Educação| Total de alunos especiais em escolas comuns cresce 6 vezes em 10 anos
A
cada ano, aumenta o número de pessoas com deficiência em salas de aula comuns:
entre 2005 e 2015, o salto foi o equivalente a 6,5 vezes, de acordo com o Censo
Escolar, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira). O total subiu de 114.834 para 750.983 estudantes especiais
convivendo com os demais alunos.
O
aumento captado no estudo reflete, de acordo com especialistas, sobretudo
mudanças na legislação. A mais recente delas foi endossada pelo Supremo
Tribunal Federal (STF) em junho, confirmando a proibição de escolas cobrarem
taxas extras nas mensalidades das crianças com deficiência. Em um cenário onde
os colégios exclusivos para alunos especiais perdem espaço, a experiência de
mães como Elaine Alves e Edna Azevedo mostra que a inclusão traz benefícios,
mas ainda enfrenta obstáculos para ser plena.
Os
dados do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), apontam que no ano
passado, eram, ao todo, 930.683 alunos com deficiência, transtornos globais de
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular e no EJA
(Educação de Jovens e Adultos).
Destes,
81% estavam em escolas e salas comuns e 19% nos colégios ou salas exclusivas
para pessoas com deficiência. Em 2005, o quadro era bem diferente: 492.908
pessoas com necessidades especiais estudavam no país – apenas 23% no ensino
comum e 77% em escolas especiais.
De
acordo com Maria Teresa Mantoan, professora do curso de pós-graduação em
educação na Unicamp e coordenadora do Leped (Laboratório de Estudos e Pesquisas
em Ensino e Diferença), o avanço da inclusão escolar pode ser explicado tanto
por políticas públicas como por leis e mudança de mentalidade da população.
“O
que vemos é a grande força dos pais, no sentido de terem entendido a
importância de os filhos serem educados junto com os outros, na mesma escola”,
explica a professora. “As famílias de crianças sem deficiência também acharam
boa essa convivência com a diferença. ”
Do G1
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