Educação| Defasagem dos alunos é vilã para cumprir currículo, dizem professores
A defasagem de aprendizagem dos alunos em relação à série
que estão é a maior dificuldade que o professor enfrenta para colocar em
prática na sala de aula o currículo da rede em que trabalha. Este é o resultado
da segunda edição da pesquisa Conselho de Classe, realizada pelo Ibope, a
pedido da Fundação Lemann.
O levantamento Conselho de Classe traz a opinião dos
professores sobre a educação brasileira. Nesta edição, pela primeira vez,
também foram ouvidos professores do ensino médio.
No total, 51% dos professores responderam que a defasagem é
apontada como grande desafio para cumprimento do currículo. Em segundo lugar,
16% dos docentes citaram a dificuldade de fazer todos os alunos chegaram ao
nível que é esperado.
O terceiro motivo, citado por 7% dos professores é a
sobrecarga de trabalho do profissional que atua em mais de uma rede com
diferentes currículos.
Na pesquisa, os professores citam que ao implementar um
currículo na rede, é necessário levar em conta os desafios trazidos pela
defasagem. O cenário faz com que o professor se depare em uma sala com alunos
com conhecimento avançado e com conhecimento abaixo do básico sobre uma mesma
disciplina.
Apoio psicológico e indisciplina dos alunos são urgências
A pesquisa apontou também que a falta de apoio psicológico
para os alunos que precisam e a indisciplina são os fatores que precisam ser
enfrentados com maior urgência na visão dos professores.
No ensino fundamental, 23% deles citaram a questão da falta
de acompanhamento psicológico. Em seguida, com 15% das respostas, aparece a
indisciplina dos alunos. No ano passado, os mesmos componentes foram citados
nesta mesma ordem de prioridade.
No ensino médio, a semelhança entre os resultados e a margem
de erro impossibilitou a identificação da principal urgência apontada pelos
professores. A falta de acompanhamento psicológico aos alunos que precisam
apareceu em 16% das respostas, seguida por indisciplina com 15% e defasagem no
aprendizado com 14%.
Do G1
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