Carros e Motos| Dez carros turbo mais em conta do Brasil
Vai
aumentando a quantidade de carros turbo no Brasil. O próximo será o Honda Civic
Touring 1.5. Mas agora a ideia é conseguir o máximo de eficiência com
durabilidade. Nada a ver com o que se entendia por carros equipados com turbo há
cerca de dez anos, quando o objetivo era extrair apenas mais desempenho.
Hoje
em dia, as fabricantes preferem ter um motor menor, com turbo, do que outro
aspirado e não tão eficiente. É o tal conceito do downsizing. Vamos à lista dos
carros turbo mais em conta vendidos atualmente.
1 – Volkswagen Up! TSI –
R$ 47.890
O
pequeno hatch foi conquistando aos poucos a preferência do público e hoje as
versões turbinadas vendem mais que as aspiradas. De tão bem aceito, o 1.0 TSI
da Volkswagen vai passar a equipar a nova versão Bluemotion do hatch médio
Golf, dentro de dois meses. Tem injeção direta e 105 cv com apenas etanol no
tanque, no caso do Up!.
2 – Hyundai HB20 Turbo –
R$ 48.895
A
Hyundai foi ágil em oferecer uma versão turbinada do HB20, que deverá fechar
2016 na lista dos três carros mais vendidos do Brasil. Mas, a marca coreana
optou por posicionar as versões turbinadas como uma opção intermediária entre
as 1.0 aspiradas e as 1.6. Conta com 105 cv, ante 128 cv do 1.6.
3 – Ford Fiesta Titanium
EcoBoost 1.0 – R$ 71.990
Ao
contrário da Hyundai, a Ford posicionou o Fiesta Ecoboost como o modelo topo de
linha. Um dos motivos é que o 1.0 Ecoboost é bem sofisticado, vem importado da
Europa e conta com 125 cv, o mais potente da categoria. Funciona apenas com câmbio automatizado
Powershift, de cinco marchas.
4- Peugeot 208 GT 1.6 THP
– R$ 79.490
A
versão esportiva do 208 é animada, pero no mucho. Tem um acerto mais voltado
para o uso no dia a dia, com boa dose de torque em baixa rotação. Vai bem com o
câmbio manual de seis marchas e com a posição de dirigir do hatch da marca
francesa. Tem 173 cv quando o tanque está apenas com etanol.
5 – Citroën C4 L Tendance
THP – R$ 81.590
Nova
versão do sedã médio, apenas com os equipamentos essenciais em um modelo do
gênero, mas com o motor 1.6 THP flex da PSA. É uma opcão interessante no
segmento, mas logo deverá receber retoques no desenho para ganhar apelo diante
dos fortes rivais. Tem os mesmos 173 cv
do 208 GT, mas o câmbio é automatico, sequencial, de seis marchas.
6- Volkswagen Jetta Confortline 1.4 TSI – R$
81.990
Depois
que ganhou o motor 1.4 turbo flex, de 150 cv, no lugar do antiquado 2.0
aspirado, o sedã da Volkswagen passou a ficar ainda mais atraente na comparação com os principais concorrentes. Tem um conjunto bem acertado e desempenho
surpreeendente para a baixa cilndrada, sem deixar a economia de combustível de
lado.
7 – Citroën DS3 - R$ 82.490
Hatch
compacto mais apimentado da marca francesa. Mas, como é importado da França, o
motor 1.6 THP aceita apenas gasolina no tanque e rende 165 cv. Mesmo assim, o
desempenho é animador, assim como o desenho da carroceria de três portas, mais
adequada ao apelo esportivo do carro.
Para deleite dos puristas, o câmbio é manual, de seis marchas.
8 – Peugeot 2008 – R$
84.190
O
crossover tem o motor 1.6 THP Flex apenas na versão topo de linha Griffe. A
baixa posição de dirigir na comparação com os principais rivais dá uma pegada
mais esportiva ao modelo que concorre com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford
EcoSport e companhia. Mas conta com conjunto bem acertado.
9- Peugeot 308 THP – R$
86.490
Versão
renovada do 308 pode ser encontrado nas lojas com bons descontos em relação ao
preço de tabela. Agrada pela relação custo-benefício e pelo bom desempenho. No
ano que vem, deverá passar a conviver
com o novo 308 que foi Carro do Ano a Europa e tem boas chances de ser mostrado
no Salão do Automóvel, em novembro.
10 –
Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo – 89.990
Nova
geração do sedã ganhou muito em sofisticação se comparada à anterior. O motor
1.4 flex gera 153 cv, mas o foco maior é no conforto ao rodar. Aliás, o bom
isolamento acústico é um dos pontos que mais impressionam. Assim como a central
multimídia MyLink 2 que funciona com o sistema de concierge OnStar.
Do IG
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