;

Especiais

Saúde| Exercício previne câncer de mama em 50%, provam cientistas

Cientistas europeus provaram que fazer exercícios físicos ajuda a prevenir o câncer de mama em quase 50%,

Os exercícios também reduzem a agressividade das lesões cancerígenas. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal.

“Os resultados obtidos sugerem que a prática de exercício físico ao longo da vida contribui para uma redução do número de lesões neoclássicas e da sua agressividade e para uma maior vascularização dessas lesões”, revela Ana Faustino, uma das pesquisadoras.

Sedentarismo dobrou de lesões

A pesquisa foi feita em 50 ratos fêmea, com câncer e sem a doença.

Os cientistas verificaram que o número de lesões malignas quase duplicou no grupo sedentário (39 lesões malignas) quando comparado com o grupo exercitado (21 lesões malignas).

Segundo uma das pesquisadoras, Ana Faustino, o protocolo de exercício físico com a duração de 35 semanas aplicado neste trabalho foi o mais longo realizado até à data neste modelo.

“Se pensarmos na translação para o ser humano, equivale a aproximadamente 25 anos de prática de atividade física moderada”, refere a jovem cientista.

O estudo

Os animais foram divididos em quatro grupos experimentais: um grupo sedentário com ratinhos inoculados com câncer da mama (grupo 1), outro grupo exercitado de ratinhos que também estava inoculado (grupo 2) e outros dois grupos de controle com animais, sem inoculação, um deles sedentário e outro exercitado (grupos 3 e 4).

Após um período de adaptação, os animais dos grupos 2 e 4 foram exercitados numa esteira rolante a uma velocidade constante de 20 metros por minuto, 60 minutos por dia, 5 dias por semana, nas 35 semanas.

O estudo ainda não foi feito em humanos, mas não custa tentar.

Afinal, mal, o exercício físico não vai fazer.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.