quinta-feira, 30 de junho de 2016

Carros| Novo C3 tem visual ousado e câmera para acidentes

As primeiras imagens do novo Citroën C3, vazadas na última terça-feira (28), pareciam ter revelado todos os detalhes do modelo.

Só que não. O compacto francês foi apresentado de forma oficial e provou que ainda tem muito a mostrar — como seu potencial para uma recolocação da marca entre os compactos.

Suas vendas começarão no início de 2017 na Europa. Ainda não há previsão da chegada do novo C3 ao Brasil - por aqui, o modelo atual (lançado na Europa em 2009) chegou em 2012, e deve continuar na ativa por um certo tempo.

Como revelado anteriormente pelas fotos vazadas, o hatch herdou os traços do ousado C4 Cactus (vendido na Europa e prometido para o Brasil).

A dianteira adota um filete de leds, além das luzes de direção, incorporadas à grade. Os faróis principais ficam em posição mais baixa, seguidos das luzes de neblina logo abaixo.

Atrás, as lanternas iluminadas por leds remetem ao DS 3 e as laterais incorporam os airbumps precentes no Cactus, que têm como intenção proteger as portas de arranhões e pequenos impactos.

Os traços gerais arredondados matêm a tradição do C3, porém, agora com dimensões maiores. De acordo com a marca, estão disponíveis 36 combinações para o exterior, entre cores de carroceria e de teto, espelhos e airbumps.


O interior também segue a filosofia do C4 Cactus, com o conceito de "simplicidade sofisticada".

A cabine usa traços retos e visual limpo, isso graças à central multimídia com tela sensível ao toque (de 7 polegadas) que abriga grande parte dos comandos de equipamentos, como o ar-condicionado.

O sistema é compatível com as plataformas Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink.


Entre os equipamentos, o C3 há alerta de ponto cego, assistente de partida em aclives e declives, GPS com informações de trânsito em tempo real, sensor de fadiga, câmera de ré e assistente de emergência. A principal novidade é o ConnectedCam.

Uma câmera de 2 megapixels instalada no retrovisor interno é ativada no caso de um impacto, recuperando a gravação dos 30 segundos anteriores e gravando os 60 segundos posteriores.

O equipamento tem a intenção de investigar acidentes, no entanto, a câmera pode fotografar ou filmar a paisagem à frente com o toque de um botão — imagens essas que podem ser enviadas, automaticamente, para as redes sociais cadastradas no veículo.

O conjunto mecânico terá três opções de motores três cilindros a gasolina, com 68, 82 e 110 cv, além de dois a diesel, com 75 e 100 cv.


A transmissão poderá ser manual ou automática, sempre de seis velocidades.

Do Exame 

Política| Casa da Moeda interrompe produção de passaporte por falha em máquina

A Casa da Moeda divulgou nota nesta quinta-feira (30) em que diz que a produção de passaportes comuns e de urgência ficará temporariamente interrompida por causa de uma falha em um dos equipamentos usados para essa finalidade (veja a nota completa no fim desta reportagem).

A Casa da Moeda também informou que a produção de passaportes deverá ser retomada na semana que vem e que, até lá, o órgão vai buscar uma alternativa para acelerar a emissão dos documentos.

A nota também afirma que já foi feita a encomenda do equipamento que vai substituir o que estragou. A máquina virá da Alemanha.

No texto, a Casa da Moeda pede desculpas à população pelo "transtorno".

Também em nota, a Polícia Federal informou que, devido ao problema com a máquina, "não poderá cumprir os prazos de entrega inicialmente previstos nos postos de emissão de passaportes".

Na nota, a PF pede desculpas à população mas informa que "a normalização do serviço depende exclusivamente da Casa da Moeda do Brasil".

Falta de papel

Também neste mês, a Casa da Moeda já enfrentava problemas para entregar os passaportes devido à falta de material para produzir as capas dos documentos.

No último dia 16, o órgão divulgou nota na qual informava que, devido à falta de material, o prazo para entrega dos passaportes, que normalmente é de uma semana, poderia durar até 45 dias, dependendo do caso.

Veja a íntegra da nota da Casa da Moeda:

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informa que, por conta de um problema num dos equipamentos, a produção dos documentos (comuns e de urgência) foi temporariamente interrompida.

A empresa já solicitou a substituição da peça com defeito, que virá da Alemanha.

A produção de passaportes deve ser retomada na próxima semana. Em paralelo, a CMB busca uma alternativa para agilizar a retomada da produção.


A CMB se desculpa com a população por todos os transtornos.

Do G1

Tecnologia| Facebook testa novo layout de página parecido com o Orkut

O Facebook começou a testar um novo layout que faz as páginas do site parecerem com o Orkut.

A mudança começou a ser percebida por donos de páginas brasileiras nesta quarta-feira (29). O Facebook confirmou ao G1 que conduz o teste. “Estamos testando um novo layout para páginas no desktop para transformar este recurso em algo mais útil para as pessoas e facilitar a interação com páginas de empresas, por meio de uma foto de capa maior e botões de ação mais proeminentes”, afirmou uma porta-voz da empresa.

Um dos que notou a mudança foi, Euller Castro, administrador da “Designers Cristãos”. Para ele, a alteração gera desconforto mas traz "mais espaço tanto para informação quanto pra imagens". Ele também destacou as semelhanças com os perfis de usuários do Orkut, rede social encerrada em 2014 que foi líder entre os sites do gênero no Brasil até 2012.

A comparação entre as duas redes sociais é compreensível. Assim como no Orkut, a imagem de exibição da página deixa de ser sobreposta à imagem de cobertura, inexistente na rede social aposentada, e passa a ocupar a lateral esquerda. O menu de informações passa a ocupar o espaço abaixo da foto.

Até os itens indicados aproximam as duas redes. Enquanto o Facebook lista ícones para “Página Inicial”, “Fotos”, “Sobre”, “Curtidas”, “Vídeos”, “Instagram Feed”, “YouTube” e “Publicações”, o Orkut mostrava “minhas atualizações”, “scraps”, “fotos”, “vídeos”, “depoimentos”, “aniversários” e “conversas”.

As similaridades continuam. Do lado direito, o Facebook mostra as pessoas que “curtiram” a página. No Orkut, esse espaço era destinado aos amigos.

Também há diferenças. O centro do novo layout testado pelo Facebook reúne as publicações da própria página. No Orkut, esse espaço era destinado a depoimentos de conhecidos.



O Facebook não informa quando a nova aparência das páginas será implantada.

Brasil| “Lula será candidato”, afirma Dilma a revista francesa

Em entrevista feita em Brasília para a revista francesa semanal L’Express divulgada nesta quarta-feira, 29, Dilma Rousseff afirmou que Lula será candidato à Presidência em 2018. A informação é, inclusive, uma das chamadas da capa da publicação.

“É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Hoje em dia, apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição”, disse.

Questionada sobre como ela vê e espera a possível confirmação do afastamento no Senado, Dilma se disse profundamente injustiçada quanto à forma como “foi tirada do poder”. Na entrevista, ela ainda disse que não cometeu crime de responsabilidade, mas que apenas aprovou quatro decretos para créditos suplementares a fim de financiar, principalmente, hospitais.

“Não sou o primeiro presidente a agir assim. O Fernando Henrique Cardoso aprovou 23 decretos similares. Na verdade, [a acusação] é apenas um pretexto.”

No decorrer da entrevista, Dilma voltou a defender o PT, a falar que não sabia do esquema de corrupção na Petrobras e a criticar os grampos divulgados pelo juiz federal Sérgio Moro. “Não importa o país do mundo, divulgar o registro de uma conversa do chefe de Estado seria um crime.”


Dilma ainda citou a queda de três ministros do governo interino por corrupção e que o momento político no Brasil “é grave”.

Da Istoé

Alto Taquari| Polícia Civil prende em flagrante homem por furto


Policia Civil prende homem em flagrante após o mesmo realizar um furto em residência no centro de Alto Taquari, no início da tarde desta quinta-feira(30).

O homem foi identificado como Washington Batista, 43 anos e já vinha causando transtornos em Alto Araguaia.


Apesar da greve no Estado,  os agentes estão trabalhando para garantir a segurança da população.



Brasil| CCJ do Senado aprova mudança na Lei Maria da Penha que fortalece papel de delegados

Antes de a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovar projeto de lei da Câmara (PLC 7/2016) com mudanças na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), um grupo de senadores tentou adiar a votação e enviar a proposta para audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), sendo rejeitado por 15 votos a 6.

O foco das divergências em torno do PLC 7/2016 é a permissão para que o delegado de polícia conceda medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica e a seus dependentes.

Na semana passada, a CCJ promoveu um debate sobre o assunto reunindo 14 entidades ligadas ao Poder Judiciário, Ministério Público, movimento feminista e à polícia. Desse total, 12 entidades se manifestaram contra a aprovação do relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) pela aprovação do projeto, segundo assinalou a senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

"O que eu quero destacar é que o debate não foi amadurecido o suficiente para que se possa promover alterações na Lei Maria da Penha", afirmou Fátima Bezerra.
Essa mesma percepção foi compartilhada pela procuradora especial da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e pelos senadores Lídice da Mata (PSB-BA), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (REDE-AP).

Até o presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB-PB), admitiu a possibilidade de manifestação da CDH sobre o PLC 7/2016, mas deixou claro que não abria mão da prerrogativa de a CCJ decidir sobre o mérito da proposta.

Na outra frente, capitaneada por Aloysio Nunes, se posicionaram os senadores Marta Suplicy(PMDB-SP), Telmário Mota (PDT-RR) e Humberto Costa (PT-PE).
O entendimento do relator é de que a permissão para o delegado baixar medidas protetivas de urgência pode representar um atestado de vida ou morte para a mulher agredida no ambiente doméstico.

"Entre a defesa intransigente de prerrogativas (atualmente, essas medidas só podem ser aplicadas pelo juiz) e a defesa da mulher vítima de violência, eu fico com a defesa da mulher vítima de violência", ustentou Aloysio Nunes.

Marta Suplicy foi autora da única emenda de redação aproveitada pelo relator no PLC 7/2016. Apesar de permitir a aplicação de medidas protetivas de urgência pelo delegado de polícia, a emenda o obriga a comunicar essa decisão ao juiz em 24 horas. A proposta segue, agora, para votação no Plenário do Senado.




Alto Taquari| Casal é agredido durante assalto e quadrilha foge

Um dos cômodos da casa. Foto: Aparecido Marden
Um casal foi feito de refém em uma residência particular por quatro homens fortemente armados e violentos, na madrugada desta quinta-feira (30), em Alto Taquari (MT). Após revirarem toda a casa, a quadrilha fugiu levando uma pistola Tauro 380, avaliada no valor de R$ 5 mil e várias joias.

As vítimas foram agredidas durante a ação que aconteceu a 200 metros da Delegacia da cidade.

“Fui rendido assim que cheguei ao meu portão por volta da 00h30, havia acabado de sair do serviço. Um rapaz veio com uma arma apontada em minha direção e ao mesmo instante outro indivíduo que estava escondido atrás de uma árvore apareceu e eles entraram dentro da minha casa, a todo momento violentos, me bateram, bateram em minha esposa”, relatou a vítima.

Ainda segundo a vítima, provavelmente os assaltantes já sabiam que ele tinha uma coleção de armas.

“Eles já entraram agredindo minha esposa, pegou um fio de telefone nos amarrou, e a todo momento falavam que queriam as armas, o cofre e que queriam ouro” lembra.

A vítima ainda disse que a intenção dos suspeitos era realizar um sequestro, e isso só não aconteceu porque a viatura da polícia passou na rua e ligou a sirene, “quando eles ouviram o barulho da sirene saíram correndo, pularam o muro dos fundos e foi aí que corri para pedir ajuda aos policias ”.

Após o assalto as vítimas procuraram a Polícia e em seguida foram ao hospital cuidar dos ferimentos. O proprietário da casa teve que levar seis pontos na cabeça e disse que todas as armas que possui são legalizadas e documentadas.

A quadrilha estava em uma caminhonete. Eles abandonaram o veículo que teve os pneus furados pela vítima.

As informações constam em registro no Boletim de Ocorrência (BO) 2016.201302.




Agora MT / Aparecido Marden

Alto Taquari| Agendamento para solicitar RG será feito de forma eletrônica

A partir de agora os moradores de Alto Taquari poderão utilizar o site da prefeitura para solicitar o Registro Geral (RG) ou a 2° via do documento. Esta nova opção agilizará o atendimento aos cidadãos. 

Lembrando que a primeira via do documento é gratuita, no entanto, a segunda via tem uma taxa em torno de R$68,00 para confecção.

Através da internet o interessado apenas fará o pré-cadastro e pelo mesmo sistema poderá consultar o andamento da sua solitação.


Faça seu RG aqui


Economia| Prazo para sacar abono salarial de 2015 termina hoje

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para os trabalhadores sacarem o abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014. Até a última sexta-feira, cerca de 1,38 milhão de pessoas ainda não havia feito o saque. Outros 22,2 milhões de trabalhadores já havia retirado o benefício, num total de R$ 18,4 bilhões.

Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:

- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;

- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;

- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

Como sacar o PIS/Pasep

- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.

- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Calendário 2016/2017

O abono salarial 2016 começará a ser pago em 28 de julho, conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

A estimativa do Ministério do Trabalho é que sejam repassados R$ 14,8 bilhões a a 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono.








quarta-feira, 29 de junho de 2016

Geral| Detran.SP dá puxão de orelha em Angélica por infração de trânsito na TV

Por meio de sua página oficial no Facebook, o Detran, de São Paulo, deu um puxão de orelha na apresentadora Angélica por ter dirigido um automóvel falando ao celular ao mesmo tempo.

A cena com a infração de trânsito foi levada ao ar durante uma reportagem com a humorista Dani Calabresa no programa "Estrelas". Na ocasião, a apresentadora segurou o smartphone para passar um trote no também comediante Rodrigo Sant'Anna.

"É fã da Angélica? Conta pra ela, urgente, que falar ao telefone enquanto dirige diminui a atenção e a falta de atenção pode causar um baita acidente. Quem sabe na próxima, a pedido dos fãs, ela não vá de [táxi]?", disse o post bem-humorado, nesta terça-feira (28).


Segurar ou manusear telefone celular ao dirigir é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Do Uol

Beleza| Homens e mulheres transgênero são estrelas de campanha de maquiagem da Avon


Uma campanha de maquiagem foi além da diversidade étnica e apostou na diversidade de gêneros. A Avon convidou o cantor Liniker e a banda As Bahias e a Cozinha Mineira para estrelar um vídeo de lançamento de seu novo BB Cream da Color Trends.

Com trilha sonora do grupo Tropkillaz, as imagens mostram os artistas, a youtuber Jessica Tauane, do "Canal das Bee", e um modelo barbudo e maquiado dançando, enquanto mostram os benefícios do produto.


A campanha batizada #SintanaPele foi lançada nesta terça-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBT, e acaba com o letreiro: "Para TodEs". A letra "e" é um jeito de deixar a palavra em um gênero neutro, não fazendo distinção se o produto é para homens ou mulheres.

Veja o vídeo. 

Do Uol

Brasil| Toffoli revoga prisão do ex-ministro Paulo Bernardo

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, atendeu um pedido do ex-ministro Paulo Bernardo Silva e revogou a prisão dele, determinando que a Justiça de São Paulo fixe medidas cautelares. Ex ministro dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Paulo Bernardo foi preso na última quinta-feira (23) pela Operação Custo Brasil, da Polícia Federal (PF), um desdobramento da Lava Jato.

A defesa do petista alegava que a prisão dele era ilegal e que o ex-ministro não tinha envolvimento com as eventuais irregularidades identificadas no Ministério do Planejamento. Apesar do apelo dos advogados, a Justiça Federal de São Paulo havia mantido na segunda-feira (27) a prisão preventiva (sem prazo determinado) de Paulo Bernardo.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-ministro foi um dos principais beneficiados do esquema de propina que teria desviado R$ 100 milhões dos funcionários públicos federais que fizeram empréstimos consignados.

A Grupo Consist – empresa contratada pelo Ministério do Planejamento na gestão de Paulo Bernardo para operar os empréstimos consignados a funcionários públicos – cobrava mais do que deveria e repassava 70% do seu faturamento para o PT e para políticos. A propina paga entre 2009 e 2015 teria chegado a cerca de R$ 100 milhões.



Do G1

Região| Moradores de Alto Araguaia são presos acusados de roubar vagões em Alto Taquari

 

No início da madrugada desta quarta-feira (29), a Policia Militar de Alto Taquari prendeu dois homens suspeitos de roubarem grãos ( milho )  de um vagão que estava parado nas proximidades de Alto Taquari.

A polícia foi acionada por um funcionário da empresa responsável pela segurança. 

Os suspeitos foram levados à delegacia de polícia logo após ser dado a voz de prisão e foram identificados como Lorivaldo Sobrinho de Oliveira Bessa e Roberto Silva Souza, ambos de 45 anos e  moradores de Alto Araguaia.


As informações constam no  Boletim de Ocorrência  sob o nº2016.200277.



Entretenimento| "Ti ti ti" é a próxima atração da Globo no "Vale a Pena Ver de Novo"

"Ti ti ti", de Maria Adelaide Amaral, baseada no original de Cassiano Gabus Mendes, será a próxima atração do "Vale a Pena Ver de Novo" na Globo. Levada ao ar entre os anos de 2010 e 2011, tem direção de Jorge Fernando, com Cláudia Raia, Murilo Benício, Alexandre Borges, Christiane Torloni, Malu Mader, Tato Gabus Mendes e Thaila Ayala nos principais papéis.

A curiosidade é que o "Vale a Pena Ver de Novo", hoje em cartaz, está exibindo "Anjo Mau", da mesma Maria Adelaide Amaral, baseada em outro trabalho de Cassiano Gabus Mendes, morto em 18 de agosto de 1993, aos 64 anos.


E ela, também para constar, mas aí já na companhia do Vincent Villari, é a autora de "A Lei do Amor", substituta de "Velho Chico" na faixa das 21 horas.

Do TV Famosos

Mato Grosso| Justiça diz que greve dos servidores da Educação é legítima

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso indeferiu, nesta terça-feira (28), o pedido feito pelo governo do estado para encerrar a greve dos servidores públicos da Educação, iniciada em 31 de maio por conta do não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), fixada em 11,28%. A decisão, que tem caráter liminar, é assinada pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva, que apontou que o movimento dos servidores estaduais da Educação é legítimo.


O governo do estado afirmou, por meio de assessoria, que irá se posicionar sobre a liminar somente após ser notificado. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, afirmou que a liminar fortalece a luta da categoria e dá respaldo ao movimento grevista, que irá completar um mês nesta semana.



Loterias| Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 2,5 milhões esta quarta


A Caixa faz neste quarta (29) o sorteio do concurso 1.832 da Mega-Sena, que pode pagar até R$ 2,5 milhões a quem acertar as seis dezenas premiadas. Os números serão sorteados às 20h (horário de Brasília) em Limoeiro (PE).

No concurso passado, sorteado no sábado (25), uma aposta da cidade de Itaboraí (RJ) levou sozinha o prêmio de R$ 2,6 milhões. As dezenas sorteadas foram: 15 - 27 - 28 - 32 - 48 - 55.


As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia do sorteio. O jogo simples custa R$ 3,50. A chance de levar o prêmio máximo jogando apenas seis números é de uma em 50 milhões.


Esporte| Vasco paga R$ 12 milhões ao Benfica para não ser punido pela Fifa13

O Vasco levou um duro golpe em seus cofres para saldar uma dívida com o Benfica, de Portugal. Com a ameaça de ser punido pela Fifa com a perda de pontos e até mesmo o rebaixamento de divisão, o clube se viu obrigado a efetuar um depósito de cerca de R$ 12 milhões ainda em referência a compra do atacante Eder Luis, em 2012.

Em nota oficial no site, o Cruzmaltino não poupou críticas à administração anterior, comandada por Roberto Dinamite. O clube ainda enfatizou que isso comprometerá os investimentos necessários.

Confira o comunicado na íntegra:

“Detalhes do pagamento ao Benfica

O Club de Regatas Vasco da Gama comunica o pagamento ao SL Benfica de 2,625 milhões de euros para encerrar o processo de cobrança pela compra do atacante Éder Luis. Com os impostos incidentes sobre remessas, o valor supera 3 milhões de euros, cerca de 12 milhões de reais.

A antiga direção do clube comprou o atleta junto ao Benfica em 2012 por 3,5 milhões de euros, efetuando apenas o pagamento de uma parcela de 875 mil euros. O pior: emprestou o jogador para o futebol árabe por um valor próximo ao da dívida e não pagou um tostão ao clube português.

Com um processo na Fifa, o Vasco já tinha perdido em todas as instâncias. Agora, o Benfica daria entrada no Tribunal Arbitral do Esporte e isso implicaria na imediata perda de pontos e, mantida a inadimplência, no rebaixamento de divisão. O pagamento teria que ser integral acrescido de multas.

O montante enviado ao Benfica representa um duro baque no programa de investimentos do clube e se soma a série de dívidas que estão sendo pagas desde Dezembro de 2014, quando o Presidente Eurico Miranda assumiu a direção do Vasco: dívidas fiscais, bancárias, com fornecedores, jogadores e clubes. Isso sem falar na degradação patrimonial.

No período foram pagos quase 40 milhões de reais em dívidas bancárias, 14 milhões de reais em impostos vencidos, renegociação da dívida fiscal e mantido o pagamento dos impostos em dia, além de 3 folhas de salários vencidos e fornecedores diversos. Mais de 100 milhões de reais em atrasados em cerca de um ano e meio. Acordos que evitassem penhoras foram feitos e representam hoje cerca de 3 milhões de reais mensais.

Em relação à compra de direitos econômicos de jogadores, o Vasco já pagou por atletas como Sandro Silva (Málaga), Guiñazu (Libertad), Yotun (Sporting Cristal), além de mecanismos de solidariedade de jogadores como Rômulo, Benitez e Montoya.


O quadro social do Vasco e seus torcedores precisam conhecer o nível de irresponsabilidade com o qual o clube foi conduzido pela antiga administração. Não há paralelo na história do Vasco. E é necessário saber que é preciso devolver à Instituição a capacidade de investimento. Muito já foi feito com a recuperação de boa parte da estrutura de São Januário, o controle da base e o comando no futebol. Mas o Vasco ainda paga o preço da irresponsabilidade. Uma administração eventualmente erra, isso é natural em qualquer lugar, mas o que foi feito no Vasco tem outro nome".



Do Uol Esporte

Mundo| Atentado no aeroporto de Istambul deixa dezenas de mortos e feridos

Ao menos duas explosões atingiram nesta terça-feira, 28, o Aeroporto Internacional Kemal Ataturk, em Istambul, matando ao menos 32 pessoas e ferindo 88, de acordo com informações divulgadas  por agências internacionais na noite desta terça-feira (28). Segundo autoridades turcas, dois homens-bomba detonaram explosivos no terminal de desembarques internacionais. Todos os voos chegando e saindo do aeroporto foram cancelados.

Ao Parlamento turco, o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, informou que um dos terroristas se explodiu em frente ao posto de controle de raio X na entrada terminal internacional. Outro suspeito abriu fogo com um fuzil AK-47 e trocou tiros com policiais presentes no aeroporto. Posteriormente, ele também se explodiu. O aeroporto possui dois controles de raio X: um na entrada do saguão e outro já nos trâmites de embarque.

Testemunhas disseram ter visto atiradores em ação no estacionamento, mas essa informação ainda não foi confirmada pelo governo turco.O aeroporto é o principal do país e serve de ponto de conexão para voos para o Cáucaso, Norte da África, Leste Europeu e Oriente Médio. Os feridos foram levados para o Hospital Barkikoy.

Imagens do canal estatal TRT mostraram diversas ambulâncias e equipes de resgate chegando ao terminal. Fotos publicadas em redes sociais mostraram as vítimas deitadas no chão do terminal em meio a destroços da explosão. Táxis, segundo testemunhas, se apressavam em tirar pessoas do local.

A Turquia tem sido alvo de diversos atentados nos últimos meses, tanto de militantes islâmicos quanto de separatistas curdos. Dois deles, na parte turística de Istambul, foram reivindicados pelo Estado Islâmico.


No mais recente deles, um carro-bomba atingiu uma delegacia no centro de Istambul na hora do rush, matando 11 pessoas e ferindo 36. Os atentados recentes têm prejudicado o turismo na cidade, uma das principais fontes de receita do país.


Da Istoé

Brasil| PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em 3 estados

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra o tráfico internacional de drogas desde a manhã desta quarta-feira (29) no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Estão sendo cumpridos 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

Até as 7h25, onze pessoas tinham sido presas, segundo a PF.

A investigação começou em janeiro do ano passado e identificou que um dos grupos responsáveis pelo transporte de cocaína estava instalado em Londrina, no norte do Paraná. Eles distribuíam o entorpecente para o Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha. Um casal boliviano, responsável pelo envio de cerca de duas toneladas de cocaína por mês ao Brasil, foi preso no decorrer das investigações.

De acordo com a PF, o transporte da cocaína era feito em caminhões e carretas com fundos falsos, que normalmente levavam cargas lícitas na tentativa de driblar a fiscalização. Os motoristas que faziam as viagens sabiam da irregularidade.

O nome da operação foi batizado de Quijarro, uma referência à cidade boliviana que faz fronteira com Cortumbá e de onde partia a droga para o Brasil. As cidades alvo são Londrina e Araucária, no Paraná; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; e Martinópolis, Presidente Prudente e capital, em São Paulo. A ação conta com a participação de 150 policiais federais.

Além de tráfico internacional de drogas, também estão sendo investigados crimes como lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa. Se forem condenados, os presos poderão cumprir mais de 20 anos de prisão.

Apreensões

Desde o início das investigações já foram apreendidas mais de três toneladas de cocaína.  Também foram sequestrados cerca de 10 milhões de dólares do núcleo boliviano da quadrilha e foram identificados no Brasil os imóveis que eram utilizados como uma espécie de depósito de carregamento, descarregamento e confecção de fundos falsos.


Sete imóveis no Brasil já foram identificados e diversas contas bancárias dos investigados também foram bloqueadas.


Do G1

Mundo| Mortes por overdose de heroína disparam nos EUA

As mortes por overdose de heroína triplicaram nos Estados Unidos entre 2010 e 2014, enquanto os óbitos relacionados a opioides como a fentanila - que matou o cantor Prince - quase duplicaram, segundo a agência antidrogas dos EUA (DEA).

"As mortes e a destruição relacionadas à heroína e aos opioides atingiram um nível terrível e sem precedentes", disse Chuck Rosenberg, diretor interino da DEA. "O problema é enorme e aumenta".

Ao menos 16 mil pessoas morreram em 2014 por overdose de heroína e opioides. No mesmo ano, quase 500 mil pessoas eram consideradas dependentes de heroína nos EUA, onde as overdoses matam mais pessoas que os acidentes de trânsito.

O consumo de heroína e de opioides está relacionado a dependência de medicamentos opiáceos como a fentanila, a oxicodona, a hidrocodona e a metadona e podem resultar no consumo de heroína quando vence a prescrição destes potentes analgésicos.

Segundo as autoridades americanas, há uma falta de programas de desintoxicação no país e os tratamentos disponíveis são muito caros, o que impede o acesso de muitos dependentes.


Bradley Wentlandt, chefe de polícia em um subúrbio de Milwaukee, no Wisconsin, recordou um caso no qual os pais gastaram todos os seus recursos para pagar o tratamento do filho. "Ele começou aos 16 anos, quando compartilhou um comprimido de Vicodina (analgésico) com um amigo", disse o policial.



Do G1

Economia| Nova operadora móvel quer atrair jovens com controle por app

Uma nova operadora de telefonia móvel será lançada no Brasil até o final do ano: a Veek, empresa que terá como público-alvo os jovens da classe C. Entre as apostas do novo negócio estão a venda exclusiva de planos pré-pagos e tarifas simplificadas com preços fixos.

Segundo o Mobile Time, a companhia planeja cobrar uma tarifa única por minuto de ligação, independente da chamada ser para fixo ou móvel, local ou de longa distância. O mesmo vale para o megabyte trafegado e para os SMS enviados. Todo o controle do consumo poderá ser acompanhado pelo app da Veek no Android ou iOS, num estilo semelhante ao do Nubank.

Embora as tarifas ainda não estejam definidas, o criador da Veek, Alberto Blanco, afirma que os preços serão menores que nas outras operadoras, já que a estrutura é mais enxuta, gerando menores custos operacionais.

Os consumidores poderão utilizar uma calculadora que irá comparar os preços da concorrência. Com o consumo de dados, minutos e mensagens de texto do mês anterior, os potenciais clientes poderão consultar quanto seria gasto utilizando a Veek. A empresa, no entanto, espera gerar receita média mensal de R$ 40 por usuário, acima da arrecadação de grandes operadoras, como Vivo (R$ 27), TIM e Oi (R$ 17) e Claro (R$ 14).

Por se tratar de uma operadora móvel virtual, não haverá infraestrutura de antenas próprias. Será utilizada a rede da TIM, por meio de um contrato com a Surf Telecom. Outras operadoras móveis virtuais que operam no Brasil são Porto Seguro, Correios, Datora, Terapar e Mais AD.

Para conquistar uma base de clientes, a companhia adotará um modelo de marketing multinível. Um sistema de comissão por indicação foi montada. Os consumidores também receberão 2,5% do valor da recarga de seus convidados diretos, 1% da recarga dos convidados de convidados e 1% no nível seguinte. Além disso, será possível comprar um pacote com dez SIMcards ao preço de R$ 100 e que podem ser revendidos a R$ 20 cada. O dinheiro recebido será carregado num cartão de débito da MasterCard.
Um beta da Veek será lançado nos próximos meses para uma quantidade limitada de usuários.

Do GizModo