sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mais de 120 municípios de MT têm casos suspeitos de vírus da zika

Pelo menos 121 dos 141 municípios de Mato Grosso já notificaram a existência de casos de vírus da zika desde o início deste ano. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ao todo, o estado já registrou 16.947 notificações da doença, o que representa um aumento de 84,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados pela Secretaria estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (8). De acordo com o balanço estadual, Mato Grosso está com alta incidência do vírus da Zika, com 519 casos notificados a cada 100 mil habitantes.
Os dados do boletim epidemiológico também apontam aumento significativo de outras duas doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue e febre chikungunya. Este ano, 18.703 casos de dengue foram registrados no estado, um aumento de 174,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 6.813 casos foram notificados. Quanto à febre chikungunya, foram 321 casos notificados no estado em 20.
Incidência
Conforme o balanço, 132 municípios mato-grossenses já registraram casos de dengue, sendo que 82 deles são considerados de alto risco de transmissão da doença, com incidência acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Até o momento, seis mortes por dengue já foram notificadas e apenas fois foram confirmados, nos municípios de Juína e Sinop, a 737 e 503 km de Cuiabá. Outros quatro casos seguem sob investigação em Aripuanã, Canarana, Água Boa e na capital.
Sobre a febre chikungunya, já são 27 casos registrados a cada grupo de 100 mil habitantes. O município de Campo Novo do Parecis, a 397 km da capital, é o que apresenta alto risco para transmissão da doença, com 417 casos notificados.15 contra 891 casos este ano.
Fonte: G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.