. O governo Temer ainda não tem posição sobre essa questão. Por enquanto, a ordem é deixar o Legislativo discutir e votar como achar mais adequado.
Do Exame

Brasil | Alto Taquari ocupa a 4.310ª lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha

Alto Taquari com 9.376 habitantes, está ocupando o 4.310º lugar no Ranking deEficiência dos Municípios-Folha, de um total de 5.281, ou seja 95% do municípios brasileiro.. O levantamento foi realizado pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha e disponibilizaram o resultado da pesquisa nesta segunda-feira (29). O levantamento mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos para a população usando menor volume de recursos financeiros. O município de Alto Taquari recebeu a nota 0,374.

Fonte: Folha de São Paulo

O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular o eficiente da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.


No topo do Ranking está Cachoeira da Prata (MG), com 3.727 habitantes e heranças deixadas pelo passado industrial forte. Na rabeira estão cidades do Norte, Centro Oeste e o Rio Grade do Sul. 


Com informações da Folha de São Paulo 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Educação| Sem Fies, evasão na faculdade é 3,5 vezes maior

O porcentual de jovens que abandona o ensino superior na rede privada no primeiro ano do curso é 3,5 vezes maior entre aqueles que não foram contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2014, 25,9% dos alunos que não tinham o financiamento evadiram no primeiro ano de curso. Entre os que foram contemplados com o financiamento, a evasão foi de 7,4%. Na rede pública, a taxa é de 18,3%.

Os dados foram divulgados na segunda-feira, 29, no Mapa do Ensino Superior do Brasil, feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), com base em números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O estudo mostra ainda que apenas 4 em cada dez alunos de universidades particulares concluem o curso em até cinco anos - nas públicas, são cinco em cada dez. Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, disse que a evasão é maior entre os alunos sem o financiamento porque eles têm menos segurança financeira em continuar no ensino superior e por terem menos certeza de que estão no curso certo. "O aluno com Fies entrou no curso que queria, na universidade que almejava. Já o aluno sem Fies tem compromisso menor por não ter tido tanta opção."

A taxa de evasão é maior nas licenciaturas (27,9%) e engenharias (26,2%). As menores taxas são registradas em Odontologia (14,5%) e Medicina (4,8%). "A evasão nas licenciaturas é maior porque o aluno não encontra um curso que gostaria. Já nas engenharias os alunos que chegam despreparados, sem uma boa educação básica, acabam indo mal nas disciplinas e desistem."

MEC


O Ministério da Educação destacou em nota que "o financiamento estudantil não é o único ponto" a se analisar quando se fala de evasão. O problema é múltiplo e envolveria "desde a dificuldade financeira até questões como qualidade dos cursos e expectativa do aluno". 

Do NoticiasAominuto

Entretenimento| Iniciativa do divórcio foi de William Bonner, afirma revista

O fim do casamento de William Bonner e Fátima Bernardes não para de render especulações. Internautas continuam chocados com o assunto e no Twitter pode ser conferido um apanhado de reações sobre o caso. Depois do choque, alguns esclarecimentos começam a aparecer. Segundo informa a Veja, a iniciativa de se separar de Fátima Bernardes veio de William.

O casal de jornalistas enfrentava rumores de crise conjugal desde o início do ano e anunciou o divórcio na noite desta segunda-feira (29), pelo Twitter , simultaneamente, em seus perfis no microblog. O anúncio foi feito depois das 21h, quando Bonner já havia deixado a bancada do Jornal Nacional, telejornal que apresenta na Rede Globo e onde trabalhou por anos com Fátima, que agora apresenta o 'Encontro' na mesma emissora.

Com a saída do JN, Fátima substituída por Patricia Poeta, que depois também migraria para o entretenimento.


Bonner e Fátima têm três filhos juntos, os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, de 18 anos. “Três jovens incríveis”, como tuitaram.

Do Noticiasaominuto

Saúde| Cientistas criam spray nasal contra a Hepatite B

Pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal.

A vacina genética concebida será muito vantajosa em países em vias de desenvolvimento, onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injetáveis.

A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, como as infecções provocadas pela reutilização de seringas.

Olga Borges, coordenadora do projeto publicado na revista científica Molecular Pharmaceutics, explica que “foram criados ‘sistemas de transporte’ (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células”.

E “os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal”.

Como a Universidade de Coimbra explica, o trabalho desenvolveu uma nova composição para a vacina baseada em ‘plasmídeos’, teoricamente mais resistentes às variações de temperatura que os ‘antigênios’ (estimuladores do sistema imunológico) das vacinas comercializadas atualmente.

Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares que transmitem informação genética (DNA) para o interior das células, ativando mecanismos de defesa do organismo que combatem o vírus da hepatite B. Os ‘combatentes’ chamam-se ‘anticorpos’ e surgem no sangue, mucosa nasal e vaginal.

“As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis, porque induzem a produção de anticorpos pelo nosso organismo ao nível da mucosa vaginal de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis”, esclarece a também docente da Faculdade de Farmácia da UC.

Do Noticiasaominuto



Alto Taquari | Homens entram em residência para salvar criança de incêndio

Na tarde desta terça-feira(30), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência no centro da cidade. Ao chegarem no local eles encontraram uma residência parcialmente destruída.

Segundo informações, o fogo teria destruído parcialmente a casa, só não teve proporções maiores devido a agilidade e humanismo das pessoas que deram apoio com balde de água enquanto o  caminhão pipa se dirigia para o local para dar apoio e apagar o fogo. 

Segundo a PM, Demerval e Rodrigo teriam entrado na residência meio as chamas e fumaça ao descobrir que havia uma criança dentro do imóvel.  

A foto mostra a alegria dos homens por ter evitado uma tragédia maior. 







Foto: Você em pauta.

Entretenimento| Após 27 anos de Globo, Faustão dará entrevista para Jô Soares

Nesta terça-feira (30), o  Programa do Jô será palco de um encontro inédito na televisão. A convite do jornalista, Faustão dará entrevista pela primeira vez para a atração.

De acordo com o site 'Gshow', Fausto Silva falará, entre diversos assuntos, sobre os 27 anos de ‘Domingão’.


Esta é a última temporada do 'Programa do Jô' que está sendo exibida na Globo e dará lugar para o talk show de Pedro Bial.

Do NotíciasaoMinuto

Esporte| Globo cancela novela para transmitir estreia de Tite na Seleção Brasileira


A Globo decidiu abrir mão da novela "Sol Nascente" para poder transmitir o jogo entre Brasil e Equador, que marca a estreia do técnico Tite, na próxima quinta-feira, às 18h.

Como a partida terminará por volta das 20h, também estão canceladas as edições dos jornais regionais.

De acordo com o Uol, a novela "Haja Coração", que geralmente se inicia às 19h25, terá metade do tempo habitual.


O jogo é válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.

Do NoticiasAominuto

Games| Após Brasileirão, CBF quer emplacar Copa do Brasil e Série B no PES 2017

Após fechar com a Konami a inclusão do Campeonato Brasileiro no PES 2017 (Pro Evolution Soccer), a CBF quer emplacar também a Copa do Brasil e a Série B no game.

"Queremos avançar para a Série B, Copa do Brasil e fazer com que todas as federações de clubes estejam envolvidas", afirmou ao Uol o secretario-geral da confederação, Walter Feldman.


O acordo da Konami com a CBF para o Brasileirão é válido por dois anos e já inclui, portanto, o PES 2018.

Do NoticiasAominuto

Entretenimento| Wesley Safadão e Globo entram em atrito por causa de show

O cantor Wesley Safadão, detentor do título de maior cachê do momento, anda se estranhando com a Globo por causa de uma coincidência em sua agenda de shows e na de eventos promovidos pela emissora.

Segundo o colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, o canal marcou para o dia 1º de novembro as gravações do “Show da Virada”, que será realizado no estacionamento do estádio Serra Dourada, em Goiânia.

No mesmo dia e cidade, o forrozeiro fará uma grande apresentação. A Globo quer que Safadão altere a data de seu show, mas ele não aceita a ideia e dá sinais de que não recuará.


O problema por trás da situação estaria no fato de o escritório que comanda a agenda de Wesley ser a Áudio Mix, responsável pelo festival “Villa Mix”, que tem como principal concorrente o “Festeja”, coordenado pela Som Livre, que faz parte do Grupo Globo.

Do NoticiasAominuto

Eleições 2016| Confira o Plano de Governo e as propostas dos candidatos a prefeito de Alto Taquari

A campanha eleitoral está seguindo conforme o calendário do TSE e os eleitores buscam na face do seu candidato a honestidade, o caráter e claro um plano de governo que possa de fato alavancar e mudar a cidade de Alto Taquari.

Estamos acompanhando todos os processos referente as Eleições 2016, neste momento, trazemos a você leitor do Alto Taquari em Pauta o plano de governo de cada candidato, lembrando que para acessá-los será necessário clicar nos links disponíveis logo abaixo de um pequeno resumo do plano de cada candidato.

A ordem da disponibilização do plano de governo,  será de acordo com o Portal do TRE-MT, assim, tornando todo o nosso material imparcial e claro, informativo. 

O destaque hoje são as proposta para a Saúde, logo abaixo você eleitor confere o que cada candidato pretende fazer para o município se for eleito. 

Plano de Governo

Dr. Mauro (PSD) – 2017/ 2020:  Em quatro folhas digitalizadas a coligação, “UNIDOS SOMOS FORTES”, apresentou ao TRE-MT as suas propostas de governo. (Confira aqui)

Lairto Sperandio (DEM) – 2017 / 2020: Em nove folhas digitalizadas a coligação, “MAIS POR TAQUARI”, apresentou ao TRE-MT as suas propostas de governo. (Confira aqui)

Marco Aurélio (PRB) – 2017/2020: Em dezessete folhas digitalizadas a coligação, “A CORAGEM RENOVA A ESPERANCA”, apresentou ao TRE- MT as suas propostas de governo. (Confira aqui)

Wanderley Santeiro ( PSDB) – 2017/2020: Em cinco folhas digitalizadas a coligação, “UM NOVO TEMPO PARA ALTO TAQUARI”, apresentou ao TRE-MT as suas propostas de governo. (Confira aqui)

A Saúde:

Dr. Mauro (PSD) – 2017/ 2020; Assumir compromisso de governo na consolidação do Sistema Único de Saúde, com seus princípios fundamentais e constitucionais de acesso universal, igualdade, ética e humanização no atendimento de todos e a defesa “ radical”, enérgica, da democracia participativa, como eixo trabalhar na concepção de uma política de assistência social com o envolvimento da comunidade beneficiária, legitimada pelos sujeitos sociais, levando-se em conta: - propostas que desconstituam o paradigma do assistencialismo que transforma as ações sociais em benesse ou favor; - transformações institucionais que venham superar práticas fragmentadas, propondo-se interlocução do gestor público e a sociedade civil; - uma política de assistência social articulada com as demais políticas públicas, respeitando o trabalho em rede; - constante qualificação do atendimento ao usuário, decorrente de melhores condições técnicas operacionais, juntamente com qualificação profissional, avaliação e monitoramento do sistema.

Lairto Sperandio (DEM) – 2017 / 2020; Garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente a expectativa da população; - atender a demanda gerada no município, dentro do principio da universalidade, com atenção integral a saúde, de forma humanizada e com qualidade; - fortalecer a estratégia saúde da família, respeitando a base doutrinária e filosófica do programa e visando uma atuação centrada na valorização da saúde ( prevenção); - melhorar a gestão para o atendimento de urgência e emergência; - implantar, ampliar e fortalecer os programas d Ministério da Saúde; - aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos a população na rede de saúde ou em domicílios;- ampliar e fortalecer o atendimento odontológico;- agir na prevenção de epidemias através da reestruturação da Vigilância Sanitária, a partir de constatação das necessidades levantadas e realizar ações preventivas e curativas; - Ampliar e articular os programas de atenção integral a saúde da criança e adolescente, da mulher, do homem, do idoso, do trabalhador, das pessoa com deficiências, DST/AIDS e de saúde mental;- Garantir transporte seguro e de qualidade aos pacientes que buscam tratamento fora do município; - avaliar e discutir com a sociedade as normas que regulamentam a Fundação Municipal de Saúde;- Manter a manutenção e renovação frequente da frota de veículos da saúde;- manter, conservar, reformar e amplia se necessário o Hospital Municipal.

Marco Aurélio (PRB) – 2017/2020; garantir o número suficiente de médicos nas unidades de saúde de forma que se ofereçam atendimento nas diversas especialidades aos munícipes; - garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde púbica do município, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente a expectativa da população; - reestruturar o serviço de pronto-atendimento adequando-o as demandas da população, mantendo o serviço 24 horas com profissional no local;- aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos a população da rede de saúde;- viabilizar a implantação de um sistema de entrega de medicamentos em domicilio para usuários do sistema público de saúde com dificuldade de locomoção;- ampliar o repasse de recursos com a finalidade de manter/e ou criar a “ casa de apoio” a cidade de Barretos, Cuiabá e Goiânia, para atender a comunidade taquariense e seus familiares quando em tratamento de saúde;- promover o enquadramento dos funcionários efetivos e estáveis da Secretaria Municipal de Saúde de forma que se possa garantir um serviço de qualidade e o estabelecimento de uma política de capacitação e aperfeiçoamento a esses profissionais; - analisar e ampliar o programa “ Saúde da Família”, priorizando os bairros e regiões de maior vulnerabilidade; - modernizar as unidades odontológicas do município e ampliar o atendimento nas unidades de saúde; - ampliar/e ou criar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa “ Saúde na Escola”; - introduzir e/ou ampliar os programas do Ministério da Saúde tais como : Programa Saúde da Família ( PSF); Programa Brasil Sorridente; Programa de Atendimento Domiciliar ( PID); Farmácia Popular, Saúde do Idoso; Saúde da Mulher, entre outros;- capacitar todos servidores da saúde para um atendimento humanizado;- buscar recursos para implantação de um sistema de busca e entrega de pacientes impossibilitados de se locomover  por conta própria acompanhado pelo agente de saúde de saúde do setor;- reestruturar o Departamento de Vigilância Sanitária buscando atender as necessidades da população quanto a ações preditivas e preventivas;- informatizar o banco de dados dos usuários do Sistema Municipal de Saúde;- buscar recursos e parcerias pra implantação de programas de atenção integral a saúde da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência, portadores de DST/AIDS e de saúde mental;- valorização dos Agentes de Saúde, proporcionando treinamentos periódicos, dando estruturas para as realizações de suas funções no dia a dia; - introduzir e/ou modernizar e garantir os serviços de radiologia, monografia e ultrassonografia;- auditar o sistema de concessão de adicionais na secretaria municipal de saúde, objetivando garantir o seu pagamento aos servidores que realmente exercem funções de risco e/ou insalubridade e em locais de difícil acesso;- viabilizar a aquisição de mais duas ambulâncias de forma que se possam atender as necessidades emergenciais da população;- implantar um programa de transporte intermunicipal para atender aos pacientes que necessitam de tratamento fora do município;- incentivar a apoiar os profissionais das Vigilâncias, Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, dando suporte e condições da realização de serviços públicos de qualidade;- criação e regulamentação de Um Canil Municipal para promover a retirada de Cães das ruas, evitado os maus tratos dos mesmos, controle de natalidade com campanhas de castração, acidentes, disseminação zoonoses e outros agravos a população, além de campanhas de adoção de cães recuperados e de posse responsável.

Wanderley Santeiro (PSDB) – 2017/2020; melhor a infraestrutura de atendimento a saúde( através de construção de salas e aquisição de equipamentos hospitalares e de uso nos postos de saúde, curso de qualificação aos atendentes hospitalares e postos de saúde, valorização de mais médicos, aquisição de ambulância e carros de apoio); - construir o centro de fisioterapia; - implantar o plano municipal de saneamento básico ( coleta seletiva de lixo, construção de usina de reciclagem e implantação da rede e tratamento de esgoto através de captação de recursos federais e estaduais); modernizar e ampliar o atendimento do centro de zoonoses ( cães, gatos abandonados);- implantação do matadouro municipal;- firmar parcerias no tratamento para dependentes químicos;- implantar casa de apoio em Rondonópolis; - reavaliar o formato que a Funsat vem atuando junto a saúde publica; - plano de saúde aos servidores municipais;- disponibilizar o setor de saúde para estagiários da área ( Médicos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos de segurança, nutricionistas, entre outros);- medicina preventiva ( através de orientação dos profissionais da área).





Eleições 2016| "Eleitor que anula seu voto deixa que os outros decidam por ele", adverte presidente do TRE-MT

Nos anos eleitorais são comuns as correntes transmitidas pela internet, orientando os eleitores a votar nulo ou branco, como forma de protesto contra os políticos que registraram candidatura naquele pleito. Acredita-se que, se mais da metade dos eleitores anularem seus votos, o pleito também será anulado e a Justiça Eleitoral terá que convocar nova eleição em um prazo de 40 dias. Trata-se de um mito. Na verdade, o total de votos anulados não tem o poder de invalidar uma eleição, mesmo que esse número seja superior à metade do eleitorado.

A apuração e totalização da eleição é feita sobre os votos válidos, seja aqueles direcionados a candidatos ou os chamados votos de legenda. Está previsto no artigo 77, parágrafo 2º da Constituição Federal, que será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos.

Em verdade, votar branco ou nulo só favorece os candidatos que o eleitor que usa essa forma de protesto não quer eleger. Isso porque, descartados os votos nulos e brancos, esse candidato precisará de um número menor de votos válidos para atingir o quociente eleitoral.

"O único resultado do voto nulo, é deixar que os outros decidam por você. Porque se você se recusa a escolher um candidato, vai prevalecer a escolha dos outros, seja ela consciente ou não. Esse não é o caminho. Nós, enquanto cidadãos capazes de eleger nossos representantes, devemos participar efetivamente do processo democrático, que consiste em conhecer a vida pregressa dos candidatos e suas plataformas de governo, analisar se aquele candidato tem o perfil para o cargo que pleiteia, se ele reúne habilidades para desempenhar bem aquele cargo. E depois dessa análise, votar de forma consciente", orienta a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas.

 Entenda os tipos de votos:

O Eleitor que não tem preferência por nenhum dos candidatos pode, ao acessar a urna eletrônica, apertar a tecla "Branco" e "Confirmar".  Neste caso não há, por parte do eleitor, uma participação efetiva no processo eleitoral. Desde a vigência da Lei das Eleições (nº 9.504/97) esse tipo de voto deixou de ser utilizado para os cálculos eleitorais para definição das eleições proporcionais.

Já o voto nulo ocorre quando o leitor digita na urna eletrônica um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político. Tais votos são considerados erros de digitação e, portanto, inválidos.

 Panorama:


Em Mato Grosso, na eleição municipal de 2012, cerca de 1.777 milhões de eleitores compareceram às urnas e, destes, 35.808 votaram em branco e 87.541 votaram nulo para prefeito. Já para vereador, foram registrados 46.672 votos em branco e 54.685 nulos.

DO TRE-MT