;

Especiais

Estado confirma saída de secretário de Fazenda de MT; Seneri Paludo assume

O governo do estado anunciou no final da tarde desta quinta-feira (16) a substituição do atual secretário de Fazenda de Mato Grosso, Paulo Brustolin. Ainda sem mencionar os motivos para a mudança, o Gabinete de Comunicação informou que Brustolin deixará o cargo nesta sexta-feira e que o atual titular da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, assumirá o cargo a partir da próxima segunda-feira. A reportagem não conseguiu contato telefônico com Brustolin para comentar as circunstâncias de sua saída do núcleo da equipe do governador Pedro Taques (PSDB).

Oriundo da iniciativa privada (egresso do cargo de diretor executivo da cooperativa médica Unimed em Mato Grosso), Brustolin assumiu o comando da Secretaria de Fazenda (Sefaz) simultaneamente ao início do mandato de Pedro Taques, em janeiro de 2015. O executivo assumiu a pasta estadual com a meta de “sentar no caixa” do governo, cortando gastos da gestão, bem como assegurar adimplência da folha de pagamento, fomentar o ambiente de negócios local e incrementar a arrecadação.


A saída de Brustolin ocorre justamente no momento em que o estado discute a necessidade de elevar a arrecadação, a fim de que possa suportar o alegado inchaço da folha de pagamento dos servidores, os quais atualmente cobram – com diversas categorias em greve - aplicação integral de 11,28% da Revisão Geral Anual (RGA) com base na inflação de 2015.

Ao informar a imprensa a respeito da saída de Brustolin, o Gabinete de Comunicação do estado não mencionou a atual crise com os servidores como fator ligado à mudança na equipe de governo, a oitava a ocorrer desde o início da gestão.

Em nota publicada à noite, o estado divulgou que Brustolin apresentou pedido de exoneração do cargo na Sefaz, mas sem justificativas.

Na nota, o governador Pedro Taques agradece a contribuição de Brustolin para o equilíbrio da economia do estado, atingido por meio de redução da máquina, revisões, renegociações, controle e retomada de investimentos - critérios que, segundo Taques, deverão permanecer na gestão de Seneri Paludo.

Do G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.