;

Especiais

Quase 700 mil pessoas em MT devem ser vacinadas contra o H1N1

Quase 700 mil pessoas em Mato Grosso deverão ser vacinadas contra o vírus da gripe H1N1 a partir do dia 30 de abril, durante a campanha de imunização. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), o contingente se refere às pessoas com perfis incluídos nos chamados grupos prioritários.
Nos cálculos da SES, exatamente 689.212 pessoas se enquadram nesses grupos: idosos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, indígenas, pessoas com co-morbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Para imunizar a população, o estado está recebendo doses de vacinas tetravalentes providas pelo Ministério da Saúde. Até o momento, já estão no estado 25% do total para o cumprimento da meta de imunização nas 16 áreas regionais do estado. O restante deverá ser remetido gradativamente pelo governo federal até o dia do início da campanha.
Até lá, segundo a SES, a distribuição deverá ser feita de forma que cada município já detenha ao menos 45% das doses necessárias para atingir sua meta de vacinação. O primeiro lote foi distribuído de forma que os municípios tivessem pelo menos 25% do suficiente para as respectivas metas.
A data de início da campanha – 30 de abril – foi estabelecida como o Dia D de vacinação, com maior mobilização. A campanha se estende até o dia 20 de maio.
Todos aqueles que se enquadram nos grupos prioritários para imunização devem procurar algum dos 815 postos de vacinação do estado com documentos pessoais e carteira de vacinação.
Conforme balanço da SES, o estado já teve a confirmação de três óbitos ocorridos por decorrência de síndorme respiratória aguda grave causada pelo vírus H1N1. Outros nove casos ainda estão em investigação: em relação a eles, a SES ainda precisa averiguar se têm relação com o vírus H1N1.
Fonte: G1 MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.