terça-feira, 31 de maio de 2016

Memorial Pax oferece diversos planos funerários com cobertura para toda a família

A Memorial Pax oferece o melhor Plano Funerário em Alto Taquari, com cobertura para toda a família, sem limite de idade e apresentação de atestado de saúde.

O Plano Funerário cobre todos os serviços para realizar a cerimônia fúnebre sem que a família tenha nenhum gasto financeiro e o menor desgaste emocional possível.

Para não passar por estes problemas é só fazer o Plano Funerário da Memorial Pax, pois só quem já cuidou de um funeral sabe das dificuldades e dos gastos abusivos que ocorrem.

Para quem é associado ao Plano Funerário é só ligar na Central de Atendimento que funciona 24 horas interruptamente, informar o nome da pessoa falecida que nossos técnicos tomarão todas as providências para realizar o funeral.

PLANO FUNERÁRIO MEMORIAL PAX, INDIVIDUAL E EMPRESARIAL.
Disponibilizamos diversos tipos de Plano Funerário.

Para dar cobertura a toda família temos os Planos no qual podem ser inclusos: titular, cônjuge, filhos, pai, mãe, sogro e sogra.

Para as pessoas que são sozinhas e não quer depender de ninguém o Plano Funerário Memorial Pax que não tem limite de idade e após o falecimento encerra-se automaticamente.

Para empresas, sindicatos e associações o Plano Funerário Memorial Pax oferece condições especiais através de apólice coletiva, no qual estudamos as melhores coberturas de acordo com as necessidades de cada segmento.

Como fazer para ter um PLANO Memorial Pax

Para maior comodidade do cliente que quer fazer o Plano Funerário nós mandamos um representante no dia, horário e local de sua preferência.

Para quem tem pouco tempo disponível, podemos também fechar o contrato via e-mail. (claudio.pax.taquari@hotmail.com)

Após a adesão ao Plano Funerário o associado recebe o cartão com o telefone usado para acionar a assistência funeral, bem como um manual com a descrição de todos os serviços que o Plano Funerário Memorial Pax vai realizar em caso de falecimento de qualquer beneficiário.

Aproveite também para conferir outros serviços, como Assistência Familiar, Assistência Fúnebre, Assistência Funeral, Assistência Funeral e muitos mais.

Telefone: (66) 3496 1762 / 9 9999 88 00

MPF e Odebrecht formalizam delação premiada, diz jornal

O Ministério Público Federal e a Odebrecht oficializaram um acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato
De acordo com a coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, cerca de 50 executivos devem participar da delação. O MPF também pretende convocar Emílio Odebrecht, ex-presidente da construtora e pai de Marcelo Odebrecht, preso em junho do ano passado. 
De acordo com o jornal, a empresa se comprometeu a detalhar como foi o financiamento das campanhas da chapa Dilma-Temer e a de Aécio Neves na disputa presidencial de 2014.
Da Exame

Adélia faz bronzeamento com biquíni de fita adesiva

Adélia reforçou seu bronze bonito por natureza em um SPA em Fortaleza. A ex-BBB publicou foto na qual aparece deitada com um biquíni de fita adesiva. A advogada posou o durante e o depois nas redes sociais.

Adélia contou que ficou impressionada com a cor que obteve. Ela contou ao EGO, que seu corpo é todo envolvido com uma fita que forma um biquíni bem sensual. Depois, é aplicado nela um hidratante para o sol não ressecar a pele. "Fiquei só uma hora no sol nesse SPA, onde estava cheio de mulheres. Adorei o resultado! Nunca imaginei que eu, negra, ficaria com essa cor dourada. Amei!", comemorou a ex-BBB.

Por se tratar de um biquíni de fita, seu corpo ficou marcado, o que foi logo notado  pelos internautas que comentaram: "Amiga,cobre isso né,não somos obrigados!", escreveu uma seguidora. "Mapô sua ppk está pulando pro lado gata!".


A respeito dos comentários, Adélia avisa: "Não é a minha periquita que está aparecendo, não. É uma gordurinha. Não tem nada saindo para fora."


Do Ego

Pai é preso em flagrante suspeito de estuprar bebê de dez meses em MT

Um homem de 24 anos foi preso suspeito de estuprar a filha de dez meses em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. A mãe da bebê teria deixado a filha com o pai enquanto ia trabalhar, na última quarta-feira (18), em um supermercado na cidade. Ao chegar em casa, a mãe disse ter notado que a menina apresentava marcas de mordidas no braço e havia chorado bastante. Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito negou a autoria do abuso e alegou que ninguém mais teve contato com a menina.

À polícia, a mãe relatou que, ao encontrar a filha com sinais de agressão, a levou para um posto de saúde. A médica responsável encontrou sinais de agressão sexual ao examinar a genitália da bebê de dez meses e informou o Conselho Tutelar que, por sua vez, acionou a polícia.

A violência sexual foi constatada após exames de corpo de delito e as marcas no braço da bebê foram confirmadas como mordidas. Segundo a Polícia Civil, o pai da criança foi preso no mesmo dia, em flagrante, e negou a autoria do crime.

“Ele negou a autoria do crime, mas disse que ninguém, além da mãe da criança, teria tido contato com a bebê”, disse a delegada responsável pelo caso, Liliane Soares.

Segundo a delegada, a mãe da menina, que morava com o suspeito e está grávida de um outro bebê de cinco meses, declarou estar chocada. “Ela disse que nunca observou nenhum sinal de agressividade ou que a levasse a desconfiar que o marido poderia vir a abusar da filha. A criança já está em casa com ela, mas por ser pequena, não entende o que aconteceu”, contou.


O homem foi preso em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável e lesão corporal. Segundo a delegada, foi feito um pedido de prisão preventiva para que ele permaneça preso, mas ela ainda não teve acesso aos autos para conferir se o procedimento foi aceito.

Do G1

Nº de mortes provocadas pela Aids cai 26% nos últimos 5 anos, diz ONU

O número de mortes provocadas pela Aids caiu 26% nos últimos cinco anos, graças ao fato de 17 milhões de pessoas em todo mundo estarem recebendo tratamento antirretroviral, indicou um relatório apresentado nesta terça-feira (31) pelo Programa das Nações Unidas para a Luta contra a Aids (Unaids).

A cobertura do tratamento contra o HIV cresceu em nível global, especialmente na região mais afetada - o sul e leste da África - onde o acesso aos antirretrovirais passou de 24% em 2010 para 54% em 2015, o que possibilitou auxiliar mais de 10 milhões de pessoas.

"Pedimos a todos os países que aproveitem essa oportunidade sem precedentes para iniciar os programas de prevenção e tratamento contra a Aids com o objetivo de pôr fim à epidemia em 2030", afirmou o diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, durante a apresentação do relatório em Nairóbi, capital do Quênia.

A redução da mortalidade foi maior entre as mulheres (33%) em comparação aos homens (15%). Segundo o documento, isso ocorreu porque os homens iniciam o tratamento de forma mais tardia.

Por outro lado, a quantidade de contágios praticamente não variou nos últimos anos. Em 2015, de acordo com a Unaids, foram registradas 2,1 milhões de transmissões da doença.
Na África Subsaariana, 25% dos novos contágios ocorreram entre as jovens. O índice sobe para 56% entre as mulheres de forma geral. "Isso ocorre devido às desigualdades de gênero, o acesso insuficiente à educação e serviços de saúde sexual e reprodutiva, além da pobreza, da insegurança alimentar e da violência", indicou o relatório do órgão das Nações Unidas.

A Unaids reiterou que a luta contra a Aids tem que dar maior ênfase aos trabalhadores sexuais, consumidores de drogas injetáveis, presos, transexuais e homossexuais, já que esses são os grupos que estão expostos a um maior risco de contágio.

"Acabar com a discriminação que ajuda (na propagação) da Aids é um dos desafios mais difíceis que nós enfrentamos, mas também um dos mais importantes", lembrou Sidibé.


Na próxima quarta-feira, a Assembleia-Geral da ONU se reunirá em Nova York para abordar as novas estratégias para tentar acabar com a epidemia da doença até 2030, um dos objetivos da nova agenda para o desenvolvimento.

Do Bem Estar

Jô Soares se irrita com Maurício Mattar e o manda embora no meio de entrevista

Jô Soares mostrou que ainda continua com a língua afiada. No último sábado (28), o apresentador recebeu Maurício Mattar em seu late show e o clima pesou entre os dois. Após se irritar com uma brincadeira do cantor, Jô não conteve o sarcasmo e esbravejou: "Então vai-te embora. O que você tá fazendo aqui?". Mattar tentou contornar a situação, mas Jô não perdoou a piada de mau gosto.

Durante a entrevista, Jô pediu para que o cantor passasse o número de telefone para shows. Brincando, Mattar respondeu que não iria passar, já que ninguém estava assistindo ao programa e preferiu dar os contatos nas redes sociais. "Porque a essa hora, todo mundo já tá dormindo”, justificou.

Mas o apresentador global não achou graça na piada e retrucou pedindo para Maurício ir embora. "Depois dessa malcriação, vamos continuar", completou. Sem graça, o cantor disse que passaria, sim, o telefone, mas Jô não esperou e leu ele mesmo os contatos para shows. Ao final, rasgou o bilhetinho. “Eu tô rasgando porque tá todo mundo dormindo", alfinetou.


Mattar poderia ter ido dormir sem essa, principalmente porque, mesmo em sua última temporada, o programa do Jô continua marcando bons pontos para a faixa de horário, variando entre 7 e 8 pontos em sua reta final.

Do IG

Ministério Público aponta fraudes de R$ 2,5 bilhões no Bolsa Família

Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem chegar a R$ 2,5 bilhões e atingir 1,4 milhão de beneficiários.

Entre as possíveis irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados por pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos e doadores de campanhas políticas.

Os dados foram levantados a partir do cruzamento de informações do cadastro de beneficiários com dados da Receita Federal, TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Tribunais de Contas.

Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos entre 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante de inconsistências identificadas.

O levantamento fez parte de um projeto lançado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho do ano passado, e tem como objetivo de combater as fraudes do programa.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário afirmou que "não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior", isto é, da presidente afastada Dilma Rousseff.


O texto também diz que a "pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família" e que integrantes do ministério entraram em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto e criar um comitê de controle "para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa".

Do UOL

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Carros do Brasil terão placas do Mercosul a partir de 2017

De acordo com a Resolução 590 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), todos os veículos em território nacional deverão ter placas de identificação no padrão Mercado Comum do Sul (Mercosul) até 2020.

Antes previsto para o início desse ano, o novo padrão de placas agora será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos zero quilômetro, assim como modelos em processo de transferência de município ou de propriedade (venda particular), ou quando houver a necessidade de substituição.

Semelhante à placa utilizada na União Europeia, o modelo do padrão Mercosul terá fundo branco com a parte superior com uma faixa azul, com o lado esquerdo possuindo o logotipo do Mercosul, o lado direito a bandeira do Brasil e, na parte central, o nome do país.

A cor das letras e dos números também muda: preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais e dourada para veículos diplomáticos.

Antes com três letras e quatro números, a placa inverterá essa ordem e possuirá quatro letras e três números, dispostos agora de forma aleatória (com o último caractere sendo sempre numérico para não interferir nos rodízios municipais).

Isso, provavelmente, acabará com a possibilidade de personalização de chapas.

No padrão atual de placas, existem 175 milhões de combinações possíveis enquanto que, no novo, esse número subirá para mais de 450 milhões.

Além do Brasil, o novo padrão de placas de identificação do Mercosul será adotado pelos países integrantes do bloco: Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

A iniciativa vai facilitar a circulação e a segurança entre as nações do bloco, além de assegurar a existência de um banco de dados conjunto.

Além disso, não haverá mais um padrão de letras correspondente a um estado ou ao país. Hoje, é possível saber de onde vem um carro apenas pelo início da placa - São Paulo, por exemplo, costuma ter veículos emplacados de C a H - mas isso acabará com as novas placas.

Muitas medidas de segurança e novidades tecnológicas foram adicionadas a nova placa para inibir falsificações e facilitar a fiscalização nas fronteiras.


Além da marca d'água com as palavras “Mercosur Brasil Mercosul”, haverá também uma faixa holográfica semelhante à das notas de R$ 20,00 e um QR code com dados do fabricante, data de produção e número de série da placa.

Do Exame

Sisu do 2º semestre de 2016 já está com as inscrições abertas

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 já estão abertas. São oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até as 23h59 do dia 2 de junho.

Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br .

Pelo site, no endereço http://sisu.mec.gov.br/cursos é possível realizar a busca pelas vagas, filtrando por município, instituição ou curso. Nesta edição, 33 cursos de medicina oferecerão vagas. A UFRJ é a instituição com o maior número de vagas: 100. A Universidade de São Paulo (USP), que no primeiro Sisu de 2016 fez sua estreia, não oferece vagas nesta segunda edição do ano.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência. O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.


O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.

Do G1

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ex-presidente Lula pede para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nessa terça-feira, um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para que as ações contra a sua nomeação para a Casa Civil não sejam extintas e sejam levadas a julgamento no plenário da Corte. Os advogados pedem que o tribunal reconheça que o petista teve status de ministro por cerca de dois meses, entre 16 de março, quando foi nomeado, e 12 de maio, quando a presidente Dilma Rousseff foi afastada pelo Senado, e considere as "consequências jurídicas decorrentes dessa situação".

A defesa argumenta que o ex-presidente "preenchia, como ainda preenche, todos os requisitos previstos no artigo 87 da Constituição Federal para o exercício do cargo de ministro de Estado, além de estar em pleno exercício de seus direitos políticos". Para os advogados do petista, não havia impedimentos para Lula assumir a Casa Civil, já que ele não era réu nem foi condenado em ação penal.

Caso o Supremo acolha o pedido, isso pode abrir uma brecha para que os advogados do ex-presidente questionem atos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, como a divulgação das conversas entre ele e a presidente afastada Dilma Rousseff. Há uma intensa discussão no meio jurídico sobre a legalidade desses áudios.

No último dia 12, o ministro do STF Gilmar Mendes determinou o arquivamento dos mandados de segurança impetrados pelo PSDB e PPS após a exoneração de Lula ser publicada no Diário Oficial da União, quando Dilma se afastou do cargo. À reportagem, ele afirmou que vai analisar o recurso impetrado pela defesa do petista. Não há nada que impeça o ministro de tomar decisão monocrática sobre o caso.


Em manifestação sobre o assunto nesta semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou entender que houve "prejuízo" das ações que analisavam o caso de Lula após a sua exoneração. A indicação foi feita em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que trata do assunto e está sob a relatoria do ministro Teori Zavascki.

De O Dia

Avião é furtado de hangar do maior aeroporto de Mato Grosso

Foto: Reprodução TVCA
Um avião monomotor, de propriedade da TV Centro América, foi furtado de um hangar, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (25). O sumiço foi notado pelo próprio piloto da empresa, Luiz Roberto Aldigueri Filho, ao chegar no local para dar aula de aviação no aeroporto e denunciado à Polícia Federal, que irá investigar o crime.

A aeronave, modelo Cessna C210 e prefixo PTJKX, saiu do aeroporto com um plano de voo usando o código do piloto da empresa. O autor do crime sabia o registro dele e tinha conhecimento sobre o avião que ele pilotava.

Pelo plano de voo, os criminosos seguiriam com a aeronave para Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na região de fronteira com a Bolívia. No entanto, segundo o piloto, o aeroporto daquele município informou que o avião não pousou no local. O hangar onde ocorreu o furto foi lacrado para análise da perícia.

Os criminosos ainda levaram as câmeras de segurança do hangar.


O avião, com capacidade para acomodar seis pessoas, incluindo o piloto, fez o último voo há aproximadamente dois meses.


Do G1

Renan defende mudar lei de delação premiada, diz jornal

O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu uma mudança na lei da delação premiada, durante conversa gravada com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Segundo a Folha de S.Paulo, a intenção de Renan é impedir que um preso se torne delator, que é um procedimento largamente utilizado pela operação Lava Jato.

Ainda segundo a Folha, durante a conversa, Machado sugeriu que era necessário "passar uma borracha" no Brasil, por meio de "um pacto".

Renan teria respondido: "antes de passar a borracha, precisa fazer três coisas, que alguns do Supremo [inaudível] fazer. Primeiro, não pode fazer delação premiada preso. Primeira coisa. Porque aí você regulamenta a delação".

Para Renan, os políticos todos "estão com medo" da Lava Jato. "Aécio [Neves, presidente do PSDB] está com medo. [me procurou] 'Renan, queria que você visse para mim esse negócio do Delcídio, se tem mais alguma coisa'", de acordo com transcrição do jornal.

Machado respondeu: "Renan, eu fui do PSDB dez anos, Renan. Não sobra ninguém, Renan."

Sérgio Machado, investigado pela Lava Jato, gravou pelo menos duas conversas com Renan Calheiros, segundo a Folha, em acordo de delação premiada.

Ele também gravou o senador Romero Jucá, que, depois da divulgação, foi exonerado do cargo de ministro do Planejamento no governo provisório de Michel Temer.

Dilma e STF

Na conversa, Renan também sugeriu que poderia "negociar" com membros do STF a "transição" de Dilma Rousseff, hoje afastada da Presidência.

Machado quis saber por que Dilma não "negocia" com os membros do Supremo. Renan respondeu: "Porque todos estão putos com ela".

Renan narrou que a presidente Dilma teria dito a ele: 'Renan, eu recebi aqui o Lewandowski, querendo conversar um pouco sobre uma saída para o Brasil, sobre as dificuldades, sobre a necessidade de conter o Supremo como guardião da Constituição. O Lewandowski só veio falar de aumento, isso é uma coisa inacreditável'.

Renan Calheiros ainda citou uma delação da empreiteira Odebrecht, que "vai mostrar as contas", em uma provável referência à campanha eleitoral de Dilma Rousseff.

Rodrigo Janot

No meio do diálogo, Machado critica o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "O Janot é um filho da puta da maior, da maior...", mas a resposta de Renan é inaudível.

Machado prossegue: "Renan, esse cara é mau, é mau, é mau. Agora, tem que administrar isso direito. Inclusive eu estou aqui desde ontem... Tem que ter uma ideia de como vai ser. Porque se esse vagabundo jogar lá embaixo, aí é uma merda. Queria ver se fazia uma conversa, vocês, que alternativa teria, porque aí eu me fodo."

Renan responde apenas "Sarney", sugerindo que o amigo procure José Sarney, e depois recomendando que Machado trace uma estratégia com o prório advogado.

Defesa

Por meio da assessoria de imprensa, o presidente do Senado afirmou à Folha de S.Paulo que os "diálogos não revelam, não indicam, nem sugerem qualquer menção ou tentativa de interferir na Lava Jato ou soluções anômalas. E não seria o caso porque nada vai interferir nas investigações."

"Todas as opiniões do senador foram publicamente noticiadas pelos veículos de comunicação, como as críticas ao ex-presidente da Câmara, a possibilidade de alterar a lei de delações para, por exemplo, agravar as penas de delações não confirmadas e as notícias sobre delações de empreiteiras foram fartamente veiculadas".

"Em relação ao senador Aécio Neves, o senador Renan Calheiros se desculpa porque se expressou inadequadamente. Ele se referia a um contato do senador mineiro que expressava indignação –e não medo– com a citação do ex-senador Delcídio do Amaral."

Já a assessoria do STF disse à Folha que o presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, "jamais manteve conversas sobre supostas 'transição' ou 'mudanças na legislação penal' com as pessoas citadas", isto é, Renan Calheiros e Sérgio Machado.

Segundo a nota, Lewandowski "participou de diversos encontros, constantes de agenda pública, com integrantes do Poder Executivo para tratar do Orçamento do Judiciário e do reajuste dos salários de servidores e magistrados".


O PSDB, também em nota enviada à Folha, afirmou que vai "acionar na Justiça" o ex-presidente da Transpetro.

Do Exame.Com

terça-feira, 24 de maio de 2016

Número de inscritos no Enem cresce 9,4%; governo desiste de cortes


Em meio à pressão de setores da área social, o governo decidiu manter os recursos para os principais programas do Ministério da Educação. Ao anunciar um aumento neste ano de 9,42% no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro Mendonça Filho informou que não haverá cortes no dinheiro para fazer, em novembro, as provas que servem como vestibular nas universidades federais.

"Temos as condições orçamentárias e financeiras já garantidas para que sejam preservados o Enem e todos os demais programas, como o Fies, o ProUni e o Pronatec", afirmou.

Dados do MEC mostram que 9.276.328 candidatos se inscreveram para fazer as provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, os inscritos vão fazer os exames de ciências da natureza e ciências humanas e, no segundo, matemática, linguagens e redação. A inscrição custou R$ 68 e o pagamento deverá ser efetuado até quarta-feira (25), às 21h59.

O número de candidatos é o segundo maior desde 2011, ficando atrás apenas da edição de 2014, quando foram registrados 9,4 milhões de inscritos. No ano passado, o exame recebeu 8,4 milhões de inscrições.

As mulheres mantêm a dianteira no número de participantes do exame, com 57,37% das inscrições. Líder entre os Estados, São Paulo apresentou 1,5 milhão de candidatos, seguido de Minas Gerais (1 milhão), Bahia (703 mil), Rio (606 mil), Ceará (537 mil), Pará (471 mil) e Pernambuco (469 mil). Ao todo, 53% dos concorrentes pediram isenção de pagamento, argumentando falta de condições financeiras.

O ministro avalia formas de evitar aumento de preços na realização do Enem, que custou, em 2015, R$ 405 milhões. Uma das medidas tomadas neste sentido foi a suspensão da transferência do controle do Enem para uma organização terceirizada, que poderia causar impacto no orçamento. A proposta de terceirizar o comando do exame foi estudada na gestão de Aloizio Mercadante, que deixou a pasta após o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Vagas

Mendonça Filho informou na segunda-feira (23) que o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirão vagas a partir de junho. Após uma análise dos recursos do ministério, a equipe técnica avaliou que há condições de manter a ampliação de vagas dos programas. Anteriormente, o ministro previa novas inscrições só no fim do ano.



Do IG

Teto para gastos limitará despesas com Saúde e Educação, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira (24) que a proposta de estabelecer um teto para os gastos públicos, limitado à inflação do ano anterior (ou seja, sem aumento real) limitará os gastos do governo federal com Saúde e Educação.

A medida, anunciada mais cedo nesta terça pelo presidente em exercício, Michel Temer, será enviada ao Congresso Nacional por meio de uma proposta de emenda constitucional (PEC). Para que tenha validade, é preciso que seja aprovada pelos parlamentares.

"Haverá vinculação das despesas da saúde e educação a esse teto. Para que a proposta como um todo seja consistente, não há duvida de que há outras medidas administrativas e legislativas necessárias", disse Meirelles.

Ele lembrou que, atualmente, essas despesas são vinculadas à receita líquida do governo. Com a alteração da norma, se aprovada pelo Congresso Nacional, elas passarão a ter um percentual definido em relação ao teto fixado, crescendo não mais do que a inflação, explicou o ministro da Fazenda.


"É parte fundamental e componente estrutural dessa PEC que as despesas de saúde e educação sejam parte desse mesmo processo de mudança das regras de crescimento das despesas públicas no Brasil", completou ele.

Do G1

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Enem 2016 tem 9,2 milhões de inscritos; boleto vence dia 25


O Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2016 teve 9.276.328 inscrições. O prazo se encerrou na sexta-feira (20). Agora, os inscritos terão até quarta-feira (25) para pagar o boleto com a taxa de inscrição e ter suas inscrições confirmadas.

Na história do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número alcançado neste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.

Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao fim daquele ano, 5,7 milhões fizeram as provas do exame.




Via G1

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirma que Minha Casa, Minha Vida não será suspenso

Durante entrevista concedida à Rádio Jornal, o ministro das Cidades do governo do presidente interino Michel Temer, Bruno Araújo, afirmou que o programa Minha Casa, Minha Vida será mantido e desmentiu a total suspensão da terceira fase do programa, como havia afirmado reportagem do Estadão, na manhã desta sexta-feira (20).

“Vamos ampliar e aperfeiçoar. Já dei entrevista coletiva afirmando que o Minha Casa, Minha Vida será mantido de forma muito firme e na medida do possível que se possa encontrar recursos no Orçamento da União, eventualmente será ampliado. E mais do que isso, pode ser ser aperfeiçoado sem qualquer processo de suspensão”, ressaltou.

Mesmo assim, o pernambucano confirmou que fará uma auditoria no programa. “O governo [Dilma] se comprometeu com obras que a sociedade não podia pagar”. Segundo Bruno Araújo, é necessário fazer uma revisão na forma de contratação do Minha Casa Minha Vida, mas isso deve acontecer sem a necessidade da suspensão.


Sobre a meta traçada pela presidente afastada Dilma Rousseff de contratar 2 milhões de moradias do Minha Casa Minha Vida até o fim de 2018, Araújo afirmou que não pode se comprometer com o intento.


Via Blog do Jamildo

Homem suspeito de furto acaba furtando celular do escrivão durante depoimento

Meus amigos, o Brasil deixou de ser um lugar para amadores. O negócio aqui é hardcore, mano! No último dia 14, na cidade de Itapaci, em Goiás, um homem foi detido pela PM como suspeito de ter praticado furto. Até aí, nada que mereça destaque, mas um detalhe muda tudo. O danado teve a cara-de-pau de furtar o celular o escrivão em pleno depoimento!
Alexandre Freire da Silva foi abordado pela polícia portando uma bolsa com alguns objetos dentro. Como ele não soube explicar a origem deles, foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Lá, o pessoal verificou que o rapaz tem várias passagens pela polícia. Menino bom, sabe?
Agora vem o melhor. Em um movimento ninja e, mesmo algemado com as mãos para trás, o meliante conseguiu dar o “rapa” no celular do escrivão e colocar dentro da cueca! Olha aí os nossos políticos fazendo escola.
Para azar do rapaz, o celular acabou tocando e entregando o crime. Neste caso foram feitos dois flagrantes: um pelo furto da bolsa e outro pelo celular do escrivão.
Olhe… A galera não está nem respeitando mais a polícia. É o fim dos tempos!


Com informações do Jornal Populacional.

Inscrição para o Enem 2016 termina nesta sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2016 serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira (20). Os participantes devem acessar a página http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial .

A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível quitar a guia no Banco do Brasil).

Provas

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio.

Isenção

Aqueles que irão concluir o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino terão direito à isenção automática da taxa de inscrição.

Já os que pertencerem a famílias de baixa renda, mas que não sejam concluintes de escola pública, poderão declarar carência para conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o pedido foi aceito.


Lembrando que, a partir deste ano, os estudantes que conseguiram a isenção da taxa em 2015 e não compareceram à prova, sem justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição em 2016.


Do G1

quinta-feira, 19 de maio de 2016

CIDH alerta para retrocesso em direitos humanos no Brasil

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) expressou nesta quarta-feira sua "profunda preocupação" com medidas anunciadas pelo novo governo do Brasil, definidas pelo organismo como "um retrocesso" em matéria de defesa e promoção de direitos fundamentais.


Para a CIDH, é "alarmante" a decisão do governo do presidente interino, Michel Temer, de eliminar o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, "incluído como uma Secretaria dentro do Ministério da Justiça", assim como a apresentação de um gabinete ministerial sem mulheres nem pessoas negras.



Via Exame

STF notifica Dilma para explicar acusação de que sofreu 'golpe'

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), notificou nesta quarta-feira (18) a presidente afastada Dilma Rousseff para que ela esclareça, caso queira, as declarações de que é vítima de um "golpe de Estado" em razão do processo de impeachment aberto contra ela.

O prazo para os esclarecimentos é de dez dias a contar da data em que ela receber a decisão, que foi publicada nesta quarta-feira (18). A presidente afastada não é obrigada a se manifestar.

A ministra atendeu a pedido de deputados de oposição que entraram com uma ação na Corte para que Dilma se explicasse pelas declarações.

Os deputados pedem que Dilma responda às seguintes questões:

1) A Interpelada ratifica as afirmações – proferidas em distintos eventos – de que há um golpe em curso no Brasil?

2) Quais atos compõem o golpe denunciado pela Interpelada?

3) Quem são os responsáveis pelo citado golpe?

4) Que instituições atentam contra seu mandato, de modo a realizar um golpe de estado?

5) É parte desse golpe a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, da instauração de processo contra a Interpelada, por crime de responsabilidade, nos termos do parecer da Comissão Especial à Denúncia por Crime de Responsabilidade 1/2015, dos
Srs. Hélio Pereira Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaina Conceição Paschoal?


6) Se estamos na iminência de um golpe, quais as medidas que a Interpelada, na condição de Chefe de Governo e Chefe de Estado, pretende tomar para resguardar a República?



Via G1

Ministro promete 'crescimento real' do orçamento da Cultura em 2017

O ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, afirmou nesta quarta-feira (18) que o orçamento da área cultural terá "crescimento real" no orçamento de 2017.

Ele deu a declaração durante a apresentação do secretário nacional de Cultura, Marcelo Calero, secretário de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, cuja nomeação foi anunciada nesta quarta pelo governo.

A extinção do Ministério da Cultura e a incorporação da pasta como secretaria ao Ministério da Educação foi objeto de crítica de artistas e militantes da área cultural ao governo Michel Temer.

Mendonça Filho afirmou que a Cultura perdeu 25% do orçamento de 2015 para 2106 e disse que haverá uma reposição dessas perdas.

"Há compromisso de repor no orçamento de 2017. Vamos recuperar a defasagem de 2015 para 2106 e ampliar. Haverá crescimento real para o orçamento da cultura em 2017", afirmou o ministro.


“Não posso definir valores, mas a orientação do presidente Temer é no sentido de que em 2017 possa ser refletida a recuperação do exercício de 2016 no comparativo com 2015 e crescer, em termos reais, para que a cultura seja ainda mais valorizada”, completou.

Via G1

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Renan promete recriar Ministério da Cultura por emenda

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se comprometeu em recriar o Ministério da Cultura (MinC) por emenda no Congresso Nacional.
Ele sugeriu ao presidente em exercício, Michel Temer, que a pasta "é muito grande para ser reduzida a uma questão contábil".
Por ora, as atividades do MinC estão incorporadas ao Ministério da Educação, o que vem sendo motivo de protestos por parte de servidores e da classe artística em todo o País.
"Reconheço a importância do Ministério da Cultura. Seu custo para o Orçamento é muito pequeno. Se não tivermos o Ministério, isso vai quebrar o Brasil, por tudo o que ele representa", declarou Renan no início da tarde desta quarta-feira, 18.
Segundo o presidente do Senado, Temer disse que iria "pensar sobre o assunto".
Via Exame

Tribunal Eleitoral aprova criação do Partido Nacional Corinthiano

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aprovou nesta terça-feira o registro do órgão estadual do Partido Nacional Corinthiano, que usará a sigla PNC.

Agora, com o registro do órgão em São Paulo, o partido dá mais um passo para obter o registro em âmbito nacional.

Para a aprovação, o PNC comprovou, até o momento, o apoio de 24.710 eleitores do Estado de São Paulo.

Dessa forma, o Partido Nacional Corinthiano ultrapassou o apoiamento mínimo, que seria de 21.262 eleitores.

O número, no caso, representa 0,1% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, exigência mínima do TRE-SP.


Em setembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral havia rejeitado, por unanimidade, o pedido de registro do PNC.

Via ESPN

Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões nesta quarta-feira


O sorteio do concurso 1.819 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 16 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quarta-feira (18). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 100 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 32 imóveis no valor de R$ 500 mil cada, ou montar uma frota de 106 carros de luxo.

Para apostar na Mega-Sena


As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Via G1

terça-feira, 17 de maio de 2016

Senado abre consulta pública sobre antecipação de eleições

O portal e-Cidadania, do Senado Federal, abriu consulta pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere a antecipação das eleições presidenciais para outubro deste ano, juntamente com as eleições municipais.
As pessoas que tiverem interesse em participar da discussão vão poder acessar o resumo da PEC e o texto completo, com seis páginas, além de opinar se são a favor ou contra a realização de novas eleições para presidente já em outubro.
A PEC de Novas Eleições foi proposta pelo senador Walter Pinheiro (sem partido - BA) e um conjunto de outros senadores que se declaram independentes ante a questão do impeachment.
Também fazem parte do grupo João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-AP) e Cristovam Buarque (PPS-DF), entre outros. Os senadores defendem que o impeachment não é a solução e, para ter credibilidade, um novo governo deveria ser eleito.
Para ir à sanção, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara dos Deputados. A proposta passou a tramitar no Congresso em abril e está agora sob avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aguardando a designação de um relator.

Via Exame